O colesterol alto é frequentemente denominado como uma doença que só pode acontecer em pessoas idosas ou obesas. Na verdade, o colesterol alto também pode ser experimentado por pessoas que são jovens e magras. Portanto, é importante que você saiba o que faz com que o colesterol suba, para saber o quão grande é o seu risco, bem como para evitar o risco de complicações no futuro. Então, quais são as causas do colesterol alto? Confira a seguinte explicação.
Várias causas e fatores de risco para colesterol alto
Na verdade, há muitas coisas que podem causar colesterol alto. A partir de hábitos diários que podem realmente ser evitados até certas condições médicas.
1. Idade crescente
Um dos fatores de risco para o colesterol alto é a idade. Quanto mais você envelhece, maior é a probabilidade de ter essa condição. Por exemplo, homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 têm maior risco de desenvolver colesterol alto e ataques cardíacos.
No entanto, isso não significa que, na idade mencionada, você deve ter essa condição. Quando a idade se torna um fator de risco para o colesterol alto, isso geralmente é influenciado por mudanças na função corporal e no metabolismo, que também diminuem. Portanto, não se surpreenda se a maioria dos idosos apresentar colesterol LDL mais alto do que os jovens.
No entanto, isso não significa que os jovens não possam experimentar essa condição. Além disso, essa condição geralmente não mostra certos sintomas de colesterol alto. Portanto, você ainda precisa manter os níveis normais de colesterol, mesmo sendo jovem. Uma delas é manter uma alimentação saudável.
2. Acostume-se com padrões alimentares pouco saudáveis
Ao lançar a British Heart Foundation, uma das causas do colesterol são os hábitos alimentares pouco saudáveis. Hábitos de comer e petiscar indiscriminadamente podem ser a causa de níveis elevados de colesterol no sangue.
- Consumo de alimentos ricos em gordura saturada
Comer alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans pode de fato aumentar os níveis de gordura no corpo. O problema é que, quanto mais alto o teor de gordura no corpo, maior o potencial para colesterol alto.
A gordura saturada é fácil de encontrar nos alimentos. Você pode encontrá-lo na carne bovina, cordeiro, manteiga, creme e queijo feito com 2% de leite.
Enquanto isso, os alimentos feitos de plantas e com alto teor de colesterol são o coco e o óleo de coco. Comer muita gordura saturada pode ser a causa dos níveis elevados de colesterol.
Além disso, as gorduras trans são gorduras processadas pela fábrica e adicionadas ao hidrogênio para engrossar os óleos vegetais. Semelhante à gordura saturada, essa gordura também pode ser a causa dos níveis elevados de colesterol.
Isso ocorre porque essas gorduras podem aumentar os níveis de colesterol ruim e, na verdade, reduzir os níveis de colesterol bom no sangue. Dado que o corpo ainda precisa de ingestão de gordura, substitua a ingestão de gordura saturada e gordura trans por gorduras insaturadas.
Você pode encontrá-lo no azeite, azeitonas, nozes como nozes e amêndoas e ácidos graxos ômega-3 em peixes. O motivo é que as gorduras insaturadas podem ajudá-lo a controlar os níveis de colesterol no corpo.
- Consumo de excesso de açúcar e álcool
Quando você é diagnosticado com colesterol alto, talvez você apenas se concentre em limitar a ingestão de alimentos gordurosos. No entanto, muitos de vocês não prestam atenção à ingestão de açúcar e álcool.
Na verdade, o excesso de calorias que você pode obter do açúcar e do álcool se transformam em colesterol triglicerídeo, que pode aumentar o colesterol ruim (LDL) no sangue.
Uma maneira de manter os níveis de colesterol equilibrados é reduzir toda a ingestão de açúcar, incluindo bebidas açucaradas, álcool e carboidratos refinados, como pão e macarrão.
- Menor consumo de colesterol
Embora muitas vezes visto de forma negativa, na verdade o corpo precisa de colesterol. O corpo obtém o colesterol de duas fontes, ou seja, produzindo-se no fígado e nos alimentos consumidos.
Quando a ingestão de colesterol diminui, seu corpo produz mais colesterol para atender às suas necessidades. Portanto, limitar o consumo de alimentos com alto teor de colesterol pode, na verdade, fazer com que seu colesterol suba muito, mesmo que você esteja levando uma vida saudável. Você ainda pode comer esse tipo de alimento, desde que seja em uma quantidade razoável.
- Errado em determinar tabus
Além de comer alimentos ricos em gorduras insaturadas e reduzir alimentos e bebidas açucarados, você também precisa ajustar sua dieta. Não cometa o erro de determinar restrições alimentares.
Normalmente, para evitar o colesterol, você evita ovos que contêm colesterol alto. Na verdade, quando você o evita, você realmente perde o alto teor de proteína encontrado nos ovos.
Não há problema em comer um ovo por dia, mas não é aconselhável comer um bife e um copo de leite depois. Ou seja, certifique-se de não apenas evitar todos os alimentos. O mais importante é definir os limites certos.
Como determinar a dieta certa é se acostumar a comer alimentos que são bons para o colesterol. Por exemplo, reduzindo os alimentos com alto teor de colesterol, mesmo que você não pare de comê-los completamente, e aumentando os alimentos ricos em fibras. Sim, os alimentos ricos em fibras podem reduzir o colesterol.
3. Preguiçoso para se mover
Você está ciente de que a preguiça de se mover pode ser uma das causas do aumento dos níveis de colesterol no sangue? Pense nisso, quanto tempo você passa deitado ou sentado? leyeh-leyeh enquanto verifica o celular, assiste televisão ou apenas joga jogos.
Especialmente se você for um funcionário de escritório que passa horas sentado em silêncio em frente ao computador. Sim, menos ativo e preguiçoso para fazer exercícios pode ser uma das causas do aumento dos níveis de colesterol.
Principalmente se isso for apoiado por escolhas alimentares pouco saudáveis e ricas em gordura. O motivo é que a pilha de gordura continuará a se depositar nos vasos sanguíneos e não se queimará por meio de atividades físicas, como exercícios.
Além disso, os exercícios também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Portanto, evite o hábito de ser preguiçoso e comece a se exercitar regularmente.
4. Excesso de peso
O excesso de peso pode ser uma das causas dos níveis elevados de colesterol. Porque o excesso de peso geralmente é um sinal de excesso de gordura corporal. Essa condição pode ser a causa de níveis elevados de colesterol.
Além disso, o excesso de peso pode aumentar o risco de doenças cardíacas que ocorrem devido ao aumento do colesterol. Por exemplo, o risco de doença cardíaca coronária, ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca. Enquanto isso, muitos fatores podem ser a causa do excesso de peso, o que também leva ao aumento dos níveis de colesterol. Por exemplo, preguiça de fazer exercícios, o hábito de comer alimentos ricos em gordura, a falta de sono.
Se você realmente não deseja ter níveis elevados de colesterol, pode evitar as causas dessa condição mantendo um peso corporal ideal. Este é um esforço para estabilizar os níveis de colesterol bom ou HDL e os níveis de colesterol ruim ou LDL no corpo.
Para saber se o seu peso está classificado como excedendo o limite normal, tente medi-lo com uma calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC). Se o seu IMC for 30 ou mais, você já está na categoria de sobrepeso.
Portanto, ao tentar manter um peso corporal ideal, significa que você cuidou da saúde do seu corpo para evitar várias outras doenças que podem surgir devido aos níveis elevados de colesterol.
5. Hábitos de fumar
Acredite ou não, fumar pode ser a causa dos altos níveis de colesterol no corpo. Isso se deve à substância acroleína encontrada nos cigarros. Esta substância pode afetar os níveis de LDL no corpo, bloqueando o trabalho da enzima responsável por manter os níveis de LDL dentro dos limites normais.
Sem essa enzima, o colesterol LDL no corpo se torna suscetível aos processos de oxidação. O problema é que a oxidação pode alterar a estrutura molecular e fazer com que o sistema imunológico não reconheça mais o LDL. Isso resulta em um acúmulo de colesterol ruim no corpo. Portanto, fumar pode ser a causa dos níveis elevados de colesterol no sangue.
Quanto mais os níveis de colesterol ruim se acumulam na corrente sangüínea, mais alta essa condição é a causa dos ataques cardíacos e derrames que você pode ter. Portanto, parar de fumar é uma das coisas que você pode fazer para evitar uma das causas do colesterol alto, assim como doenças e problemas de saúde indesejados.
Infelizmente, tanto fumantes ativos quanto passivos têm alto risco de obstrução das artérias, o que pode levar a vários problemas cardíacos, como hipertensão e diabetes. Portanto, mesmo se você não fumar, deve evitar o fumo passivo para evitar a causa do colesterol alto.
6. Ter uma certa doença
Outra causa do colesterol alto é a história da doença que você tem. Existem várias doenças que podem causar níveis elevados de colesterol no sangue. Portanto, você também deve ter cuidado com todos os problemas de saúde que possui.
Algumas dessas condições de saúde podem ser a causa do colesterol, portanto, você deve estar ciente de:
- Diabetes.
- Problemas hepáticos e renais.
- Pressão alta (hipertensão).
- Distúrbios da glândula tireóide.
Existem também certos medicamentos que podem aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom. Alguns desses medicamentos incluem progestágenos, esteróides anabolizantes e corticosteróides.
O histórico médico da família pode causar colesterol alto
Sente que não está fazendo as coisas acima, mas seus níveis de colesterol ainda estão altos? Pode ser que a causa do colesterol alto que você experimenta seja um histórico médico familiar. A razão é que essa condição pode ser transmitida de pai, mãe e até mesmo dos avós. As condições que podem causar um aumento nos níveis de colesterol no sangue são chamadas hipercolesterolemia familiar.
Sim, hipercolesterolemia familiar é uma doença genética que ocorre porque há um defeito no cromossomo 19. Mutações genéticas herdadas dos pais podem controlar todas as células do nosso corpo para que ele não consiga se livrar do colesterol LDL rapidamente, ou pode fazer com que o fígado produza muito LDL.
Essa condição faz com que o corpo seja incapaz de remover o colesterol ruim ou LDL do sangue. Isso também faz com que os níveis de LDL continuem a aumentar no corpo das pessoas que o sofrem.
A gravidade dessa condição geralmente é influenciada pelos níveis de colesterol LDL no sangue. Se um histórico familiar é a causa dos níveis elevados de colesterol no sangue, você precisa ter cuidado. Além disso, quanto maior o nível de colesterol ruim no corpo, maior o risco de estreitamento das artérias em uma idade jovem.
Faça imediatamente um exame de sangue para verificar se o seu nível de colesterol está alto, de modo que você possa imediatamente fazer o tratamento para o colesterol correto. Se não for verificado, você pode ter vários problemas de saúde que são complicações do colesterol.
Uma das causas do colesterol alto pode ser caracterizada por várias condições, como as seguintes:
- Os pacientes têm xantoma em várias partes do corpo, incluindo mãos, cotovelos, joelhos, tornozelos e ao redor da córnea.
- Dor no peito ou outros sintomas de doença cardíaca coronária que aparecem em uma idade jovem.
- Um ou ambos os bezerros costumam sentir cãibras quando costumam andar.
- Dor nos dedos dos pés e não tem cura.
- Sintomas como derrame, por exemplo, dificuldade em falar, sensação de fraqueza nas mãos ou pés, perda de equilíbrio corporal.
Embora essa condição ocorra por gerações em sua família, isso não significa que não possa ser superada. Tal como acontece com outras causas de colesterol, hipercolesterolemia familiar também pode ser superado com mudanças no estilo de vida e vários medicamentos usados para tratar o colesterol.
Para superar essa condição, o mais eficaz é manter uma dieta alimentar. Aconselha-se a reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans. Substitua as fontes de gordura comendo alimentos ricos em gorduras insaturadas.
Além disso, evite alimentos ricos em colesterol e aumente a ingestão de fibras, que podem diminuir os níveis de colesterol no corpo. Além disso, equilibre-o com atividades físicas regulares, como exercícios, pelo menos 150 minutos por semana. Você pode dividi-lo fazendo exercícios regularmente por 30 minutos, cinco vezes por semana. Reduza o tabagismo e a ingestão de álcool, que podem aumentar o colesterol no corpo.