8 benefícios do arroz preto que você deve experimentar |

Não é surpreendente se você não conhece o arroz preto, porque seu uso na dieta diária ainda não é tão difundido quanto outros tipos de arroz. Vamos lá, conheça os vários benefícios do arroz preto para a saúde que você precisa experimentar!

Benefícios do arroz preto para a saúde

O arroz preto é uma coleção de vários tipos de arroz de espécies Oryza sativa L., incluindo alguns deles, nomeadamente arroz glutinoso. O grão preto integral retém todas as suas propriedades naturais, pois este arroz não é branqueado.

O arroz preto tem uma textura pegajosa e um sabor saboroso de nozes que o torna perfeito para fazer mingaus, sobremesas e os tradicionais bolos de arroz preto. Este arroz também tem uma textura mais densa do que o arroz branco.

Confira os vários benefícios do arroz preto abaixo.

1. Alto teor de antioxidantes

O arroz preto é rico em antocianinas. Na verdade, o conteúdo é o mais alto entre os outros tipos de arroz. As antocianinas do arroz preto podem certamente fornecer uma série de benefícios que são bons para o corpo.

As antocianinas são compostos que podem prevenir doenças cardíacas e proteger contra todos os tipos de inflamação que são a causa de muitas doenças comuns hoje, da asma à artrite e ao câncer.

Uma colher de sopa de arroz preto contém antioxidantes significativamente maiores do que a mesma quantidade de mirtilos. Em comparação, os mirtilos são classificados como a fruta com os maiores antioxidantes em comparação com 40 outros tipos de frutas e vegetais.

2. Rico em proteínas

Uma tigela de arroz preto tem menos carboidratos do que arroz integral, mas é mais rica em fibras e proteínas. Uma porção de arroz preto (100 gramas) fornece 17% de sua ingestão diária de proteínas.

Os nutrientes protéicos podem ser encontrados em quase todas as partes do corpo, incluindo músculos, ossos, pele e cabelo. A proteína pode produzir enzimas que podem estimular o processo de distribuição de oxigênio por todo o corpo.

O próprio oxigênio é necessário para que o corpo ainda possa desempenhar suas funções de forma otimizada.

3. Rico em vitaminas e minerais

Os benefícios do arroz preto certamente não podem ser separados de seu conteúdo de vitaminas e minerais. O arroz preto contém uma variedade de vitaminas e minerais importantes, incluindo vitaminas E, B1, B2, B3 e B6, bem como os minerais zinco, magnésio e fósforo.

O complexo de vitamina B ajuda o corpo a liberar energia e processá-la de forma eficaz para suas atividades ao longo do dia, enquanto o teor de magnésio e ferro nele ajuda a combater a síndrome 3L (cansaço, cansaço, letárgico).

Uma porção de arroz preto atende a 8% da ingestão diária de zinco, 6% para o ferro e 20% para o fósforo. O zinco é um mineral que sustenta o sistema imunológico do corpo, enquanto o fósforo é necessário para a formação dos dentes e ossos.

4. Bom para desintoxicação do fígado

De acordo com vários estudos, este arroz desempenha um papel importante na manutenção da saúde do fígado, especialmente na prevenção do fígado gorduroso, incluindo o fígado gorduroso alcoólico. Novamente, isso se deve à presença de altos antioxidantes no arroz.

O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por converter os nutrientes dos alimentos em energia para o corpo usar. O fígado também regula os hormônios e desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo.

O arroz preto pode ajudar o fígado a eliminar substâncias tóxicas graças ao seu conteúdo de fitonutrientes que reduz significativamente o estresse oxidativo no corpo, ao mesmo tempo que ajuda a reparar e melhorar a função de tecidos individuais.

5. Digestão suave

O arroz preto é rico em fibras, o que pode adicionar "massa" às suas fezes. A fibra também ajuda a eliminar, prevenir e / ou curar outros problemas digestivos.

As fibras ajudam a aumentar a atividade intestinal e a aliviar a constipação. Em altas doses, a fibra pode ajudar a prevenir a absorção de substâncias tóxicas e eliminá-las do corpo.

Vários estudos descobriram que uma dieta rica em alimentos fibrosos das variedades de arroz e trigo protege contra o risco de distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável (SII).

8. Ajude a prevenir e controlar os sintomas da diabetes

Devido ao seu alto teor de fibra, o arroz preto leva mais tempo para ser digerido. Tem um efeito protetor no sistema digestivo, mantendo constantes os níveis de açúcar no sangue.

Comer arroz preto ajuda a prevenir o risco de diabetes tipo 2 e controlar a pré-diabetes, devido ao seu baixo teor de açúcar. Além disso, o arroz preto também tem um baixo índice glicêmico (IG), que é 42,3.

Quando comparado com o arroz branco, que tem um IG de 89, comer arroz preto tem o benefício de aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, o que melhora o controle do diabetes e reduz o risco de doenças cardíacas.

7. Sem glúten

Assim como outros tipos de arroz, o arroz preto é naturalmente sem glúten. O glúten é um tipo de proteína encontrada em todos os produtos que contêm trigo e / ou cevada.

Muitas pessoas que sofrem de alergia ao glúten ou pessoas com doença celíaca podem achar este arroz útil na prevenção de problemas digestivos associados à sensibilidade ao glúten.

Você precisa saber que o glúten pode causar efeitos colaterais como inchaço e dor de estômago em pessoas que são sensíveis ao glúten.

8. Controle o seu peso

Diz-se que este arroz é capaz de perder peso melhor do que o arroz integral. Isso graças à sua textura mais densa e rica em fibras, mas com poucas calorias. Dessa forma, você pode ficar satisfeito por mais tempo.

Um total de 100 gramas de arroz preto consiste em 351 calorias, 76,9 gramas de carboidratos e 20,1 gramas de fibra. Enquanto a mesma porção de arroz integral contém cerca de 356 calorias, 75,5 gramas de carboidratos e 11,1 gramas de fibra.

Além disso, este arroz ajuda a controlar a ingestão de calorias durante a dieta e evita a possibilidade de sofrer de obesidade a longo prazo.

Seja qual for o tipo de arroz que escolher para o seu menu, não se esqueça de acompanhá-lo com acompanhamentos saudáveis ​​e nutricionalmente equilibrados.