Apêndice Remédio Eficaz Alivia os Sintomas

O apêndice é uma pequena bolsa que se conecta ao intestino grosso. Sua posição é na parte inferior direita do estômago. O apêndice pode inflamar quando fica bloqueado e infectado com bactérias, o que é conhecido como apendicite. Se não for tratado imediatamente, o apêndice pode romper a qualquer momento, espalhar a infecção e, eventualmente, ser fatal. Além da cirurgia, os sintomas de apendicite também podem ser aliviados com medicamentos disponíveis nas farmácias. Nada?

Medicamentos para aliviar os sintomas de apendicite na farmácia

A inflamação da infecção no apêndice causa dor no meio ou no lado direito do abdômen.

Queixas de dor abdominal no canto inferior direito são relatadas por cerca de 80% das pessoas com diagnóstico de apendicite. A dor geralmente piora quando você espirra, tosse e respira fundo.

Além da dor abdominal, a apendicite costuma ser acompanhada por sintomas de febre, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite e incapacidade de expelir gases (peidos).

Para superar os vários sintomas de apendicite que ainda são leves, o médico geralmente prescreve primeiro medicamentos que podem ser comprados em farmácias, como:

1. Analgésicos

Os médicos podem sugerir analgésicos ou analgésicos AINEs, como o paracetamol, para aliviar a dor da inflamação.

Esses dois tipos de drogas atuam na redução da produção de prostaglandinas no cérebro. As prostaglandinas são hormônios que causam dor.

Além de aliviar a dor abdominal causada pela apendicite, esse medicamento também pode aliviar a febre que pode surgir enquanto o corpo luta contra infecções.

Geralmente, você pode conseguir analgésicos para apendicite em farmácias ou drogarias sem receita médica.

2. Medicamentos anti-náusea

Freqüentemente, os sintomas de apendicite são acompanhados por náuseas e vômitos. Náuseas e vômitos são a resposta natural do corpo ao combate a infecções que atacam o sistema digestivo.

Um tipo de medicamento anti-náusea comumente prescrito para aliviar os sintomas da apendicite antes da cirurgia é o ondansetron.

Este medicamento funciona bloqueando os receptores do neurotransmissor que causa o vômito. Os neurotransmissores são conjuntos de células nervosas no cérebro que recebem sinais de vários locais do corpo para, então, provocar as reações apropriadas.

Quando os neurotransmissores no cérebro recebem um sinal do estômago que notifica a presença de infecção, os nervos instruem o corpo a vomitar.

3. ORS

A inflamação do apêndice também costuma causar desidratação em algumas pessoas, especialmente aquelas que apresentam sintomas de diarreia.

A desidratação surge porque uma infecção que ataca o apêndice reduzirá indiretamente o apetite. Isso pode desencadear sintomas de desidratação porque o corpo não ingere líquidos suficientes, seja com alimentos ou bebidas, quando o apetite diminui.

Além disso, a apendicite também pode causar sintomas de náuseas e vômitos que eliminam a maior parte dos fluidos corporais. Isso é o que também causa desidratação.

Na maioria dos casos, a desidratação pode ser superada bebendo muita água, sucos de frutas frescas sem açúcar ou uma sopa quente. No entanto, se for grave, o médico pode recomendar que você tome SRO. Você pode obter a solução SRO nas farmácias sem precisar comprar receita médica.

Os antibióticos são o principal remédio para apendicite

De acordo com uma pesquisa do Reino Unido publicada British Medical Journal (BMJ), os antibióticos são eficazes no tratamento de cerca de 63% dos casos de apendicite aguda leve causada por infecção bacteriana.

No entanto, a pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA) relata nem todas as doençasA apendicite pode ser tratada e imediatamente curada apenas com antibióticos.

O estudo queria ver a diferença na melhora da condição de pacientes com apendicite que foram operados e aqueles que receberam apenas antibióticos. Do total de 59 mil pacientes com apendicite estudados, 4,5% que tomaram apenas antibióticos tenderam a apresentar novamente os sintomas e tiveram que ser hospitalizados novamente.

Este estudo também descobriu que o risco de formação de abscesso (caroço de pus) em pacientes com apendicite que tomaram apenas antibióticos foi maior do que aqueles que fizeram cirurgia.

Com base nesses resultados, a maioria dos médicos e especialistas em saúde em todo o mundo concorda que a cirurgia ainda é a principal e melhor opção de tratamento para a apendicite.

Medicamento antibiótico tomado antes da apendicectomia

O principal tratamento ainda é a cirurgia para remover o apêndice infectado. A cirurgia de apendicectomia tem sido o tratamento padrão para apendicite desde 1889.

Mesmo assim, geralmente serão prescritos antibióticos alguns dias antes da apendicectomia. Por quê? De acordo com um estudo de 2013 no Scandinavian Journal of Surgery, os antibióticos atuam para reduzir o risco de complicações infecciosas antes da apendicectomia.

Os antibióticos administrados antes da apendicectomia geralmente vêm do grupo das cefalosporinas, como a cefotaxima, e os derivados de imidazol, como o metronidazol.

O estudo acima também comparou a eficácia do metronidazol e da gentamicina na prevenção do risco de infecção antes da cirurgia. No entanto, verifica-se que a combinação de cefotaxima e metronidazol é ainda mais eficaz.

A combinação de metronidazol e cefotaxima geralmente é administrada a pacientes cujo apêndice não foi perfurado (perfuração ou vazamento).

No entanto, também serão administrados antibióticos se a condição do apêndice antes da cirurgia já estiver dolorida, perfurada, rompida ou se o tecido estiver morto.

Ambas as drogas visam prevenir o surgimento e disseminação de infecções bacterianas antes que a apendicectomia seja realizada.

Os antibióticos são tomados novamente após a cirurgia de apendicite

A cirurgia é a forma mais eficaz de tratar a apendicite. A apendicectomia pode ser realizada por meio de cirurgia aberta ( apendicectomia aberta ) com uma grande incisão no abdômen ou cirurgia laparoscópica ( apendicectomia laparoscópica ) com um tamanho de incisão menor.

A recuperação da apendicectomia é relativamente rápida e o risco de complicações é mínimo. Após a cirurgia, você provavelmente ficará hospitalizado em um ou dois dias. Agora, neste momento, o médico continuará prescrevendo antibióticos para evitar o risco de infecção na área do apêndice. Mesmo assim, o tipo de antibiótico administrado pode ser diferente.

Os antibióticos geralmente administrados após a ruptura de um apêndice estão na forma de cefalosporinas de classe dois, como o cefotetano. Este medicamento serve para tratar ou prevenir infecções pós-operatórias que podem ser causadas por bactérias.

Seu médico aplicará antibióticos por meio de uma infusão intravenosa (IV) para prevenir infecções graves na cavidade abdominal após a remoção do apêndice. Ainda no mesmo estudo, antibióticos administrados por infusão por 3-5 dias foram relatados como suficientes para ajudar a prevenir o surgimento de infecção.