As características de uma grávida de gêmeos não são apenas um grande estômago, são 5 outros sinais

Uma barriga grande durante a gravidez é frequentemente interpretada como as características de uma mãe grávida de gêmeos. Na verdade, as características da gravidez não podem ser vistas facilmente a olho nu. Existem outros sinais a serem observados para confirmar que você está realmente tendo gêmeos.

As características da gravidez gemelar que você precisa saber

Cada mulher tem diferentes sinais de estar grávida de gêmeos. Mas, em geral, existem alguns sinais que costumam aparecer quando uma mãe está grávida de gêmeos.

1. Hormônio hCG mais alto

Gonadotrofina coriónica humana ou hCG é um hormônio produzido pela placenta depois que o embrião se liga à parede uterina.

Este hormônio é o que causa o aparecimento de um resultado positivo quando você faz uma verificação de gravidez com um pacote de teste.

No entanto, o aumento desse hormônio nem sempre significa que há gêmeos no útero.

Isso porque a produção desse hormônio varia em cada mulher e pode aumentar devido a outros fatores.

Os testes de urina comuns não podem ser usados ​​para determinar a quantidade de hCG existente no corpo. Você precisará fazer um exame de sangue para determinar a quantidade de hCG.

Exames de acompanhamento também precisam ser realizados para garantir que você realmente tenha gêmeos.

2. Som de batimento cardíaco duplo

O batimento cardíaco fetal pode ser ouvido no final do primeiro trimestre. Para detectá-lo, os médicos usam uma ferramenta chamada Doppler.

Citando a American Pregnancy Association, um batimento cardíaco duplo é geralmente uma marca registrada da gravidez de gêmeos.

Mesmo assim, a frequência cardíaca dupla obtida a partir de doppler não pode ser usado como um marcador absoluto de gravidez gemelar.

Isso ocorre porque o segundo batimento cardíaco que aparece pode vir do coração da mãe ou um eco do batimento cardíaco do bebê.

3. Enjoo matinal o que é pior

Algumas mulheres grávidas têm enjoos matinais, causados ​​pelo aumento de vários hormônios durante a gravidez.

Com base em um estudo intitulado Náusea e Vômito da Gravidez, mães que estão grávidas de gêmeos apresentam um aumento duplo nos hormônios, de modo que os sintomas enjoo matinal piorando .

No entanto, esta não pode ser a única característica de ter gêmeos, porque nem todas as mulheres experimentam isso enjoo matinal .

Por outro lado, enjoo matinal Casos graves de gravidez normal também podem resultar de uma condição chamada hiperêmese gravídica.

4. Maior altura do fundo

O fundo é a distância entre o topo do osso púbico e o topo do útero medida durante a gravidez.

A altura do fundo aumenta com o ganho de peso e a idade gestacional, de modo que é usada como indicador de saúde fetal.

Mulheres grávidas de gêmeos apresentam uma característica na forma de um peso fetal maior. O útero é alongado ainda mais para que os dois fetos tenham espaço suficiente.

Como resultado, as mulheres grávidas de gêmeos terão uma altura uterina maior do que as gestações normais.

5. Os resultados do teste AFP não são normais

Citando Stanford Children's, Alfa fetoproteína ou AFP é um tipo de soro encontrado durante a gravidez. O monitoramento de AFP é realizado no segundo trimestre.

O objetivo é determinar a quantidade de uma proteína especial produzida pelo fígado fetal e detectar quaisquer defeitos no feto.

Além disso, o teste AFP também pode mostrar a gravidez de mais de um feto. Uma contagem AFP positiva ou um valor superior ao normal pode indicar que você está carregando dois ou mais fetos.

6. Aumento de peso durante o início da gravidez

Existem muitos fatores que fazem com que uma mulher grávida ganhe peso. O fator mais comum são hábitos alimentares inadequados.

Porém, citando a American Pregnancy Association, em média, as gestantes com gêmeos apresentam as características de ganhar peso no início da gravidez em torno de 4,5 quilos durante o primeiro trimestre.

Isso se deve ao tamanho do útero e ao alto volume de sangue em comparação com mães que estão grávidas de um bebê.

Mesmo ao entrar no segundo trimestre, o peso pode aumentar o dobro a cada mês.

7. Fetos gêmeos vistos no exame de ultrassom

Gestações gemelares podem ser vistas por ultrassom com 5 semanas de idade. Você verá dois sacos fetais que serão onde o bebê crescerá por 9 meses.

8. Cansado com mais facilidade

As mães que estão grávidas de gêmeos têm a característica de ficarem cansadas com mais facilidade porque compartilham nutrientes com mais de um feto.

Não é suficiente distinguir uma gravidez gemelar de uma gravidez normal observando o tamanho do abdômen da mãe durante a gravidez.

Existem outros indicadores que precisam ser testados mais profundamente, por exemplo, um exame de ultrassom, para determinar se as características que você está experimentando são de fato um sinal de gêmeos.

Grávida de gêmeos ou não, o mais importante é atender da melhor forma as necessidades nutricionais da mãe e do feto. A nutrição adequada não é importante apenas para a saúde, mas também para prevenir várias complicações na gravidez.