O tipo de sangue que você tem descreve sua genética, personalidade e o risco de doenças na vida adulta. O sangue do tipo AB apresenta características diferentes do sangue do tipo A, B ou O e vice-versa. Um deles, o tipo sanguíneo AB tende a ser raro em comparação com outros tipos sanguíneos. Para obter mais detalhes, consulte a explicação completa dos fatos exclusivos sobre o tipo de sangue AB abaixo.
Como alguém pode ter sangue do tipo AB?
O tipo sanguíneo é determinado pela presença ou ausência de certos antígenos, que são substâncias que podem desencadear uma resposta imunológica se houver substâncias estranhas no corpo. Diz-se que você tem sangue do tipo AB porque tem antígenos A e B, mas não tem anticorpos.
Você pode obter o tipo sanguíneo AB porque é herdado de seus pais, com as seguintes condições:
- Os tipos sanguíneos do pai e da mãe são A ou B
- Os tipos sanguíneos do pai e da mãe são AB
Como outros tipos de sangue, o sangue do tipo AB também pode ser diferenciado por meio do sistema rhesus, que é outro antígeno que pode estar presente nos glóbulos vermelhos. Nesse caso, seu tipo sanguíneo é rhesus positivo. No entanto, se não estiver presente, seu tipo sanguíneo é denominado rhesus negativo.
A determinação do tipo sanguíneo é importante quando você deseja se tornar um doador de sangue ou receber sangue de outras pessoas. Você pode descobrir que tipo de sangue tem por meio de um exame de tipo sanguíneo.
Quais são alguns fatos únicos sobre o tipo sanguíneo AB?
Aqui estão os fatos sobre o tipo sanguíneo AB que você precisa saber:
1. O tipo sanguíneo AB é raro
Se você incluir pessoas que têm o grupo AB, significa que você é uma das poucas pessoas sortudas. A razão é que esse grupo é considerado muito raro na sociedade em comparação com outros tipos de sangue.
Os dados mencionados pela Stanford School of Medicine mostram a proporção de sangue tipo AB na comunidade dos Estados Unidos da seguinte forma:
- AB positivo: 3,4 por cento
- AB negativo: 0,6 por cento
Embora ainda seja uma porcentagem aproximada, é claro que o sangue do tipo AB é raro e muito raro na sociedade. No entanto, esses resultados também dependem da origem étnica e da região do país. O tipo sanguíneo B, por exemplo, é mais comum em asiáticos, enquanto o tipo sanguíneo O é mais comum na América Latina.
Pessoas com tipo sanguíneo AB herdam o gene A da mãe ou pai e o gene B da mãe ou pai. No entanto, produzir o tipo de sangue AB é bastante difícil. Isso ocorre porque o número de pessoas com sangue A e B está incluído em um pequeno número. Por isso, a probabilidade de produzir essa combinação é baixa.
2. O tipo sanguíneo AB é o doador universal de plasma
O sangue do tipo AB também é considerado um doador universal de plasma. Isso significa que todos os tipos de sangue podem receber doadores de plasma sanguíneo do tipo AB.
O plasma de doadores de sangue do tipo AB pode ser dado a pessoas com qualquer tipo de sangue, por isso seu papel é muito importante para quem precisa. Plasma AB é muitas vezes referido como "ouro líquido" ou “ouro líquido” devido ao seu papel importante.
3. O sangue do tipo AB é um recipiente universal
Embora classificado como raro, o tipo AB acaba apresentando uma grande vantagem que outros tipos de sangue não possuem. Pessoas com tipo sanguíneo AB + podem aceitar todos os tipos sanguíneos. É por isso que o tipo sanguíneo AB é chamado de receptor universal.
Embora as pessoas com sangue do tipo AB possam se tornar doadores de plasma e receptores universais, isso só deve ser feito em uma emergência, tanto quanto possível. Você ainda precisa saber seu tipo de sangue antes de doar sangue ou receber uma transfusão para evitar uma reação transfusional.
4. Mais risco de doenças cardíacas
Assim como o sangue dos tipos A e B, o sangue do tipo AB também apresenta maior risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque o tipo sanguíneo AB tem o gene ABO, que é um gene que aparece nas pessoas com tipo sanguíneo A, B ou AB.
Se você é do tipo sanguíneo AB e vive em uma área com alta poluição, pode ter um risco maior de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles sem.
Citado da Northwestern Medicine, pessoas com sangue do tipo AB têm maior risco de doenças cardíacas devido aos níveis mais altos de inflamação. Portanto, é importante ter um estilo de vida saudável para manter um coração saudável.
5. Mais risco de desenvolver distúrbios da função cerebral e perda de memória
O site da Penn Medicine diz que aqueles com o gene ABO, incluindo aqueles com sangue do tipo AB, têm um risco maior de desenvolver problemas cerebrais e de memória. Essa condição pode levar à demência.
Isso pode ocorrer porque o tipo sanguíneo AB é um tipo de sangue que pode aproximar você de certas condições, uma das quais é o diabetes. Uma pesquisa publicada na National Library of Medicine descobriu que aqueles com sangue do tipo AB têm um risco maior de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 em comparação com outros tipos de sangue.
6. Mais risco de desenvolver alguns tipos de câncer
A foto de órgãos internos está no corpo da mulher contra um fundo cinza, Conceitos de problemas de saúdeVários estudos demonstraram que pessoas com tipo sanguíneo AB têm maior risco de câncer de estômago do que outras. A pesquisa publicada pela Wiley Interdisciplinary Reviews: Systems Biology And Medicine também afirma que as pessoas com sangue do tipo AB têm o maior risco de câncer pancreático depois das pessoas com sangue do tipo B.
Além disso, o mesmo jornal mostra que os proprietários de sangue do tipo AB também apresentam alto risco de contrair varíola, uma bactéria E. colie salmonela.