Conforme você envelhece, sua densidade óssea diminui, tornando-o sujeito a fraturas e fraturas. É por isso que muitas pessoas desde tenra idade têm sido diligentes em tomar suplementos de vitamina D e cálcio para manter os ossos fortes. O hábito de tomar este suplemento continua até a velhice, embora também existam idosos que acabam de tomar suplementos para reduzir o risco de osteoporose. No entanto, os pais idosos realmente precisam tomar vitaminas para os ossos? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.
Os pais idosos devem tomar vitaminas para os ossos?
Todos os dias, as células ósseas danificadas serão substituídas por novas células ósseas saudáveis. O processo de substituição de células ósseas em crianças e adultos com menos de 30 anos é rápido.
No entanto, após entrar na idade de 30 anos ou mais, o processo de formação de novas células ósseas torna-se mais lento. Isso faz com que a massa óssea seja perdida mais rapidamente do que um novo osso é feito. Esta condição aumenta o risco de osteoporose (perda óssea) e fraturas.
Inicialmente, os especialistas em saúde aconselharam os idosos a suprir as necessidades de vitaminas e minerais necessários aos ossos dos idosos, para que o risco de problemas ósseos não aumentasse.
Um deles, tomando suplementos de vitamina D ou cálcio. A razão é porque o corpo não produz esses nutrientes naturalmente.
No entanto, um estudo recente publicado Journal of the American Medical Association (JAMA) negou a sugestão. Os adultos agora não precisam mais se preocupar em tomar esses suplementos. O motivo é que se considera que os suplementos de vitamina D e cálcio não têm um efeito significativo na prevenção do risco de fratura de quadril em idosos.
Este estudo envolveu 51.000 idosos que vivem na comunidade (não em lares de idosos, hospitais ou outras instituições). Como resultado, não houve diferença significativa entre o risco de fratura em idosos que tomaram suplementos de cálcio e vitamina D regularmente e em idosos que tomaram pílulas de placebo (pílulas vazias).
Qual é o efeito se os idosos tomam vitaminas para os ossos?
Além de não serem eficazes, existem outras razões pelas quais os especialistas em saúde não aconselham os idosos a tomar suplementos para ossos. Pessoas mais velhas que tomam suplementos ósseos aumentam o risco de envenenamento por vitamina D.
O envenenamento por vitamina D, também conhecido como hipervitaminose D, é uma condição rara com consequências graves e graves devido aos níveis excessivos de vitamina D no corpo.
A hipervitaminose D geralmente resulta da ingestão de grandes quantidades de suplementos de vitamina D, e não de alimentos ou exposição ao sol. As doses excessivas de vitamina D podem posteriormente causar um acúmulo de cálcio no sangue ou hipercalcemia.
A hipercalcemia causa sintomas como náuseas e vômitos, fraqueza e micção frequente. Sem tratamento adequado, esta condição pode causar dores nos ossos e problemas renais, nomeadamente a formação de pedras de cálcio.
Portanto, para os pais idosos que desejam tomar vitaminas para os ossos, é melhor consultar um médico primeiro.
Então, como manter a saúde óssea em idosos?
O consumo de vitaminas que são ineficazes e até mesmo fatais faz com que os especialistas em saúde recomendem as seguintes maneiras de manter a saúde óssea.
1. Certifique-se de que os idosos estão sempre ativos
Os idosos devem permanecer ativos, embora seus corpos não estejam tão em forma como costumavam ser. O motivo é que os idosos que adotam um estilo de vida sedentário, também conhecido como preguiça de se mover, podem fazer com que músculos e ossos percam a força. Passar mais tempo sentado ou deitado aumenta o risco de osteoporose e fraturas.
Portanto, o idoso precisa fazer exercícios regularmente, pelo menos 150 minutos por semana. Existem muitos tipos de exercícios que são seguros para os idosos, como caminhada, natação, ginástica para idosos, exercícios de alongamento para idosos ou ciclismo. Além de se exercitar, para se manter ativo, os idosos podem praticar jardinagem ou fazer compras.
Em idosos com problemas ósseos ou articulares, consulte primeiro um médico para escolher o tipo certo de exercício para os idosos.
Além de manter a saúde óssea, os exercícios oferecem muitos benefícios para os idosos, como manter um coração saudável, controlar o peso dos idosos e ajudá-los a parar de fumar.
2. Consumo de alimentos saudáveis para os ossos
Para atender às necessidades de vitamina D ou cálcio para os ossos, além de suplementos, os pais idosos podem obtê-los através dos alimentos. Existem muitas fontes de alimentos ricas em cálcio, como leite e laticínios, vegetais de folhas verdes e sardinhas.
Enquanto os alimentos ricos em vitamina D incluem fígado bovino, gema de ovo, salmão, atum e iogurte ou laticínios enriquecidos com vitamina D.
Se as necessidades de vitaminas do idoso forem satisfeitas, o corpo absorverá o cálcio com mais facilidade. Ambos os nutrientes são úteis para manter os músculos saudáveis e fortalecer os ossos, de modo que não são facilmente quebradiços.
Para os idosos que tomam certos medicamentos, o apetite pode ser afetado. Portanto, as famílias ou cuidadores devem ser capazes de persuadir os idosos a se alimentar de maneira adequada e correta para que suas necessidades nutricionais sejam atendidas.
3. Banho de sol
O banho de sol pode ajudar os idosos a suprir as necessidades de vitamina D, além de tomar suplementos para os ossos. Isso ocorre porque a luz solar é a maior fonte de vitamina D, ainda mais do que os alimentos.
Portanto, quando a luz solar atinge a pele, haverá uma interação entre os raios ultravioleta B e a proteína 7-DHC na pele. Essa proteína converte UVB em vitamina D3, que é a forma ativa da vitamina D. Bem, essa vitamina ajuda o corpo a manter ossos e músculos saudáveis.
A melhor hora para tomar sol é pela manhã, ou seja, antes das 10h. Os idosos podem tomar sol pela manhã pelo menos 10 minutos todos os dias. Certifique-se de que os raios do sol estão atingindo sua pele diretamente, e não os raios que penetram nas vidraças.