Embora às vezes embaraçoso, o apelido de peido é uma coisa natural de acontecer. Algumas pessoas peidam não fazem barulho, mas têm um cheiro benevolente. Outros são barulhentos, mas inodoros. Porém, você sabia que o cheiro de peido pode ser uma forma de detectar uma doença?
O tipo de cheiro de peido que pode detectar doenças
O vento que passa ou peido é um sinal de que o sistema digestivo está funcionando bem, incluindo peidos que cheiram a ovos podres.
Na verdade, o som e o cheiro dos peidos podem fornecer informações sobre os problemas de saúde que você está enfrentando.
É por isso que é melhor investigar o cheiro dos peidos, porque ele pode revelar muito mais segredos do corpo do que apenas o que você comeu naquele dia. Confira a explicação completa aqui.
1. Peidos sem cheiro
Uma das características de um peido normal é que não tem odor. Essa condição geralmente é causada pela ingestão de ar durante atividades como:
- comer,
- bebericando bebidas carbonatadas, e
- goma de mascar.
Esse peido inodoro geralmente ocorre quando o corpo não consegue expelir o ar que entra na forma de arroto.
Como resultado, o ar passará pelo trato digestivo e sairá em outra forma, ou seja, passando o gás.
Peidos inodoros são normais, mas você pode reduzir isso limitando as bebidas carbonatadas, chicletes e pastilhas.
2. Peidos muito fedorentos
Na verdade, o cheiro produzido quando você peida é um dos sinais de que sua digestão está funcionando bem.
Infelizmente, se o cheiro de peido emitido for muito perturbador, existe a possibilidade de que essa condição seja um sinal de que o corpo está em apuros.
Existem várias coisas que podem causar peidos muito malcheirosos e podem ser uma forma de detectar doenças digestivas. Aqui estão algumas condições que você precisa estar ciente.
Doença celíaca
Uma das doenças que você pode detectar pelo cheiro de peidos é a intolerância a certos alimentos.
Por exemplo, a doença celíaca é uma doença auto-imune causada por uma resposta imune à proteína glúten.
Essa resposta desencadeia inflamação e lesão no intestino que pode levar à má absorção. Na verdade, essa condição pode ser caracterizada por peidos muito fedorentos.
Prisão de ventre
Além da doença celíaca, outros problemas digestivos que podem ser detectados pelo cheiro de peidos são a constipação.
Veja, a constipação ocorre devido ao acúmulo de fezes no intestino grosso. Se os movimentos intestinais não forem suaves, certamente pode causar o desenvolvimento de bactérias e odores.
Não é de se admirar que as pessoas que têm dificuldade para defecar muitas vezes emitem gases malcheirosos e às vezes dolorosos.
Acúmulo de bactérias e infecções gastrointestinais
Quando o corpo digere os alimentos, o sistema digestivo extrai os nutrientes e os envia para a corrente sanguínea. Enquanto isso, os resíduos restantes serão enviados para o intestino grosso.
Por outro lado, um processo digestivo perturbado pode desencadear o supercrescimento bacteriano. Várias bactérias podem infectar os intestinos e o trato digestivo.
Como resultado, mais gás é produzido do que o normal e geralmente é acompanhado por um odor pungente.
Câncer colorretal
Em casos raros, o cheiro de sonolência pode ser uma forma de detectar o câncer colorretal.
Se pólipos ou tumores se formarem no trato digestivo, isso pode levar à obstrução intestinal parcial. Essa condição é a causa do acúmulo de gás e flatulência.
Se você sentir que o cheiro de gás é bastante pungente, acompanhado de uma sensação de desconforto, embora tenha sido superado com dieta ou medicação, entre em contato com seu médico imediatamente.
3. Peidos com frequência
Na verdade, peidar regularmente é normal, mesmo classificado como saudável. No entanto, peidar com muita frequência pode ser um sinal de problemas digestivos ou de uma dieta pouco saudável.
Especialistas dizem que essa condição pode ser desencadeada por comportamentos ou alimentos que produzem altos níveis de gases.
Por exemplo, beber muito café pode esticar o esfíncter, de modo que os peidos saem com mais frequência.
Além disso, comer mais carboidratos e outros alimentos de difícil digestão pelo intestino pode fazer com que você engula mais ar. Como resultado, a frequência de exaustão de gases também aumenta.
Enquanto isso, peidar frequentemente acompanhado de um cheiro ruim acaba sendo raro. No entanto, existem várias doenças que você pode detectar a partir da frequência e do cheiro deste peido, a saber:
- estresse,
- a influência das drogas,
- apenas se recuperando de um problema digestivo como o norovírus, ou
- após ser submetido a cirurgia no trato digestivo.
4. Sensação de queimação ao peidar
Geralmente, a sensação de queimação que você sente ao soltar gases ocorre depois de comer alimentos picantes. Mesmo assim, há uma série de doenças que você pode detectar a partir da condição e do cheiro desse peido.
Diarréia
Não é segredo que a diarreia tende a tornar os intestinos sensíveis, incluindo o reto e o ânus.
Essa doença digestiva pode, na verdade, fazer com que uma pessoa sinta uma sensação de queimação ao soltar um pum.
Prisão de ventre
Um sintoma de prisão de ventre que você pode não perceber é um peido quente acompanhado de um odor fétido.
Isso pode ser devido a um sistema digestivo lento, que deixa menos espaço para gases e é difícil de expelir. Como resultado, o peido fica quente.
5. Peidos dolorosos
O cheiro de peido acompanhado de dor pode realmente ajudar a detectar uma doença.
Essa condição costuma ser bastante preocupante quando acompanhada por outros sintomas do câncer de cólon.
Mesmo assim, a maioria dos casos relata que a dor costuma ser causada por irritação de problemas digestivos, como:
- hemorróidas,
- presença de fissura anal, ou
- diarreia prolongada.
Se você estiver preocupado com o cheiro e a condição do seu peido, consulte imediatamente um médico para entender o que o causa.