Variações no formato e na cor das fezes não são necessariamente um sinal de uma condição séria. No entanto, é inegável que as fezes pretas costumam ser um motivo de preocupação.
Por que a cor das fezes muda?
As características das fezes saudáveis são de cor marrom a marrom-escura. A cor das fezes pode ser afetada pelos alimentos e pela quantidade de bile que contém.
Além disso, outro componente que determina a cor das fezes é a bilirrubina. A bilirrubina é um pigmento (substância corante) produzido pelo fígado.
A bilirrubina é formada a partir da degradação de velhos glóbulos vermelhos. Esses pigmentos então vazam para os intestinos e interagem com várias substâncias.
Quando a bilirrubina no sangue interage com o ferro no sistema digestivo, a cor muda para marrom.
No entanto, essa cor marrom pode escurecer quando você consome grandes quantidades de alimentos ou medicamentos, ou tem doenças do sistema digestivo.
Fezes pretas devido a alimentos e suplementos
Em pessoas saudáveis, os movimentos intestinais pretos (BAB) geralmente ocorrem devido ao consumo de certos alimentos, medicamentos ou suplementos de ferro.
É por isso que as pessoas com anemia que tomam suplementos de ferro regularmente têm esse problema.
Além disso, os alimentos e medicamentos que muitas vezes tornam as fezes pretas incluem:
- amoras e Amora ,
- vinho,
- beterraba,
- alcaçuz Preto,
- chocolate dan
- medicamento contendo bismuto.
Se suas fezes são pretas e você consegue se lembrar do alimento, suplemento ou medicamento que o causou, não é grande coisa.
A cor preta desaparecerá assim que você parar de tomar a substância. No entanto, é diferente se suas fezes ficarem pretas sem motivo aparente.
Você pode ver se há sangue nas fezes. Isso pode sinalizar um sério problema digestivo.
Outra característica que indica um problema no sistema digestivo é o cheiro de fezes, mais pungente do que o normal.
Doenças que causam fezes pretas
Se a cor preta não estiver relacionada a alimentos, medicamentos ou suplementos de ferro, pode estar sangrando no trato digestivo superior, como estômago e esôfago.
Em termos médicos, essa condição é conhecida como melena. O sangramento geralmente começa com a formação de feridas nas paredes do esôfago, estômago ou intestino delgado.
Em certos casos, o sangramento também pode ocorrer porque os vasos sanguíneos incham e são esmagados pelos alimentos que seu corpo digere.
Você precisa saber que a melena é diferente de fezes com sangue, também conhecida como hematoquezia, que é uma condição em que as fezes saem junto com o sangue fresco.
Isso indica que o sangramento ocorre no trato digestivo inferior, como intestino grosso, reto ou ânus. Enquanto isso, a melena ocorre devido ao sangramento localizado longe do ânus.
O sangue do trato digestivo superior interage com as enzimas digestivas e sofre oxidação. Esse processo acaba causando fezes pretas.
Citado em Osmose, vários problemas de saúde que afetam o trato digestivo superior e freqüentemente causam fezes pretas incluem o seguinte.
1. Úlcera estomacal
A úlcera péptica é uma condição inflamatória da parede do estômago que causa a formação de úlceras. Os distúrbios do sistema digestivo também podem ocorrer no intestino delgado.
Infecção Helicobacter pylori (H. pylori) e os efeitos colaterais dos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem causar úlceras estomacais. Essa ferida acaba causando melena.
2. Danos ao trato digestivo superior
A produção excessiva de ácido estomacal pode causar danos ao trato gastrointestinal superior. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) faz com que o ácido do estômago flua para o esôfago.
Isso pode causar inflamação do esôfago (esofagite). O aumento da produção de ácido do estômago também corre o risco de desencadear uma inflamação da parede do estômago (gastrite).
Os danos ao trato gastrointestinal superior também podem ser causados por outros distúrbios, como a síndrome de Mallory-Weiss e o desenvolvimento de tumor.
3. Inchaço dos vasos sanguíneos
A cirrose hepática pode causar bloqueio do fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue volte para a veia porta (que transporta sangue dos intestinos e do baço para o fígado).
Isso pode causar um aumento da pressão arterial no fígado, uma condição conhecida como hipertensão portal.
Esta condição permite ainda mais o inchaço dos vasos sanguíneos no trato digestivo superior. Se um vaso sanguíneo estourar, é claro que causa sangramento.
4. Distúrbios do sangue
Esta condição é caracterizada por sangramento excessivo e hematomas frequentes. Doenças que causam sangramento excessivo, como hemofilia, trombocitopenia e assim por diante.
Quando você deve visitar o médico?
A descoloração das fezes para o preto é basicamente uma condição de emergência, portanto, você precisa de atenção médica.
Quando você tem melena, é provável que sinta outros sintomas como resultado da perda de sangue do seu corpo, como:
- anemia,
- choque,
- pele pálida,
- corpo mole,
- difícil de respirar,
- dor de estômago ,
- tonto e vertiginoso, e
- aumento da freqüência cardíaca.
Melena acompanhada de choque também deve ser tratada imediatamente, pois isso indica que o sangramento ainda está ocorrendo.
Se você tiver essa condição, procure ajuda de emergência imediatamente para obter o tratamento correto.
Como tratar fezes pretas
Os médicos precisam diagnosticar a causa da melena para poder determinar o tratamento. O processo de diagnóstico do médico começa estudando seu histórico médico, incluindo se você está tomando analgésicos não esteróides que podem irritar seu estômago.
Depois disso, o médico fará uma série de exames, como lavagem nasogástrica para medir a quantidade de sangue perdida. Este procedimento também prepara o paciente para uma endoscopia digestiva alta.
Além da endoscopia, há outros exames que você pode fazer, como exames de sangue, exames de raios-X, como enema opaco e colonoscopia.
Os médicos frequentemente também realizam um exame de fezes para confirmar o diagnóstico. Os médicos só podem sugerir opções de tratamento quando souberem a causa.
Aqui estão algumas opções de tratamento que seu médico pode tomar para tratar fezes pretas.
- Injeção de drogas para estimular a formação de coágulos sanguíneos no trato gastrointestinal durante a endoscopia.
- Cauterização, que é uma técnica de fechar uma ferida queimando-a com eletricidade de baixa voltagem, o que os médicos também podem fazer durante uma endoscopia.
- Fechamento da ferida com pinça ou fichário, que visa remover os vasos sanguíneos inchados.
- Instalação de um cateter especial para bloquear o fluxo de sangue no tecido sangrante.
- Tome medicamentos inibidores da bomba de prótons para estimular a cicatrização da úlcera gástrica e interromper o sangramento.
- Antibióticos para tratar sangramento devido a infecção bacteriana H. pylori .
- Transfusão de sangue se o sangramento for muito forte ou não parar.
Melena pode durar até cinco dias após o término do sangramento, dependendo da intensidade do sangramento e da velocidade de movimentação do trato digestivo.
O manuseio adequado quando você descobrir que tem uma mudança na cor das fezes certamente ajudará na sua recuperação mais rápida.