Entrando na mudança de estação de seca para chuvosa ou vice-versa, o clima geralmente torna-se irregular. Durante essa temporada de transição, a febre hemorrágica da dengue (FHD) geralmente ocorre com frequência. A própria dengue ocorre em várias fases do aparecimento da doença. O que saber sobre o ciclo ou fase da dengue?
O processo de ocorrência da dengue (DHF)
A transmissão da dengue ou dengue hemorrágica ocorre por meio de picadas de mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. No entanto, deve ser entendido que nem todos os mosquitos Aedes deve carregar o vírus da dengue.
Apenas mosquitos Aedes mulheres infectadas com o vírus da dengue, que pode transmitir o vírus a humanos.
Resumindo a explicação do Centro de Proteção à Saúde, um mosquito Aedes As mulheres podem ser infectadas com o vírus se o mosquito sugou o sangue de um ser humano que estava com febre aguda.
A febre aguda pode começar dois dias antes de a temperatura corporal subir até 5 dias após os primeiros sintomas de febre serem sentidos. Isso também é comumente conhecido como viremia, uma condição causada por altos níveis do vírus no corpo.
O vírus irá então definhar no corpo de um mosquito saudável por 12 dias depois. Este processo também é conhecido como período de incubação.
Depois de concluída a fase ou período de incubação do vírus da dengue, isso significa que o vírus está ativo e os mosquitos podem começar a transmitir a dengue aos humanos por meio de suas picadas.
Quando o mosquito portador do vírus pica um ser humano, o vírus entra e flui no sangue humano e então começa a infectar células saudáveis do corpo.
Quando o corpo detecta a chegada do vírus, o sistema imunológico produz imediatamente anticorpos especiais que atuam junto com os glóbulos brancos para combatê-lo.
A resposta imune também inclui a liberação de células T citotóxicas (linfócitos) para reconhecer e matar células corporais infectadas.
Todo esse processo é o período de incubação da dengue no corpo humano, que termina com o surgimento de diversos sintomas da dengue hemorrágica.
Os sintomas geralmente começam a aparecer cerca de quatro a 15 dias de incubação, após a primeira picada do mosquito portador do vírus da dengue.
Fases que devem ser superadas durante a dengue (DHF)
Pessoas que sofrem de dengue ou dengue hemorrágica geralmente passam por três fases da doença, desde o primeiro aparecimento dos sintomas até a cura completa.
Este ciclo de DHF indica que seu corpo está lutando contra o vírus da dengue, que é transportado por mosquitos.
Esta fase da dengue também é conhecida como Ciclo de Sela do Cavalo.
É assim chamado porque, quando representado, a taxa de progressão da doença parece alta-baixa estatura, que é semelhante ao assento de um cavaleiro.
Aqui está uma explicação da fase ou ciclo da dengue (FHD) que você deve saber.
1. Fase de febre
A fase febril é a primeira fase da dengue que ocorre assim que o vírus começa a infectar.
O sintoma mais característico que aparece nesta fase é uma febre alta de mais de 40 graus Celsius que aparece repentinamente. A febre alta geralmente dura de 2 a 7 dias.
Sintomas a serem observados durante a fase inicial
Junto com a febre alta, os sintomas de DHF na primeira fase geralmente incluem o aparecimento de uma erupção vermelha típica da dengue por todo o corpo e pele facial.
Nesta fase também aparecerão queixas de dores articulares e musculares por todo o corpo e também dores de cabeça.
Em alguns casos, os sintomas incluem dor de garganta e infecção, dor ao redor do globo ocular, diminuição do apetite, náuseas e vômitos.
Esses primeiros sintomas provocam uma diminuição do número de leucócitos e plaquetas que levarão o médico ao diagnóstico de dengue.
Se a febre durar mais de 10 dias, pode não ser dengue.
Enquanto em crianças afetadas por DHF, a fase inicial da dengue pode ser caracterizada por convulsões e febre alta. Seu filho também pode ficar desidratado.
Em comparação com os adultos, as crianças tendem a perder líquidos com mais facilidade quando têm febre alta.
Coisas para fazer durante a fase inicial da dengue
Vários sintomas iniciais da dengue podem dificultar a realização de atividades diárias. A maioria das pessoas pode ter que tirar licença médica ou faltar às aulas porque o corpo se sente muito fraco.
Portanto, durante essa primeira fase, os pacientes com dengue são aconselhados a beber mais água.
Fluidos corporais adequados podem ajudar a reduzir a febre e prevenir a desidratação.
Quando a febre cede rapidamente, provavelmente significa que a dengue não é tão grave.
No entanto, os pacientes também devem continuar a ser monitorados porque esta fase da ICD tende a se tornar uma fase crítica.
2. Fase crítica
Depois de passar pela fase febril, as pessoas que contraem dengue estão propensas a passar por uma fase crítica que muitas vezes é enganosa.
A fase crítica é chamada de enganar porque nesta fase a febre cairá drasticamente para a temperatura corporal normal (cerca de 37 graus Celsius) de forma que o paciente sinta que se recuperou.
Algumas pessoas até voltaram às suas atividades normais.
Na verdade, é precisamente nesta fase que o seu estado pode ser fatal se parar o tratamento. Se essa fase for ignorada e não tratada adequadamente, as plaquetas sanguíneas diminuirão ainda mais.
Uma queda drástica nas plaquetas pode causar sangramento retardado.
Sintomas a serem observados durante a fase crítica
Durante a transição da fase febril para a fase crítica, os pacientes apresentam alto risco de vazamento de plasma sanguíneo dos vasos, lesão de órgãos e sangramento grave.
Nos primeiros 3 a 7 dias após a passagem da fase febril, os pacientes com ICD apresentam grande risco de vazamento de vasos. A partir daqui, é um sinal de que você entrou na fase crítica da dengue.
Os sintomas de vazamento de vasos sanguíneos nesta fase da dengue podem ser vistos claramente.
Os sinais, quem sofre de dengue pode continuar a ter hemorragias nasais e vômitos, a sentir dores abdominais insuportáveis.
O exame laboratorial também mostrou que o paciente estava com o fígado aumentado.
Também deve ser observado que a fase crítica também pode ocorrer sem vazamento de plasma acompanhado de sangramento externo.
Portanto, embora você não sangre do lado de fora, na verdade seu corpo está sofrendo de hemorragias internas mais graves.
Coisas para fazer durante a fase crítica da dengue
As pessoas que se encontram neste estágio ou ciclo, na verdade, precisam continuar o tratamento para a dengue hemorrágica, embora pareçam saudáveis. A razão, a condição do corpo da pessoa não foi totalmente recuperada.
Se você não receber tratamento imediatamente, as plaquetas do paciente continuarão a diminuir drasticamente e isso pode resultar em sangramento que muitas vezes passa despercebido.
Portanto, a única maneira de superar o ciclo ou período crítico da FHD é obter tratamento médico o mais rápido possível.
Os pacientes devem ser atendidos rapidamente pela equipe médica, pois essa fase crítica dura no máximo 24-38 horas.
3. Fase de cura
Se o paciente com dengue passou com sucesso da fase crítica, ele geralmente voltará a ter febre.
No entanto, não há nada com que se preocupar. Essa fase é, na verdade, um sinal de que os pacientes com dengue estão começando a se recuperar.
A razão é que, junto com o aumento da temperatura corporal, as plaquetas também sobem lentamente aos níveis normais. Os fluidos corporais que caíram durante as primeiras duas fases também começaram lentamente a voltar ao normal nas 48-72 horas seguintes.
O período de recuperação da dengue também pode ser observado com o aumento do apetite, a diminuição da dor abdominal e a rotina de urinar, que também volta ao normal.
Em geral, pode-se dizer que as pessoas que estão doentes com DHF estão curadas se as contagens de plaquetas e leucócitos voltarem ao normal após serem examinadas por meio de um exame de sangue especial para DHF.
O tempo que geralmente leva para pacientes com dengue se recuperarem completamente é de 1 semana.
Tratamento durante o ciclo da dengue
A primeira e mais importante coisa a fazer é ir ao médico assim que sentir os sintomas do ciclo inicial de FHD.
Posteriormente, o médico diagnosticará a gravidade de sua condição de DHF e determinará se você deve ser hospitalizado ou descansar em casa.
Ao longo do ciclo ou fase da dengue, você também deve consumir muitos líquidos. Os fluidos consumidos não podem ser obtidos apenas da água mineral, mas também das frutas ou vegetais, de outros alimentos pastosos e dos fluidos eletrolíticos.
No início do ciclo da dengue, é melhor beber eletrólitos para evitar vazamento de plasma, que é um risco de fase crítica. Exemplos de bebidas que contêm eletrólitos são bebidas isotônicas, leite, SRO e sucos de frutas.
Além disso, você também pode consumir alimentos recomendados para pacientes com DHF.
A ingestão de alimentos e bebidas adequados é muito importante, principalmente antes e durante a fase crítica da dengue, uma das quais é consumir goiaba vermelha.
A goiaba vermelha contém trombinol, que pode estimular o corpo a trabalhar mais ativamente para produzir plaquetas sanguíneas mais saudáveis. O objetivo é desencadear a formação de plaquetas ou novas plaquetas sanguíneas.
No entanto, como os pacientes que estão em um ciclo de DHF precisam de ingestão fácil de digerir, é melhor se a goiaba vermelha for processada em suco.
O teor de água do suco também é bom para prevenir a desidratação, de modo que pode acelerar a cura da dengue.
Durante o tratamento em cada fase da dengue, o paciente também deve descansar completamente para acelerar a recuperação do corpo.
Repousar na cama, tomar analgésicos e beber líquidos e alimentos que aumentam as plaquetas podem prevenir complicações graves da dengue.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!