A urina saudável geralmente é de cor límpida a amarelo-claro. Às vezes, você também encontrará urina espumosa ao urinar. Então, quais são os sintomas dessa condição?
Várias condições que causam espuma na urina
A urina espumosa é uma condição do fluido urinário que causa espuma ao urinar. Em alguns casos, a urina espumosa, que é menos comum, é normal.
No entanto, você pode precisar estar ciente dessa condição se a urina parecer turva, se a quantidade de espuma na urina for grande e se isso acontecer com frequência nos últimos tempos.
Existem vários problemas de saúde que podem causar sintomas de urina espumosa, conforme abaixo.
1. Desidratação
Não beber água suficiente pode causar desidratação. As condições de desidratação podem desencadear a urina espumosa devido à concentração de substâncias residuais na urina mais do que no líquido.
Quando você está desidratado, sua urina também muda de cor. Talvez do amarelado brilhante anterior, ele se torne mais escuro e mais denso.
A desidratação também pode fazer com que a urina cheire mal. As concentrações de substâncias residuais superiores a líquidos podem fazer com que a urina tenha um forte odor de amônia.
2. Doença renal
A urina espumosa frequente pode ser um dos primeiros sintomas da doença renal. A função vital do rim é filtrar as proteínas do sangue. No entanto, a proteína pode vazar dos rins para a urina se você tiver doença ou lesão renal.
Albuminúria é um termo médico para descrever os sintomas desses distúrbios urológicos. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, uma condição também chamada de proteinúria só é encontrada em pessoas com problemas renais.
A razão é que um rim em pleno funcionamento não permite que grandes quantidades de proteínas que deveriam estar no sangue entrem na urina.
3. Diabetes
O aumento descontrolado dos níveis de açúcar no sangue é a causa do diabetes. Os níveis elevados de açúcar no sangue desencadeiam um aumento de proteínas nos rins que causa espuma na urina.
A nefropatia diabética é uma doença renal causada por complicações do diabetes. Este distúrbio pode danificar as células e pequenos vasos sanguíneos (glomérulos) nos rins.
Danos renais ao longo do tempo podem reduzir a função renal na filtragem de substâncias residuais. Como resultado, níveis elevados de substâncias residuais podem causar espuma na urina.
4. Ejaculação retrógrada
A ejaculação retrógrada ou ejaculação reversa é uma condição que pode causar urina espumosa, embora seja menos comum.
Homens com esse problema de saúde podem encontrar sêmen que não sai pela ponta do pênis, mas entra na bexiga quando o homem ejacula.
Além de uma pequena secreção, o sêmen que entra na bexiga também pode ser misturado à urina. Como resultado, a urina que os homens excretam pode parecer turva e espumosa.
5. Tratamento de infecções do trato urinário
O uso de medicamentos para infecção do trato urinário (ITU) também pode afetar o estado da urina. Seu médico irá prescrever um analgésico, como fenazopiridina.
A fenazopiridina é um analgésico que pode ser tomado se sentir dor ao urinar. Os efeitos colaterais desta droga podem causar espuma na urina.
Além disso, o efeito colateral de um desses medicamentos de ITU também mudará a cor da urina para laranja avermelhado.
A urina espumosa é perigosa?
A urina espumosa nem sempre é um sintoma de uma doença perigosa. Se você urinar muito com rapidez e força, a urina pode se tornar espumosa e logo desaparecerá.
De acordo com um estudo em Jornal Clínico da Sociedade Americana de Nefrologia , compostos orgânicos chamados surfactantes também podem causar espuma na urina.
Surfactantes em sabonetes e outros produtos de limpeza de banheiro podem reter bolsas de gás na superfície do líquido e criar bolhas. Portanto, você encontrará urina espumosa ao urinar.
Nesse caso, a espuma desaparecerá assim que o limpador for removido da superfície do vaso sanitário.
Você precisa estar ciente de que a urina espumosa é acompanhada pelo aparecimento de outros sintomas. Alguns desses sintomas incluem:
- fadiga,
- nausea e vomito,
- perda de apetite,
- tem distúrbios do sono,
- urina turva ou de cor mais escura,
- inchaço das mãos, pés, rosto e abdômen,
- menos sêmen ou orgasmos secos nos homens, e
- infertilidade ou fertilidade prejudicada em homens.
Consulte imediatamente um médico se esses sinais surgirem. O médico fará um diagnóstico para determinar o tratamento apropriado para sua condição.
Características da urina normal de acordo com a cor, o cheiro e a quantidade
Como lidar com a urina espumosa?
O tratamento da urina espumosa depende da causa. Se sua urina estiver mais concentrada, beba mais água para aliviar a desidratação e interromper a formação de espuma na urina.
Se a causa for diabetes, o médico administrará medicamentos ou injeções de insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os diabéticos também precisam verificar seus níveis de açúcar no sangue regularmente.
Homens com ejaculação retrógrada podem não precisar de tratamento, pois a condição é relativamente inofensiva. No entanto, é necessário consultar um especialista em andrologia se essa condição afetar sua fertilidade.
Seu médico pode prescrever certos medicamentos ou procedimentos médicos para quem sofre de rins. Mudanças no estilo de vida também podem ser recomendadas por médicos, como:
- manter uma dieta saudável, limitando a ingestão de sal e proteínas,
- atender às necessidades diárias de água,
- controlar a pressão alta,
- gerenciar os níveis de açúcar no sangue,
- exercitar-se regularmente,
- pare de fumar e limite o álcool, e
- não tome drogas e vitaminas descuidadamente.
A urina espumosa nem sempre é um sintoma de uma doença perigosa. No entanto, se essa condição ocorrer continuamente e outros sintomas aparecerem, consulte imediatamente um médico para tratamento adicional.