Na verdade, quando é o momento certo para deixar o Spiral KB?

Dispositivo intrauterino (DIU) ou contracepção espiral é um método anticoncepcional de longo prazo bastante eficaz na prevenção da gravidez. Para a maioria das mulheres, o processo de remoção do controle de natalidade em espiral é tão fácil quanto o processo de instalação do controle de natalidade em espiral. Então, quando é o momento certo para abandonar a contracepção em espiral? Confira sua revisão abaixo.

Conheça o tipo de DIU

Antes de descobrir quando é o momento certo para obter um controle de natalidade em espiral, é uma boa ideia entender primeiro os diferentes tipos de DIU. O DIU é um anticoncepcional em forma de T que é inserido no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos de contracepção em espiral que são comumente usados: o DIU revestido de cobre e o DIU hormonal ou anticoncepcional IUS.

Os anticoncepcionais em espiral revestidos de cobre são anticoncepcionais que são revestidos com cobre no tronco e nos braços. Esses anticoncepcionais funcionam para prevenir a gravidez, bloqueando o esperma de fertilizar um óvulo, dificultando a fertilização de um óvulo no útero.

Enquanto isso, a espiral hormonal KB ou IUS é um dispositivo anticoncepcional que é revestido com o hormônio progesterona, de modo que torna o fluido cervical mais espesso e afina o revestimento do útero. É isso que faz com que os espermatozoides não consigam entrar no útero e não façam a fertilização para que a gravidez não ocorra.

Quando devo remover o controle de natalidade em espiral?

fonte: nhs.uk

Basicamente, se você deseja perder a KB espiral, pode fazê-lo a qualquer momento de acordo com sua necessidade. Infelizmente, você ainda precisa considerar várias condições que exigem que você desista deste controle de natalidade em espiral, mesmo que você ainda não queira ter mais filhos. Isso significa que você pode ser forçada a abandonar a contracepção em espiral, embora ainda queira adiar a gravidez.

Um dos fatores que você deve considerar é a data de expiração dessa KB em espiral. Este anticoncepcional em espiral revestido de cobre pode prevenir a gravidez por até 10-12 anos. Isso significa que, se você atingiu o limite de tempo, deve remover a KB em espiral.

Enquanto isso, os anticoncepcionais espirais hormonais têm tempos de validade variados. Normalmente, o período de validade deste KB espiral depende da marca utilizada. Algumas marcas podem prevenir a gravidez por até três anos de uso. Outras marcas podem levar até cinco anos.

O mesmo acontece com os anticoncepcionais em espiral revestidos de cobre, quando o período de validade dos anticoncepcionais espirais hormonais expirar, você deve remover os anticoncepcionais em espiral. No entanto, esse não é o único momento em que você pode remover KB em espiral. Se você quiser tentar engravidar novamente e a espiral anticoncepcional expirar, você pode pedir conselho ao seu médico para removê-la.

Além disso, os médicos também recomendam a remoção do DIU se você tiver:

  • Aumento da pressão arterial.
  • Infecção pélvica.
  • Endometrite (inflamação do revestimento uterino).
  • Câncer endometrial ou câncer cervical.
  • Menopausa.

Se ocorrer qualquer outro efeito colateral ou desconforto, esse pode ser um motivo para remover o DIU.

Procedimento para remoção do DIU

Para a maioria das mulheres, o procedimento de controle de natalidade em espiral é um procedimento simples realizado em um consultório médico. Lembre-se de que esse processo só pode ser feito por um médico. Isso significa que você não é absolutamente aconselhado a remover o DIU sozinho ou sem a ajuda de um profissional médico.

Além de ser simples, normalmente o processo de remoção deste KB em espiral não causa certos efeitos colaterais. Então você não precisa se preocupar e se preocupar. No entanto, com base em um artigo publicado na Planned Parenthood, há pouca chance de que a contracepção em espiral não seja eliminada facilmente.

Se você tiver essa condição, seu médico ou enfermeiro precisará de ferramentas especiais para removê-lo. Na verdade, você pode ter que passar por um procedimento cirúrgico para remover o controle de natalidade em espiral.

Para ajudá-lo a remover o controle de natalidade em espiral, o médico irá segurar o fio de controle de natalidade em espiral com um pinça de anel. Na maioria dos casos, o braço do DIU cairá para cima e o dispositivo deslizará para fora.

Se durante esse processo, o DIU não sair, embora tenha sido retirado, seu médico removerá o anticoncepcional usando outro método. Você pode precisar de uma histeroscopia para remover o controle de natalidade em espiral se o dispositivo estiver conectado à parede uterina. Durante este procedimento, o médico irá expandir o colo do útero para incluir um histeroscópio.

Um histeroscópio usa um pequeno instrumento que é inserido no útero. Este procedimento pode exigir anestesia e levar de cinco minutos a uma hora.

O ultrassom (USG) pode ser uma forma eficaz de ajudá-lo a se livrar do controle de natalidade em espiral. Quando comparado com um histeroscópio, a remoção desse anticoncepcional será mais barata se usar ultra-som.

O que acontece depois que eu remover o DIU?

Algum sangramento ou cólicas leves são comuns durante o procedimento. Na verdade, esse sangramento leve ou cólicas também podem ocorrer depois. Alguns médicos podem aconselhar algumas mulheres a tomar analgésicos antes do procedimento, para não sentirem muita dor durante o procedimento.

Se o DIU foi removido devido a uma infecção, seu médico pode prescrever antibióticos ou outros tratamentos.

Desde que não haja complicações ou infecção, um novo DIU de cobre ou hormonal pode ser inserido assim que o antigo DIU for removido. A inserção de um novo DIU também pode ser feita no mesmo dia.

É normal fazer sexo depois de tomar o anticoncepcional espiral?

Fazer sexo nos dias antes e depois da remoção do DIU é permitido e bastante seguro. No entanto, lembre-se de que se você não estiver usando nenhuma forma de contracepção, as chances de engravidar depois de interromper o método anticoncepcional serão altas novamente. Isso significa que a remoção dos anticoncepcionais pode acelerar a gravidez. O esperma entra facilmente e fertiliza o óvulo.

Até mesmo os espermatozoides podem sobreviver no trato reprodutivo feminino por 5 dias após o sexo. Isso torna a gravidez possível se você fizer sexo alguns dias antes da remoção do DIU.

No entanto, você deve evitar relações sexuais por pelo menos 7 dias após o procedimento de remoção do DIU, se não quiser engravidar.

Se depois de remover o DIU você mudar para anticoncepcionais orais ou pílulas anticoncepcionais, outra forma de proteção deve ser usada por 7 dias até que os anticoncepcionais orais comecem a fazer efeito. Você pode usar outros métodos anticoncepcionais, como preservativos, para evitar a gravidez.