A vitamina K é conhecida por sua função no processo de cicatrização de feridas. No entanto, você sabia que existe mais de um tipo de vitamina K nos alimentos e suplementos? Cada tipo de vitamina K tem seus próprios benefícios para o corpo.
Conheça cada tipo de vitamina K
A vitamina K é dividida em três tipos, ou seja, vitamina K1, K2 e K3. As vitaminas K1 e K2 são encontradas naturalmente nos alimentos. Em contraste, a vitamina K3 é produzida sinteticamente com uma função bastante diferente dos dois tipos anteriores.
Abaixo estão as diferenças entre os três.
1. Vitamina K1 ( filoquinona )
A vitamina K1 é o tipo de vitamina K que você obtém em sua dieta diária. Este nutriente também é conhecido como filoquinona . De toda a ingestão de vitamina K que você consome, cerca de 75-90% é vitamina K1.
Os humanos precisam da ingestão de vitamina K1 para formar os ossos, realizar o processo de coagulação do sangue e metabolizar os vasos sanguíneos. Em seu corpo, essa vitamina atua fortalecendo uma proteína especial que se liga ao cálcio.
Esta proteína atua com as plaquetas para parar o sangramento quando você está ferido ou ferido. Seu corpo também usa essa proteína para manter a densidade óssea e manter a força e a flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Este tipo de vitamina K é produzido pelas plantas. Aqui estão alguns vegetais que você pode consumir e seu conteúdo de vitamina K1 para cada 80 gramas de vegetais cozidos.
- Espinafre: 889 microgramas
- Brócolis: 220 microgramas
- Folhas de rabanete: 529 microgramas
- Couve: 1.062 microgramas
- Brócolis: 220 microgramas
2. Vitamina K2 ( menaquinona )
A vitamina K2 tem uma estrutura química diferente da vitamina K1. Substância com outro nome menaquinona Também é dividido em vários tipos. Os cientistas atribuíram a eles os números MK-4 a MK-13 observando o comprimento das cadeias laterais.
Menaquinona tem um papel na manutenção da densidade óssea. Essa substância auxilia no trabalho da osteocalcina, a proteína que liga o cálcio ao tecido ósseo. Com ossos fortes, você pode estar protegido do risco de osteoporose e fraturas.
Vários estudos recentes também mostram outros benefícios da vitamina K2 para o corpo. Esses nutrientes ajudam a manter um coração e vasos sanguíneos saudáveis, diminuem o risco de câncer e têm o potencial de reduzir os sintomas de transtornos de ansiedade.
As principais fontes de vitamina K2 são alimentos fermentados e produtos de origem animal. Menaquinona O subtipo MK-4 é mais comumente encontrado em produtos de origem animal, como frango, gema de ovo e manteiga. Abaixo está a quantidade de vitamina K2 nele.
- Queijo duro: 76 microgramas
- Pernas e coxas de frango: 60 microgramas
- Queijo macio: 57 microgramas
- Gema de ovo: 32 microgramas
Além de alimentos de origem animal, as bactérias em seus intestinos também produzem menaquinona com subtipos MK-5 a MK-13. O único tipo de vitamina K que não é produzida pelas bactérias intestinais é menaquinona com o subtipo MK-4.
3. Vitamina K3 ( menadiona )
A vitamina K3, também conhecida como menadiona, é uma vitamina sintética que não é encontrada em fontes de alimentos naturais. No corpo dos seres vivos, essa vitamina será convertida em vitamina K2 com a ajuda do fígado antes de poder ser utilizada.
Estudos anteriores mostraram que a vitamina K3 é prejudicial à saúde. Uso de suplementos menadiona em humanos, não é recomendado porque pode aumentar o risco de danos ao fígado e aos glóbulos vermelhos.
Mesmo assim, pesquisas em laboratório revelaram que menadiona tem propriedades anticâncer promissoras. Esta substância é capaz de matar células cancerosas do cólon e reto, mama e rim, ativando uma proteína especial.
Além disso, a vitamina K3 também tem propriedades antibacterianas. De acordo com um estudo no jornal Novos medicamentos investigativos Esta vitamina é capaz de inibir o crescimento do Helicobacter pylori, que é uma causa comum de infecções gástricas.
Diferenças na absorção das vitaminas K1 e K2 no corpo
Os humanos precisam das vitaminas K1 e K2 para realizar o processo de coagulação do sangue, manter a saúde dos ossos e reduzir o risco de doenças cardíacas. Embora ambos sejam importantes, o corpo absorve essas duas vitaminas de maneiras diferentes.
O corpo absorve cerca de 10% do total de vitamina K1 encontrada nos alimentos. Enquanto isso, um estudo de 2019 mostrou que o corpo humano absorve dez vezes mais vitamina K2 do que outros tipos de vitamina K.
Os especialistas acreditam que isso ocorre porque a vitamina K2 é encontrada mais em alimentos que contêm gordura. A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura, por isso é melhor absorvida quando consumida com alimentos gordurosos.
Além disso, a vitamina K2 tem uma cadeia lateral mais longa do que a vitamina K1. Assim, a vitamina K2 pode fluir por mais tempo no sangue por dias, enquanto a vitamina K1 dura apenas algumas horas no sangue.
Essa circulação mais longa permite que os tecidos do corpo usem mais vitamina K2. Enquanto isso, a vitamina K1 flui diretamente para o fígado e é processada para outros fins.
A vitamina K é um nutriente com múltiplas utilizações. As vitaminas K1 e K2 têm muitas funções no sistema do corpo, enquanto a vitamina K3 ainda é uma substância sintética que não foi usada como suplemento.
Como sua função é tão importante, certifique-se de ingerir vitamina K de fontes animais e vegetais verdes. Complete o seu cardápio com uma variedade de alimentos para que você obtenha uma ingestão nutricional balanceada e não tenha deficiência de vitamina K.