Não se confunda, essa é a diferença entre resfriado e gripe (Influenza) |

Quando você está resfriado, costuma dizer imediatamente que está gripado. Na verdade, os dois podem ser condições diferentes. Tossir um resfriado comum não significa necessariamente que você está com gripe, embora, ao pegar a gripe, você geralmente tenha tosse e coriza. Não faça cara feia ainda. Vamos discutir as diferenças entre o resfriado comum e a gripe a seguir.

Diferença entre resfriado e gripe com base na causa

A diferença mais básica entre o resfriado comum e a gripe é a causa. Uma das causas comuns de tosse e resfriado é uma infecção viral do tipo rinovírus.

Quando um resfriado é causado por uma infecção por rinovírus, a condição é chamada de resfriado ou gripe gripe comum.

Além disso, um resfriado é na verdade um sintoma que pode ser causado por uma doença ou outro problema de saúde.

De acordo com o site do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, algumas das causas dos sintomas de resfriado são:

  • ar frio ou seco,
  • alergia,
  • rinite não alérgica,
  • sinusite aguda ou crônica,
  • mudanças nos hormônios do corpo, e
  • algumas drogas.

Enquanto isso, a causa da gripe é definitivamente o vírus da gripe. A gripe geralmente não é causada por outro problema de saúde, como um resfriado, além do próprio vírus.

Esse vírus ataca todo o sistema respiratório, começando pelo nariz, garganta e pulmões.

Existem três tipos de vírus influenza: influenza A, influenza B e influenza C.

Os vírus da gripe tipo A e B geralmente causam gripe sazonal, enquanto o tipo C geralmente ocorre durante todo o ano.

A diferença entre um resfriado e uma gripe são os sintomas

A diferença entre a gripe e outros resfriados é bastante clara, na verdade, está nos sintomas causados. Normalmente, os sintomas de tosse e resfriado (gripe comum) o mais típico, a saber:

  • dor de garganta, que geralmente desaparece em um ou dois dias,
  • nariz entupido ou escorrendo,
  • espirrar,
  • tosse,
  • dores de cabeça (ocasionalmente) e
  • fraco, letárgico e impotente.

Resfriados têm uma gravidade que tende a ser leve. No caso de um resfriado comum, os sintomas geralmente melhoram em 7 a 10 dias. Os sintomas também podem desaparecer por conta própria.

Enquanto isso, os sintomas da gripe geralmente são mais graves. Os sintomas da gripe aparecem mais rapidamente e são mais graves do que os sintomas do resfriado, incluindo os seguintes.

  • Febre alta por 3-5 dias, embora nem sempre.
  • Dores de cabeça fortes frequentes.
  • Tosse seca.
  • Dor de garganta ocasional.
  • Corpo tremendo e estremecendo.
  • Dores musculares por todo o corpo.
  • Fadiga severa por até 2 a 3 semanas.
  • Náuseas e vômitos, mais comuns em crianças.

Dores musculares e calafrios são as diferenças de sintomas mais comuns entre um resfriado e uma gripe. Os sintomas da gripe pioram gradualmente, em 2 a 5 dias.

No entanto, se os sintomas da gripe não melhorarem por mais de 10 dias ou se piorarem, consulte um médico imediatamente.

A diferença entre resfriados e gripes em termos de risco de complicações

Outro fator que faz a diferença entre um resfriado e uma gripe é o risco de complicações. O resfriado comum geralmente não causa mais problemas de saúde.

Enquanto a gripe que se arrasta sem tratamento pode causar complicações graves, como pneumonia, inflamação dos músculos (miosite), distúrbios do sistema nervoso central, bem como problemas cardíacos, como ataques cardíacos, miocardite e pericardite.

Para aqueles de vocês que têm histórico de asma, também devem ter cuidado. Os sintomas da gripe podem desencadear uma recorrência de ataques de asma.

Portanto, as pessoas asmáticas devem consultar um médico imediatamente se os sintomas da gripe não melhorarem ou até piorarem.

A diferença entre gripe e resfriado é como tratá-la

Tanto as pessoas resfriadas quanto as gripais são igualmente aconselhadas a descansar em casa para não infectar outras pessoas.

Na verdade, não existe uma diferença tão óbvia na forma de tratar a gripe e os resfriados. Gripe e resfriados geralmente são igualmente autolimitantes.

No entanto, há uma variedade de medicamentos à sua escolha que podem ajudar com um resfriado ou gripe.

Para resfriados, a medicação que você pode tomar geralmente depende da causa. Se os seus sintomas de resfriado forem causados ​​por alergias, você pode tomar medicamentos para alergia, como anti-histamínicos.

Enquanto isso, os medicamentos para tratar resfriados causados ​​por infecções virais geralmente incluem medicamentos antivirais, como oseltamivir (Tamiflu), zanamivir (Relenza) ou peramivir (Rapivab).

Esses medicamentos podem acelerar a recuperação da gripe e prevenir complicações decorrentes da pneumonia.

No entanto, os medicamentos antivirais só devem ser usados ​​com receita médica. Você deve consultar um médico antes de tomar esses medicamentos.

Você também pode usar ingredientes encontrados em casa como um remédio natural para resfriado.

Se você deseja reduzir a congestão nasal e as dores de cabeça, seja devido a um leve resfriado ou gripe, você pode tentar medicamentos como descongestionantes e paracetamol.

Resfriados e gripes, você também pode usar medicamentos de base natural que contenham zinco, vitamina C ou vitamina D.

Tomar suplementos de vitamina C regularmente pode ajudar a reduzir os sintomas do resfriado, que também são encontrados com frequência na gripe.

A diferença entre gripe e resfriado é como evitá-lo

Outra diferença que pode ser vista em resfriados e gripes é como evitá-los. A melhor maneira de evitar a gripe é tomando a vacina contra a gripe.

A maioria dos médicos recomenda dar a vacina contra a gripe no início da temporada de gripe.

Além disso, lave as mãos com sabão e água corrente regularmente ou use desinfetante para as mãos Também evita a propagação da gripe.

Enquanto isso, para prevenir o resfriado comum, as vacinas não são a forma recomendada. A melhor prevenção é o suficiente para manter a limpeza, lavar as mãos regularmente, evitar substâncias que desencadeiam alergias ou ar frio e manter o sistema imunológico.

Gripe e resfriados são duas condições que têm muitas diferenças, desde causas, sintomas, riscos de complicações e como evitá-los.

Em conclusão, um resfriado é um sintoma que indica a presença de determinados problemas de saúde. Enquanto isso, a gripe é uma doença causada por uma infecção viral, com um resfriado como um dos sintomas.

Saber a diferença entre os dois pode ajudá-lo a obter o tratamento certo.