Uma unha encravada é uma condição quando a unha cresce na pele. Esta doença das unhas é certamente dolorosa e torna as unhas, especialmente nos pés, feias. Então, quais são as formas e os medicamentos para tratar as unhas encravadas?
Como tratar unhas encravadas
Há muitas coisas que podem causar unhas encravadas, desde cortar as unhas erradas até traumas nas unhas. Se for grave, pode ser necessário consultar um dermatologista para uma cirurgia.
Mesmo assim, você não precisa se preocupar. Aqui estão várias maneiras que podem ser feitas para tratar unhas encravadas, desde medicamentos para tratar unhas encravadas até tratamentos caseiros.
1. Tome analgésicos para unhas encravadas
Um dos medicamentos que você pode usar para aliviar os sintomas de uma unha encravada é um analgésico.
Analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, podem ser usados para ajudar a reduzir a dor nas unhas. Além disso, o consumo dessa droga também pode ajudar a reduzir o inchaço.
2. Mergulhe os pés em água morna
Além da medicação, outra maneira de tratar as unhas encravadas é mergulhar os pés em água morna. Este método de remoção de unhas encravadas é útil para ajudar a manter a área infectada do dedo limpa e livre de bactérias.
Você pode mergulhar os pés em água morna regularmente todos os dias. Você pode até adicionar sal Epsom para maior conforto.
Como fazer :
- Prepare uma bacia de água morna
- Adicione sal e mexa até ficar homogêneo
- Mergulhe os pés por 15 minutos 2-3 vezes ao dia
3. Molhe com vinagre de maçã
Além de uma solução de sal e água morna, você também pode mergulhar os pés em uma mistura de vinagre de maçã e água morna. Veja, o vinagre de maçã é frequentemente considerado um remédio natural para a indigestão porque é anti-séptico, anti-dor e antiinflamatório.
Embora não haja pesquisas que comprovem isso, você pode usar vinagre de maçã como uma opção alternativa para superar as unhas encravadas das seguintes maneiras.
- Adicione um quarto de xícara de vinagre de maçã à água morna
- Mergulhe os pés por 20 minutos
4. Aplique um creme ou pomada antibiótica
Se a unha encravada não tiver sido infectada com bactérias e ainda estiver relativamente leve, você pode usar uma pomada ou creme antibiótico para tratar a unha encravada. O objetivo é acelerar a cura e ajudar a reduzir o risco de infecção.
Lembre-se de que o uso de cremes ou pomadas deve ser prescrito por um médico. As pomadas de prescrição incluem Neosporin e Bactroban (Mupirocin).
5. Enrole a unha encravada com uma bandagem
Os dedos encravados devem ser cobertos com uma bandagem. Cobrir o dedo do pé com uma bandagem pelo menos mantém a unha limpa e evita a sujeira que pode entrar e infectar a unha danificada.
O tratamento das unhas encravadas também é feito de forma que as unhas fiquem mais almofadadas e não formem bolhas quando expostas a sapatos ou sandálias.
Tente colocar o cotonete sob o leito ungueal para deslizar a unha na direção certa.
Como fazer :
- Pegue um pequeno pedaço de algodão ou gaze e enrole-o
- Levante suavemente a ponta da unha
- Coloque algodão ou gaze sob a unha encravada
Algodão e gaze ajudam pelo menos a reduzir a pressão na unha encravada. Embora seja desconfortável, esse método reduz a sensação de formigamento na área das unhas encravadas.
Os métodos acima são bastante fáceis e podem ser feitos em casa. É por isso que você não deve ignorar uma unha encravada que pode não doer muito. Quanto mais cedo for tratada, menor será o risco de a unha se infectar com bactérias.
Que tal uma unha encravada infectada?
Se as unhas encravadas não forem tratadas ou receber o tratamento errado, você deve consultar um médico. Geralmente, o médico prescreve uma unha encravada, na forma de antibióticos.
Além disso, a unha encravada também será envolvida com gaze que foi aplicada com antibióticos para ajudar a unha a crescer para fora da pele ao redor.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais os especialistas em pele ou problemas nos pés podem tratar as unhas encravadas.
Levantando pregos
Para aqueles de vocês com uma unha ligeiramente encravada, que dói, mas não drena pus, o médico pode remover a ponta da unha. A borda da unha encravada será removida com a colocação de um cotonete ou fio dental.
Isso separa a unha da parte superior da pele e ajuda a unha a crescer além da borda da pele. Ao chegar em casa, é aconselhável molhar os dedos dos pés e trocar o curativo todos os dias.
Arrancando alguns pregos
Se a unha encravada estiver vermelha, dolorida e com secreção de pus, o médico pode remover parte da unha encravada.
Você não precisa se preocupar porque o médico injetará um anestésico no dedo encravado antes do início do procedimento.
Cirurgia intensa
As unhas encravadas que ocorrem repetidamente no mesmo dedo podem precisar ser tratadas com cirurgia de unha encravada. Esta cirurgia envolve a remoção de parte da unha junto com o tecido subjacente, o leito ungueal.
Este procedimento é feito para que a unha encravada não volte a crescer. Geralmente, os médicos usam produtos químicos, lasers ou outros meios para tratar as unhas encravadas que sempre voltam.
As unhas infectadas certamente afetarão sua vida diária. Então, para que isso não aconteça, aprenda a tratar uma unha encravada recentemente e saiba quando chamar um médico.
Se você está preocupado com a possibilidade de uma unha encravada ficar infectada com bactérias, consulte o seu médico imediatamente antes de tentar tratar uma unha encravada em casa.
Como evitar que as unhas encravadas voltem a ocorrer
Depois de saber quais são as formas e os medicamentos para tratar as unhas encravadas, lembre-se de que essa condição pode voltar novamente. No entanto, você não precisa se preocupar porque a condição que pode ser causada por um trauma na unha pode ser prevenida.
Aqui estão várias maneiras de evitar a recorrência de unhas encravadas.
1. Corte as unhas corretamente
Uma maneira de prevenir a recorrência de unhas encravadas é aparar as unhas adequadamente. As unhas encravadas podem ser causadas por cortar as unhas muito curtas, fazendo com que se arquem e fiquem encravadas.
É por isso que é importante saber como cortar as unhas corretamente, para que você não precise usar unhas encravadas.
- Mergulhe os pés antes de cortar as unhas para torná-los mais macios
- Corte as unhas retas com a ajuda do cortador de unhas
- Evite cortar unhas com uma tesoura comum
2. Evite lesões na área dos dedos
Outra causa de unhas encravadas que podem causar unhas enegrecidas é o trauma na área. Você pode evitar traumas e lesões na área dos dedos, especialmente nos pés, se não colocar muita pressão na área por muito tempo.
Por exemplo, ao jogar futebol, correr ou praticar esportes que colocam pressão nos dedos dos pés. Se isso acontecer, é melhor tirar os sapatos por uma ou duas horas após o exercício para que você possa respirar melhor.
Você também pode usar polainas para evitar que os dedos dos pés fiquem muito estressados durante o exercício.
3. Use sapatos ou calçados de acordo com o tamanho
Sapatos muito justos ou meias muito justas podem colocar pressão extra nos dedos dos pés. Isso também se aplica quando você usa saltos altos.
Como resultado, as unhas que são pressionadas com muita frequência crescem para dentro e perfuram a pele. Para isso, use calçados com o tamanho certo e meias que não sejam muito justas.
Se seus dedos ainda conseguem se mover enquanto você usa as meias, é um sinal de que eles estão soltos o suficiente para não machucar as unhas.
4. Mantenha suas unhas limpas
Manter as unhas limpas é de fato a chave principal para tratar e prevenir as unhas encravadas. Limpar as unhas regularmente, especialmente sob as unhas, ajuda a fazê-las crescer de maneira adequada.
Você pode aparar as unhas regularmente e remover a sujeira teimosa que gruda sob elas. Não se esqueça de lavar sempre as unhas com sabonete em água corrente.
Se você tiver mais perguntas sobre as formas e medicamentos para tratar as unhas encravadas, consulte seu médico.