Cuidado com as características e sintomas da talassemia |

A talassemia é uma doença do sangue que faz com que a hemoglobina (Hb) nos glóbulos vermelhos não funcione normalmente. Esta doença genética pode apresentar sinais e sintomas que variam de pessoa para pessoa. Quais são os sinais e sintomas da talassemia que precisam ser vigiados?

Os sinais e sintomas da talassemia

O corpo das pessoas com talassemia não consegue produzir hemoglobina nas células vermelhas do sangue de maneira adequada. A hemoglobina tem a função de espalhar oxigênio pela corrente sanguínea por todo o corpo.

Essa falta de distribuição de oxigênio pode afetar as condições de saúde, portanto, certos sinais e sintomas aparecem em pessoas com talassemia.

A gravidade dos sintomas experimentados por cada paciente pode ser diferente, dependendo do tipo de talassemia sofrida. Na verdade, as pessoas com talassemia minor também podem não sentir quaisquer sinais e sintomas.

A seguir estão as principais características comumente encontradas em pacientes com talassemia:

1. Anemia

Quase todas as pessoas com talassemia, especialmente aquelas em níveis moderados e graves, apresentarão características que se assemelham à anemia. A gravidade da anemia também varia, variando de leve, moderada a grave.

Normalmente, as pessoas que sofrem de talassemia minor apresentam apenas anemia leve. Enquanto isso, as pessoas com talassemia major apresentam características de anemia mais grave. Esses sinais geralmente começam a aparecer quando o bebê chega aos 2 anos de idade.

A seguir estão os sintomas de anemia grave que as pessoas com talassemia grave ou moderada podem apresentar:

  • Pele e rosto pálidos
  • Tontura ou dor de cabeça
  • Apetite diminuído
  • O corpo muitas vezes se sente cansado
  • Difícil de respirar
  • Urina escura
  • Arritmia cardíaca
  • As unhas parecem quebradiças
  • Inflamação ou sapinho na língua

2. Muito ferro no corpo

Outra característica comumente encontrada em pacientes com doença talassêmica são os altos níveis de ferro no corpo. Essa condição ocorre porque o número de glóbulos vermelhos está quebrado e o corpo está tentando aumentar a quantidade de ferro absorvida pelos intestinos. Sem falar que existe um efeito adicional do ferro, que geralmente é recebido por meio do processo de transfusão de sangue para tratar a talassemia.

O excesso de ferro no corpo pode afetar a saúde do baço, do coração e do fígado e causar os seguintes sintomas em pessoas com talassemia.

  • Cansaço incrível
  • Dor nas articulações
  • Dor de estômago
  • Arritmia cardíaca
  • Diminuição do desejo sexual
  • Menstruação irregular
  • Níveis elevados de açúcar no sangue
  • Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca do globo ocular)

Se não for tratada imediatamente, essa condição pode levar a outras doenças, como insuficiência cardíaca, doença hepática e diabetes.

3. Problemas ósseos

Problemas que aparecem nos ossos também são uma das características da doença talassêmica. Essa condição geralmente é causada pela medula óssea tentando produzir mais glóbulos vermelhos.

Portanto, às vezes as pessoas com talassemia têm algumas partes do osso com formato não natural. Essas características podem ser vistas nos ossos faciais e no crânio.

Além disso, o excesso de medula óssea também pode afetar a resistência óssea. Pessoas que sofrem de ossos tendem a ter ossos mais frágeis e quebram com mais facilidade. Portanto, os pacientes também são mais suscetíveis a uma das complicações da talassemia na forma de osteoporose.

4. Crescimento prejudicado

Outras características que também são comumente encontradas em pessoas com talassemia são crescimento e desenvolvimento prejudicados. Pacientes com talassemia tendem a ter baixa estatura.

Essa condição é causada por anemia grave, especialmente em pacientes que já estão em um nível grave. Isso é explicado em um artigo da Cochrane Database of Systematic Reviews.

O acúmulo excessivo de ferro mencionado acima também pode afetar os órgãos vitais do corpo, como o fígado, o coração e a glândula pituitária. A glândula pituitária é um órgão que produz o hormônio do crescimento.

A perturbação da glândula pituitária pode inibir o crescimento de pessoas com talassemia.

Como os médicos diagnosticam as características da doença talassêmica?

Se você ou as pessoas mais próximas a você apresentarem as características da doença talassêmica mencionada acima, consulte imediatamente um médico. Além disso, para aqueles de vocês que têm parentes ou pais com talassemia, mas nunca sentem quaisquer sintomas, tente manter-se sob controle.

Para diagnosticar a doença, o médico colherá uma amostra de seu sangue para ser examinada em um laboratório. Aqui estão alguns testes de triagem para talassemia:

1. Hemograma completo (CBC)

Teste de hemograma completo ou hemograma completo (CBC) é um teste realizado para medir a quantidade de hemoglobina, bem como outras células sanguíneas, como células vermelhas e brancas do sangue.

Pessoas com as características da doença talassêmica geralmente têm um número menor de glóbulos vermelhos normais e hemoglobina, ou uma forma de glóbulos vermelhos menor do que o normal.

2. Teste de hemoglobina

O teste de hemoglobina também tem outro nome, a saber, eletroforese de hemoglobina. Citado em KidsHealth, a eletroforese de hemoglobina pode medir vários tipos de hemoglobina no sangue.

A partir desse teste, o médico pode dizer se há uma hemoglobina anormal ou um problema com a produção de hemoglobina no sangue.

3. Teste pré-natal

Se você ou seu parceiro têm traços ou são portadores do gene da talassemia, é recomendável que você faça o teste pré-natal enquanto o bebê ainda está no útero. Este teste visa determinar a condição da talassemia no feto.

Existem dois tipos de teste pré-natal, a saber:

  • Amostra de vilosidade coriônica (CVS)

    O CVS é ​​um teste que pode ser feito entre a 11ª e a 14ª semanas de gravidez. A equipe médica inserirá uma pequena agulha no abdômen para colher uma amostra de tecido da placenta. As células encontradas nesses tecidos serão examinadas para o diagnóstico de talassemia.

  • Amniocentese

    Geralmente, esse teste pode ser feito a partir da 15ª semana de gravidez. Um pouco diferente do CVS, a equipe médica insere uma agulha no abdômen da mãe para coletar uma amostra do líquido (líquido amniótico) do útero. O fluido será então examinado para descobrir como está a condição da talassemia no feto.

4. Teste de nível de ferro

No processo de diagnóstico da talassemia, o médico também recomendará um teste para verificar os níveis de ferro no corpo. Isso é importante para determinar se os sinais de anemia que você está apresentando são sinais de talassemia ou anemia por deficiência de ferro.

Esse teste é feito medindo várias substâncias no sangue, como os níveis de ferritina. A ferritina é uma proteína que se liga ao ferro no corpo. Os níveis de ferritina podem indicar a quantidade de ferro retida em seu corpo.