Os hormônios são um grupo de substâncias bioquímicas no corpo que desempenham um papel importante em todas as funções do corpo. Portanto, é importante equilibrar os hormônios para que as funções do corpo não sejam perturbadas. Os desequilíbrios hormonais no corpo podem causar cansaço, infertilidade, queda de cabelo, alterações no apetite, excesso de peso ou falta de peso.
Maneiras que podem ser feitas para equilibrar os hormônios
A seguir estão algumas maneiras naturais que você pode tentar ajudar a equilibrar os hormônios no corpo:
1. Coma gorduras saudáveis
Os hormônios são afetados pela quantidade de gordura em seu corpo. Portanto, equilibrar a quantidade de gordura que entra em seu corpo também afeta o equilíbrio dos hormônios. Comer mais gorduras saudáveis é importante para equilibrar os hormônios no corpo.
Por quê? Porque geralmente a comida que você come contém mais gordura ruim do que gordura boa. Coma alimentos que contenham gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Exemplos desses alimentos são abacate, salmão, nozes, óleos vegetais de sementes (azeite de oliva, óleo de canola, óleo de soja e outros.
2. Durma o suficiente e fique longe do estresse
A falta de sono pode perturbar o ritmo circadiano do seu corpo, estressá-lo, o que pode levar a desequilíbrios hormonais. Um estudo publicado no Indian Journal of Endocrinology and Metabolism relata que o estresse pode causar alterações nos níveis séricos de muitos hormônios, como glicocorticóides, catecolaminas, hormônio do crescimento e prolactina. Portanto, isso pode interferir no trabalho do seu corpo.
Os adultos são aconselhados a dormir de 7 a 8 horas todas as noites. O sono adequado pode dar ao corpo tempo para reparar as células danificadas, construir energia para o dia seguinte, aumentar a imunidade e manter o equilíbrio hormonal.
3. Faça exercícios regularmente
Os exercícios também ajudam a equilibrar os hormônios do corpo. O exercício pode fortalecer o sistema endócrino que regula os hormônios no corpo. Além disso, os exercícios também ajudam a reduzir o estresse, a dormir melhor e a manter o peso.
No entanto, não exagere no exercício. Isso pode realmente fazer seu corpo se estressar, o que atrapalha até mesmo o equilíbrio hormonal. Faça o máximo de exercícios que puder, e isso pode variar de pessoa para pessoa.
4. Cuide da saúde digestiva
A saúde digestiva afeta o sistema imunológico e o sistema hormonal do corpo. Evitar alimentos que podem causar danos ao sistema digestivo é importante para manter o equilíbrio dos hormônios no corpo. O segredo é não consumir alimentos em excesso. Por exemplo, evite consumir açúcar ou alimentos que contenham açúcar em excesso. A ingestão excessiva de açúcar pelo corpo pode interferir no funcionamento do hormônio insulina, o que pode causar o desenvolvimento de diabetes.
5. Reduza o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas
A cafeína pode ajudá-lo de várias maneiras. No entanto, o consumo excessivo de cafeína também não é bom para o corpo. A cafeína pode afetar o funcionamento do sistema nervoso central, aumentar a frequência cardíaca, aumentar o estado de alerta e alterar a maneira como o cérebro produz hormônios. O excesso de cafeína pode dificultar o sono, aumentando assim os níveis do hormônio cortisol e de outros hormônios do estresse.
Você também deve reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Foi demonstrado que as bebidas alcoólicas interferem na função do fígado e do pâncreas. A produção de alguns hormônios também pode ser interrompida pelo álcool, como os hormônios estrogênio e testosterona.
6. Evite produtos químicos prejudiciais
Produtos químicos prejudiciais podem entrar em seu corpo de várias maneiras e podem perturbar seu equilíbrio hormonal. Por exemplo, dos alimentos que contêm pesticidas que você ingere, dos limpadores de quarto que usa, dos recipientes de plástico que usa para alimentos, dos produtos de higiene pessoal que usa e assim por diante.
Para isso, pode ser necessário evitar o uso de itens que contenham produtos químicos perigosos. Ou reduza as chances de produtos químicos prejudiciais entrarem no corpo. Por exemplo, use recipientes de plástico para alimentos ou bebidas sem BPA ( Livre de BPA ), evitando produtos de beleza que contenham parabenos e propilenoglicol, lavar vegetais e frutas antes de comer e muito mais.