Seu sangue consiste em componentes do sangue na forma de substâncias líquidas e sólidas. A parte líquida chamada plasma é composta de água, sal e proteínas. Enquanto isso, a parte sólida do sangue são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Mais da metade do sangue consiste em plasma. Então, o que é plasma sanguíneo e sua função para o corpo? Confira a explicação abaixo.
O que é plasma sanguíneo?
O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue de cor amarela brilhante.
Cerca de 55% do sangue consiste em plasma, enquanto o resto são glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas misturados no plasma.
Citado no jornal publicado na US National Library of Medicine, o plasma consiste em 91-92% de água e 8-9% de sólidos com os detalhes abaixo:
- Coagulante, especialmente fibrinogênio, que ajuda a coagular o sangue.
- Proteínas plasmáticas, como albumina e globulinas, que ajudam a manter a pressão osmótica colóide em cerca de 25 mmHg.
- Eletrólitos, como sódio, potássio, bicarbonato, cloreto e cálcio, que ajudam a manter o pH do sangue.
- Imunoglobulinas, que ajudam a combater infecções e várias outras enzimas, hormônios e vitaminas em pequenas quantidades.
A formação do plasma é única porque não existe nenhum órgão que o produza. O plasma é formado a partir de água e sais que são absorvidos pelo trato digestivo.
Enquanto isso, as proteínas plasmáticas são produzidas a partir de órgãos, dependendo do estágio de desenvolvimento individual.
No embrião, as células mesenquimais são responsáveis pela produção de células plasmáticas. A proteína produzida primeiro é a albumina, seguida pelas globulinas e outras proteínas plasmáticas.
Em adultos, as células reticuloendoteliais do fígado são responsáveis pela formação de proteínas plasmáticas em adultos.
A medula óssea, as células sanguíneas, as células dos tecidos corporais e o baço também contribuem para esse processo. As gamaglobulinas derivadas dos linfócitos B formarão posteriormente imunoglobulinas.
Quais são as funções do plasma sanguíneo?
A Cruz Vermelha americana menciona quatro funções importantes do plasma sanguíneo no corpo.
- Ajuda a manter a pressão e o volume sanguíneo.
- Fornece proteínas importantes para a coagulação do sangue e imunidade.
- Carregue eletrólitos, como sódio e potássio, para os músculos.
- Ajuda a manter o equilíbrio adequado do pH no corpo para apoiar a função celular.
Mais detalhadamente, a função do plasma freqüentemente se sobrepõe ao sangue, considerando que o plasma é a parte líquida do sangue.
Essas funções incluem o seguinte.
- Coagulação (coagulação do sangue). O fibrinogênio no plasma desempenha um papel importante na coagulação do sangue junto com a trombina e o fator X de coagulação.
- Defesa corporal. Imunoglobulinas e anticorpos no plasma desempenham um papel importante na defesa do corpo contra bactérias, vírus, fungos e parasitas.
- Manutenção da pressão osmótica. A pressão osmótica colóide é mantida em cerca de 25 mm Hg pelas proteínas plasmáticas, como a albumina.
- Nutrição. Transporte de nutrientes, como glicose, aminoácidos, lipídios e vitaminas, que são absorvidos do trato digestivo para várias partes do corpo como fonte de combustível para o crescimento e o desenvolvimento.
- Respiração. Transporte de gás respiratório, que leva oxigênio a vários órgãos e leva dióxido de carbono de volta aos pulmões para ser exalado.
- Excreção. Serve para remover resíduos nitrogenados produzidos após o metabolismo celular e transportá-los para os rins, pulmões e pele para serem excretados.
- Hormônio. Os hormônios são liberados no sangue e transportados para seus órgãos-alvo.
- Regulação do equilíbrio ácido-base. As proteínas plasmáticas contribuem para o equilíbrio ácido-básico no sangue.
- Regulação da temperatura corporal. Essa função é realizada equilibrando os processos de perda e ganho de calor no corpo.
- Papel na taxa de sedimentação de eritrócitosou taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR). O fibrinogênio é elevado durante condições inflamatórias agudas e causa um aumento na VHS, um tipo de exame de sangue que é uma ferramenta para o diagnóstico de doenças.
Quais são os usos do plasma sanguíneo para a saúde?
O plasma é uma parte importante do tratamento, útil para tratar uma variedade de problemas graves de saúde. Na verdade, existe uma transfusão especial de plasma sanguíneo, além da transfusão que comumente conhecemos.
Além de água, sais e enzimas, o plasma também contém componentes importantes, incluindo anticorpos, fatores de coagulação, proteínas de albumina e fibrinogênio.
Quando você doa sangue, os profissionais de saúde separam essas partes importantes do plasma sanguíneo.
Essas partes importantes podem ser reunidas em vários produtos. Esses produtos são então usados como tratamentos que salvam vidas para pessoas com queimaduras, choque, trauma e outras emergências médicas.
Proteínas plasmáticas e anticorpos também são usados na terapia de doenças crônicas raras, como doenças autoimunes e hemofilia.
Pessoas com essa condição podem viver vidas longas e produtivas por causa desses tratamentos. É por isso que algumas organizações de saúde consideram o plasma sanguíneo uma "dádiva da vida".
Aqui estão os vários conteúdos do plasma sanguíneo e seus usos para tratar vários problemas de saúde.
1. Plasma como um todo
O plasma congelado é útil no tratamento de sangramento grave, resultando em choque, queimaduras e doença hepática.
Coagulantes (fatores de coagulação do sangue) encontrados no plasma podem reduzir o tempo de sangramento e melhorar a estabilidade do paciente.
O plasma também é usado como o primeiro tratamento para púrpura trombocitopênica (TTP) e síndrome hemolítico-urêmica ou síndrome hemolítico-urêmica (SHU).
Além disso, o plasma também desempenha um papel no tratamento de recém-nascidos com hemólise grave ou hiperbilirrubinemia (uma condição em que o nível de bilirrubina do bebê é superior a 10 mg / dL).
2. Fator de coagulação
Os fatores de coagulação e o fator de von Willebrand (VWF) encontrados no plasma desempenham um papel importante na coagulação do sangue, que pode produzir colágeno.
Pessoas com distúrbios de coagulação do sangue, como hemofilia e doença de von Willebrand, podem se beneficiar dos derivados de proteínas plasmáticas.
3. Imunoglobulinas
As imunoglobulinas protegem o corpo do ataque de bactérias e vírus e desempenham um papel fundamental nas defesas do corpo.
As infusões de imunoglobulina são especialmente úteis em pessoas com distúrbios imunológicos, como deficiência imunológica primária, que é uma condição em que o corpo é incapaz de produzir anticorpos.
O tratamento também é benéfico para pessoas em tratamento de câncer.
4. Albumina
A infusão de albumina é usada no tratamento de queimaduras e choque hemorrágico.
O jornal publicado na US National Library of Medicine disse que a infusão de albumina também demonstrou aumentar a expectativa de vida de pacientes cirróticos.
A albumina também é útil no tratamento da síndrome hepatorrenal.
5. Antitripsina alfa-1
A alfa-1 antitripsina derivada do plasma administrada por via intravenosa é benéfica na redução da mortalidade e recorrência na doença inflamatória.
6. Plasma sanguíneo como teste laboratorial
Os exames de plasma podem diagnosticar e confirmar doenças, como diabetes, com base na glicose sérica.
7. Plasmaferese
A plasmaférese é um tratamento temporário eficaz para várias doenças autoimunes. A plasmaférese é feita separando o plasma sanguíneo de outros componentes sanguíneos.
Este procedimento também é conhecido por ter o potencial de eliminar a causa da doença.
Neste procedimento, seu sangue venoso é coletado, as células sanguíneas são separadas e uma solução colóide de reposição de células sanguíneas é colocada no local.
O procedimento também conhecido como Troca de plasma terapêutica (TPE) Também é usado para tratar COVID-19.
Vários estudos testaram a eficácia desse tratamento contra COVID-19.
Jornal publicado International Journal of Infectious Disease mencionaram que o uso de TPT em pacientes graves com COVID-19 apresentou bons resultados.
O plasma sanguíneo contém vários componentes, cada um dos quais com sua própria função e uso. Portanto, distúrbios no plasma podem causar sintomas que o incomodam.
Chame seu médico imediatamente se tiver sintomas de distúrbios do sangue, como fraqueza, letargia, feridas que não cicatrizam, sangramento ou hematomas com facilidade.
A detecção precoce da doença pode tornar mais fácil para você obter o tratamento correto.