Você já ouviu seu estômago roncar mesmo sem estar com fome? Geralmente, um som alto do estômago é considerado uma sensação de fome. Embora existam muitas coisas que podem desencadear o som. Nada?
Causas do som do estômago
Algumas pessoas podem pensar que o som que vem de seu estômago parece diferente.
Na verdade, o som que você ouve é apenas um tipo e é normal para todos.
O estômago não só ronca quando você sente fome, mas também é produzido a qualquer momento e causado por várias coisas. Aqui estão algumas das causas dos ruídos estomacais que você precisa saber.
1. Com fome
Uma das causas mais comuns de ruídos estomacais é a fome. Porque a fome pode aumentar o nível de concentração de várias substâncias no cérebro.
Isso faz com que a fome envie sinais aos intestinos e ao estômago. Como resultado, os órgãos do abdômen se contraem e produzem sons que são ouvidos com frequência.
2. Vasos sanguíneos obstruídos
Além da fome, os sons estomacais podem ser causados por bloqueios nos vasos sanguíneos.
Veja, os vasos sanguíneos bloqueados podem, na verdade, impedir que os intestinos recebam um bom fluxo sanguíneo.
Existem muitas condições que podem desencadear essa condição, como coágulos de sangue que causam a oclusão da artéria mesentérica.
3. Acúmulo de gás no estômago
O importante a notar é distinguir os sons do estômago devido aos gases. No entanto, isso pode ser acompanhado por arrotos, inchaço ou gases intestinais.
Embora esses sintomas de gases possam ocorrer juntos, eles geralmente não ocorrem pelo mesmo motivo.
Normalmente, o gás está sempre nos intestinos e vem do ar engolido ou da liberação de gás no trato digestivo.
Enquanto isso, o excesso de gás pode se mover para frente e para trás nos intestinos, o que pode ser causado por várias coisas, como comer muito rápido.
4. Bloqueio intestinal
Como mencionado anteriormente, os problemas intestinais afetam muito o som do estômago, como a obstrução intestinal.
Os ruídos estomacais devido à obstrução intestinal ocorrem quando é difícil para os fluidos e gases passarem pelo trato digestivo.
Como resultado, o intestino aumenta o número de movimentos peristálticos para facilitar a passagem de fluidos e gases, fazendo com que o estômago ronca.
5. Hérnia
A hérnia é uma condição caracterizada pela passagem de parte do intestino do corpo. Isso pode causar prisão de ventre e ruídos estomacais.
Além disso, o estômago zumbido pode ser acompanhado por outros sintomas, como dor, inchaço, vermelhidão, náusea e vômito.
Se sentir algum destes sintomas, consulte imediatamente um médico.
6. Certas condições médicas
Os sons da barriga são, na verdade, uma característica de um trato digestivo normal. No entanto, existem certas condições de saúde que podem desencadear o som, como:
- traumatizado,
- infecções do sistema nervoso gastrointestinal,
- hipocalemia,
- tumores do trato digestivo,
- alergia alimentar,
- inflamação que causa diarreia
- uso de laxantes, e
- Doença de Crohn.
Como lidar com os sons do estômago
Lembre-se de que os sons vindos do estômago são normais. Mesmo assim, a condição médica subjacente pode ser causada por uma variedade de coisas.
Aqui estão várias maneiras de lidar com os sons do estômago.
1. Escolha alimentos saudáveis
Se o som estomacal é causado por um estômago faminto, é claro que você pode superá-lo comendo, certo?
Tente escolher alimentos saudáveis que sejam ricos em fibras para suavizar os movimentos intestinais e o sistema digestivo.
Enquanto isso, os ruídos estomacais devido ao acúmulo de gases podem certamente ser superados evitando-se alimentos que provocam gases.
2. Coma devagar
Comer muito rápido pode causar problemas intestinais. É melhor começar a comer devagar para evitar o acúmulo de gases nos intestinos.
Não é à toa que os especialistas recomendam mastigar os alimentos pelo menos 32 vezes para o bem de sua saúde digestiva.
3. Consulte um médico
Se levar uma vida saudável não alivia o som do estômago e outros sintomas de problemas digestivos, consulte imediatamente um médico.
Isso é especialmente verdadeiro quando você tem sangramento, dano intestinal ou coágulo sanguíneo. Essas três condições requerem tratamento médico em um hospital.
Você pode receber um tubo que é colocado em sua boca ou nariz. O objetivo é ajudar a esvaziar o estômago ou intestinos.
Para algumas pessoas, receber fluidos por uma veia e deixar o intestino descansar por um tempo é o suficiente para resolver o problema.
Infelizmente, algumas pessoas que desenvolvem infecções graves ou lesões intestinais podem precisar de cirurgia.
Por isso, é importante consultar um médico quando tiver problemas digestivos que interfiram nas atividades diárias.