O tamanho dos seios grandes unilaterais é uma preocupação comum que envolve muitas mulheres, incluindo adolescentes e mulheres adultas. O que muitas pessoas não sabem, um par de seios nem sempre tem que ser exatamente do mesmo tamanho que você pensa até agora.
Seios grandes unilaterais, também conhecidos como seios assimétricos, são uma condição em que um par de seios femininos difere em tamanho, forma, posição ou volume de ambos os seios. Em geral, os seios assimétricos se destacam mais durante a puberdade e, eventualmente, equilibram os dois tamanhos sozinhos. No entanto, até 25 por cento das mulheres relatam que a diferença no tamanho dos dois seios persiste por toda a vida.
Mais da metade da população feminina mundial tem um par de seios grandes. Normalmente, o seio esquerdo será maior - até 20 por cento - do que o direito. Poucas mulheres têm seios simétricos com dois tamanhos exatamente iguais.
Por que os seios podem ser unilaterais?
Qualquer discussão sobre o tamanho ou a forma dos seios de uma mulher requer algum conhecimento básico da anatomia dos seios em si. Os seios são glândulas de gordura localizadas na parte frontal da parede torácica. O peso médio de um seio pode chegar a 200-300 gramas e é formado basicamente por 12 a 20 lóbulos que se espalham a partir do mamilo, como os raios de um quadro de roda de bicicleta. Esses lóbulos são de forma triangular, cada um dos quais possui um canal central que termina no mamilo, por onde o leite flui.
O tecido mamário muda de acordo com o ciclo mamário. Por exemplo, você pode notar frequentemente que seus seios ficam mais cheios e firmes, além de mais sensíveis, quando você está ovulando. Na verdade, os seios podem aumentar devido à retenção de água e aumento da circulação sanguínea para os seios. No entanto, isso também acontece quando os dois seios são do mesmo tamanho. Um estudo descobriu que os seios parecerão menos assimétricos no primeiro dia da ovulação. Durante o período menstrual, os seios murcharão novamente.
A razão pela qual o tamanho das duas mamas pode ser maior de um lado não é conhecida com certeza, mas os determinantes mais prováveis incluem alterações no hormônio estrogênio ou lesão traumática.
Você precisa ir ao médico para um exame de mama grande?
Se a diferença entre os dois seios parecer muito significativa, até duas xícaras maiores ou duas vezes maiores que o outro lado, isso pode causar alguns distúrbios psicológicos, principalmente na adolescência, quando o corpo e a alma de uma jovem já passaram tantas mudanças entre si. muito rápido. Esta condição médica muito rara é chamada de hipertrofia juvenil (JHB), na qual uma mama fica anormalmente grande em comparação com a outra.
Nos casos em que os seios assimétricos causam um grande fardo físico e psicológico, de modo que o médico recomenda a cirurgia, converse com um cirurgião plástico de mama primeiro para realizar um procedimento de redução de massa mamária, também conhecido como cirurgia de redução de mama, em vez de usar implantes. O estudo descobriu que mulheres com seios grandes que se submeteram a procedimentos de redução relataram mais satisfação do que aquelas que escolheram implantes.
Geralmente, pequenas diferenças nos seios em dias normais não requerem atenção especial. Apenas certifique-se de escolher um sutiã com um copo que se encaixa confortavelmente contra o lado de seu busto maior, e você pode contornar o "vazio" do outro lado com a ajuda de almofadas de sutiã para preencher o copo.
Quando uma mama grande é um fator de risco para câncer de mama?
Se a mudança no tamanho dos seios ocorrer repentinamente e for muito óbvia, consulte um médico. Mudanças repentinas no formato e no tamanho da mama podem ser um sinal de infecção, caroços, cistos ou até câncer.
Às vezes, o desenvolvimento de tumores fibróides não cancerosos dos quais você não tem conhecimento também pode causar um grande tamanho da mama. Outras causas que podem estar subjacentes a essa discrepância incluem escoliose (curvatura da coluna) e defeitos na parede torácica.
Pesquisa do Reino Unido, citada pela WebMD, sugere que grandes diferenças de tamanho são um fator de risco independente para câncer de mama - especialmente em mulheres que apresentam alto risco para a doença. O estudo, publicado na revista Breast Cancer Research, relata que cada aumento de 95 gramas nos seios assimétricos, observado pela mamografia, aumenta a chance de risco de câncer de mama em até 50 por cento.
No entanto, o que precisa ser entendido é que, mesmo que os resultados médicos mostrem uma forte relação entre seios grandes e câncer de mama, essa característica é apenas um dos muitos fatores que podem afetar o risco de câncer de mama (histórico familiar, idade, histórico reprodutivo) ., e outros).
A melhor maneira de examinar seus seios é enquanto você está no chuveiro, para que seja mais fácil perceber a menor mudança nas condições de umidade e escorregadias das mãos molhadas. Se você já teve seios grandes, não se preocupe. No entanto, se essa mudança no tamanho ocorrer repentinamente, ou se você notar uma mudança em seus seios, não importa o quão pequenos sejam, consulte o seu médico. O autoexame das mamas não reduzirá o risco de morrer de câncer de mama, mas é importante ser capaz de detectar alterações nas mamas o mais cedo possível e evitar atrasar a consulta com um médico.
LEIA TAMBÉM:
- É verdade que o câncer de mama é hereditário?
- Hymen rasgado: nem todas as mulheres o experimentam
- 8 fatos chocantes sobre seios que você não conhecia