Os medicamentos para o eczema, também conhecido como dermatite atópica, estão disponíveis em várias formas, uma das quais é a pomada. As pomadas para eczema também são divididas em medicamentos de venda livre e prescritos. Dados os muitos tipos de pomadas disponíveis, talvez não sejam poucos os que sofrem de eczema ainda confusos sobre qual tipo de pomada é melhor para eles.
Então, quais são os tipos de pomadas eficazes no tratamento do eczema e quais são as melhores maneiras de usá-los para que o medicamento funcione da melhor forma?
Uma ampla seleção de pomadas para tratar eczema
Os termos eczema, eczema seco e dermatite atópica referem-se à mesma doença, nomeadamente inflamação da pele caracterizada por pele com comichão, seca e vermelha. Até agora não se sabe exatamente o que causa o eczema.
Os medicamentos, incluindo pomadas, basicamente não podem curar o eczema. No entanto, o uso de medicamentos continua sendo uma parte vital de como tratar o eczema em longo prazo com os objetivos a seguir.
- Evita que os sintomas piorem ou recorram facilmente no futuro.
- Alivia a dor e a coceira.
- Reduzindo o estresse emocional que pode desencadear recaídas.
- Previne a infecção da pele afetada pelo eczema.
- Impede o espessamento da pele.
Cada tipo de pomada para dermatite atópica tem um conteúdo diferente e sua forma de agir. Os medicamentos para eczema seco a seguir, na forma de pomadas, são os mais usados.
1. Corticosteróides
A pomada de corticosteróide é um dos medicamentos para eczema mais frequentemente prescritos pelos médicos. Também conhecidos como esteróides, esses medicamentos aliviam a inflamação da pele causada pelo eczema para que os sintomas diminuam e a pele possa se recuperar.
O tipo e a dosagem da pomada esteróide dependerão da gravidade dos seus sintomas. Se sua condição não melhorar, seu médico pode prescrever uma pomada de esteróide de um tipo mais forte ou uma dose mais alta.
Pomadas e cremes de corticosteróide são bastante seguros para uso em crianças e adultos, desde que sigam o conselho do médico. Mulheres grávidas ou lactantes também podem fazer uso desse medicamento, com observação apenas em doses baixas.
Embora esta droga para eczema seco seja bastante eficaz, as pomadas de esteróides não se destinam a tratamentos de longo prazo. Lançando um estudo no Indian Dermatology Online Journal, o uso excessivo de esteróides tem efeitos colaterais graves na pele.
Os efeitos colaterais mais comuns dos corticosteroides são o adelgaçamento da textura e a descoloração de áreas da pele frequentemente aplicadas ao medicamento. Além disso, cabelos finos também podem crescer mais e mais nessa área.
2. Pomada antiinflamatória AINE
Uma pomada antiinflamatória AINE, como o crisaborol, aplicada duas vezes ao dia, pode tratar o eczema leve a moderado. O crisaborol reduz a inflamação que ocorre ao inibir uma enzima chamada PDE-4.
Quando a enzima PDE-4 é bloqueada, o corpo reduz a produção de citocinas. As citocinas são proteínas especiais necessárias para desencadear a inflamação. Quanto menos citocinas no sangue, menos inflamação produz sintomas de eczema.
Este medicamento é comprovadamente eficaz na redução da inflamação e na recuperação da pele como antes. Os ensaios clínicos também demonstraram que o crisaborol é melhor tolerado do que os corticosteróides, tornando-o mais seguro para uso a longo prazo.
Mesmo assim, você ainda precisa discutir com seu médico se deseja usar esse medicamento em crianças menores de 2 anos. A razão é que existem possíveis efeitos colaterais na forma de dor ou sensação de picadas na área da pele que foi borrada com a pomada.
3. inibidores de calcineurina
Outros medicamentos tópicos confiáveis o suficiente para tratar o eczema seco são as pomadas inibidor de calcineurina. Este medicamento atua inibindo a função da calcineurina, que é um tipo de proteína que ativa as células T do sistema imunológico para desencadear a inflamação.
Existem dois tipos inibidor de calcineurina, nomeadamente tacrolimus e pimecrolimus. O tacrolimus destina-se a crianças dos 2 aos 15 anos e adultos com sintomas moderados a graves, ao passo que o pimecrolimus é utilizado para o eczema ligeiro a moderado.
Essa pomada pode ser aplicada em qualquer parte da pele, incluindo áreas com pele mais fina, como rosto, pálpebras e órgãos genitais. Você pode usá-lo como uma alternativa aos esteróides, com um efeito colateral mais suave de sensação de queimação.
4. Hidratante
Um dos sintomas típicos do eczema é a pele seca. Os hidratantes não são realmente uma cura para o eczema seco, mas pomadas contendo hidratantes protegerão a pele de danos futuros.
Você pode usar um hidratante pelo menos 2-3 vezes ao dia para hidratar e proteger a pele do risco de rachaduras. É melhor aplicar hidratante quando sua pele ainda estiver úmida após o banho.
Escolha um hidratante para pele seca que tenha alto teor de óleo, mas não contenha álcool, perfume, tinturas ou outros produtos químicos. Hidratantes contendo emolientes ou pomadas como vaselina você também pode usar.
No entanto, você deve primeiro discutir com seu médico para descobrir o tipo de hidratante adequado para sua condição de pele. Isso é especialmente importante se você for sensível a certos produtos químicos que podem causar dermatite de contato.
Dicas para usar pomada para eczema
A seguir estão algumas dicas para o uso de pomadas para eczema seco, para que esses medicamentos atuem de maneira mais eficaz na pele.
- Sempre siga as instruções de uso recomendadas pelo médico, bem como as listadas no rótulo da embalagem do medicamento.
- Não aplique pomada esteróide excessivamente. Use apenas em áreas problemáticas da pele.
- Não aplique pomadas esteróides fortes em pele fina, como pálpebras, dobras cutâneas ou pele de crianças, exceto por recomendação de um médico.
- Use primeiro o remédio, depois o hidratante.
- Use hidratante nas mãos após cada banho para que sua pele não seque.
- Aplique hidratante nas palmas das mãos e esfregue primeiro. Em seguida, basta aplicar na pele de forma descendente.
- Em contraste com as pomadas de esteróides, é aconselhável usar hidratante em grandes quantidades para proteger a pele.
- Não use um hidratante se o eczema formar bolhas ou vazar líquido.
As pomadas foram um dos primeiros medicamentos recomendados pelos médicos para tratar o eczema. Seu uso é fácil, mas certifique-se sempre de seguir as orientações do médico para que o medicamento funcione bem e a pele não sofra efeitos colaterais graves.