Quando você tem dor no peito, uma das primeiras coisas em que pensa é um ataque cardíaco. A dor no peito é certamente algo preocupante e de que precisa estar atento. No entanto, você sabia que nem todas as dores no peito são um sinal de doença cardíaca? Aqui estão alguns fatos sobre a dor no peito que você precisa saber.
Nem toda dor no peito vem do coração
Você já teve dor no peito e pensou que tivesse sofrido um infarto, mas quando foi ao médico era só uma úlcera? Ou talvez você já tenha sentido uma dor no fundo do coração que pensava ser apenas uma azia comum; na verdade, você teve um ataque cardíaco?
Na verdade, é difícil distinguir a causa da dor no peito porque nem toda dor no peito tem origem no coração. A dor no peito pode ser causada por vários órgãos, como pulmões, músculos, costelas, nervos e trato digestivo, cada um dos quais com características que podem ajudar os médicos a distinguir cada causa. É difícil para você saber a diferença, então é melhor consultar um médico.
Várias doenças cardíacas que causam dor no peito
Se você tiver uma doença cardíaca, as causas também variam. O mais frequente, claro, é uma obstrução nos vasos sanguíneos do coração ou mais conhecida como doença cardíaca coronária (DCC).
A doença cardíaca coronária é uma obstrução nos vasos sanguíneos do coração que faz com que o fornecimento de oxigênio e sangue ao músculo cardíaco diminua, o que causa dor, conhecida como angina. Quando o bloqueio provoca a morte do músculo cardíaco, a dor é mais intensa e o dano é permanente.
Além do bloqueio, outras doenças cardíacas, como infecção do músculo cardíaco (miocardite), infecção do revestimento do coração (pericardite) e danos às válvulas cardíacas, também podem causar dor no peito.
Características da dor no peito devido a doença cardíaca coronária
A dor no peito causada por doença cardíaca coronária (CHD) tem certas características. Saber disso pode ajudá-lo a tomar a decisão de procurar imediatamente a ajuda de um médico. Aqui estão as características:
- A dor no peito geralmente ocorre quando o coração tem que trabalhar mais, por exemplo, ao se exercitar ou caminhar longas distâncias
- Se repetido, a dor sentida tende a ser a mesma
- Dependendo da gravidade, a dor pode ser sentida de 5 minutos a mais de 10 minutos
- A dor geralmente pode ser reduzida com repouso ou medicação
- A dor pode irradiar para o pescoço, braços ou costas
- A dor pode ser acompanhada de suor frio
- Normalmente, a dor é descrita como um aperto no peito ou uma sensação de que um fardo pesado foi atingido
As características acima são características se a doença for leve, se for mais forte, então a dor no peito pode surgir em repouso e não é reduzida pela medicação.
O que fazer se você suspeitar que está tendo um ataque cardíaco
Quando você tem um ataque cardíaco, está em uma corrida contra o tempo. Quanto mais tempo você faz o tratamento, o músculo cardíaco fica cada vez mais privado de sangue e oxigênio. O músculo cardíaco danificado se expandirá de modo que, se houver dano permanente, ele poderá prejudicar a função cardíaca.
Quanto tempo desde o momento em que você sente dor no peito até chegar ao pronto-socorro também determina as opções de ação que podem ser tomadas. Quanto antes você chegar, melhores serão os resultados. Recomenda-se que você chegue ao pronto-socorro para tratamento em menos de 120 minutos que é o tempo ideal ” Hora dourada" menos de 60 minutos.