7 benefícios cientificamente comprovados da quinua |

Junto com a crescente conscientização humana sobre a importância de um estilo de vida saudável, vários produtos alimentícios que são considerados saudáveis ​​também estão surgindo. Um produto que deve fornecer muitos benefícios é a quinoa.

Conteúdo nutricional da quinua

Quinoa é um grão que vem de plantas Quinoa chenopodium. Essa planta existe há aproximadamente 5.000 anos nas planícies andinas do Peru, Equador, Bolívia e Colômbia.

Existem muitos tipos diferentes de quinua, incluindo quinua branca, vermelha, roxa, marrom e preta. Quinoa que circula na Indonésia é geralmente um tipo de branco e vermelho. As sementes de cor escura têm um sabor mais forte do que as variantes de cor clara.

Conhecida como uma semente rica em fibras, a quinua armazena muitos outros nutrientes que são benéficos para a saúde. Um copo de quinoa cozida pesando 100 gramas contém a seguinte energia e nutrientes.

  • Energia: 120 kcal
  • Proteína: 4,4 gramas
  • Gordura: 1,92 gramas
  • Carboidratos: 21,3 gramas
  • Fibra: 2,8 gramas
  • Tiamina (vitamina B1): 0,1 miligrama
  • Riboflavina (vitamina B2): 0,1 miligramas
  • Niacina (vitamina B3): 0,4 miligramas
  • Cálcio: 17 miligramas
  • Ferro: 1,5 miligramas
  • Magnésio: 64 miligramas
  • Fósforo: 152 miligramas
  • Zinco: 1,1 miligramas

As sementes de quinua também contêm uma série de antioxidantes e fitoquímicos, produtos químicos encontrados naturalmente nas plantas. Essas substâncias incluem quercetina, caempferol e flavonóides.

Benefícios da quinoa para a saúde

Vendo o alto conteúdo nutricional da quinoa e seu potencial na manutenção da segurança alimentar mundial, as Nações Unidas até mesmo fizeram de 2013 o Ano Internacional da Quinoa.

Não é surpreendente, considerando que o consumo de quinua pode fornecer as seguintes propriedades.

1. Reduza o risco de síndrome metabólica

O consumo de quinoa tem o potencial de proteger o corpo de problemas de saúde devido ao alto teor de gordura corporal e colesterol. Isso foi encontrado em um estudo publicado na revista. Desenvolvimentos atuais em nutrição de 50 pessoas obesas.

Os pesquisadores descobriram uma diminuição nos triglicerídeos depois que os participantes consumiram regularmente quinua. A redução dos triglicerídeos também reduz o risco de síndrome metabólica, uma variedade de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2.

2. Um poderoso companheiro de dieta

Um dos maiores ingredientes da quinua é a fibra. A quantidade de fibra é ainda maior do que grãos semelhantes. Para quem está perdendo peso, a fibra da quinua pode ajudá-lo a atingir o peso ideal.

Alimentos fibrosos mantêm você saciado por mais tempo, evitando a vontade de comer demais. Além disso, a fibra também pode reduzir os depósitos de gordura no corpo e prevenir a inflamação associada à obesidade.

3. Protege o corpo contra infecções

Quem diria que a ingestão de alguns gramas de quinua por dia acabou trazendo benefícios para o sistema imunológico. Um estudo de 2017 mostrou que a quinoa contém polissacarídeos bioativos, um tipo de carboidrato que é um antioxidante natural.

Esses carboidratos bioativos também aumentam a atividade das células imunes chamadas macrófagos. Os macrófagos detectam e 'comem' bactérias e desencadeiam uma reação inflamatória que protegerá seu corpo contra infecções.

4. Controle de açúcar no sangue

No mesmo ano, uma equipe de pesquisadores da Espanha dividiu 30 diabéticos em dois grupos. Um grupo recebeu quinoa durante um mês, enquanto o outro grupo recebeu um placebo (um produto contendo açúcar sem qualquer efeito).

O resultado, os diabéticos do primeiro grupo experimentaram uma diminuição na HbA1C, o que indica que o açúcar no sangue está mais controlado. Isso pode estar relacionado aos benefícios da fibra de quinua, que podem retardar a absorção do açúcar pelo corpo.

5. Reduzindo o risco de doença hepática e câncer

De acordo com um estudo com animais, o pó de quinua tem um efeito deletério nas células cancerosas do fígado. Este produto também tem o potencial de reduzir o risco de doença hepática gordurosa, uma condição que pode levar ao câncer de fígado se não tratada.

Outros estudos também mostraram que a ingestão de quinoa pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura no fígado de ratos obesos. Para obter essas propriedades, basta consumir uma pequena tigela de quinua todos os dias.

6. Benefícios da quinoa para o câncer

As sementes de quinua contêm uma variedade de substâncias que são naturalmente antioxidantes e anticâncer. Por exemplo, até 17 tipos de aminoácidos na quinoa podem inibir o crescimento de células de câncer de cólon em experimentos de laboratório.

Outros relatórios dizem que certos ingredientes da quinoa podem danificar as células cancerosas do fígado. Enquanto isso, em um estudo recente, descobriu-se que sementes como a quinua contêm proteínas que podem combater as células cancerígenas, os radicais livres e a inflamação.

7. Boa comida para pessoas com doença celíaca

A doença celíaca é uma doença auto-imune que causa danos ao intestino delgado quando o paciente digere o glúten. Enquanto isso, o glúten é uma proteína encontrada no trigo e na maioria dos produtos de farinha.

Ao contrário da maioria dos grãos, a quinua não contém glúten. Os especialistas acreditam que, ao comer essas sementes, os celíacos podem obter os benefícios dos grãos que geralmente contêm glúten sem apresentar problemas digestivos.

Preste atenção a isso ao tomar quinoa

A quinua é realmente rica em benefícios, mas há algumas coisas que você precisa prestar atenção antes de consumi-la.

Esses alimentos são muito ricos em fibras. Pessoas que não estão acostumadas a comer alimentos ricos em fibras podem sofrer indigestão. Para evitar isso, você não deve consumir imediatamente grandes quantidades de quinoa.

O tamanho da quinua também é tão pequeno que você pode encontrar pedras não classificadas. Portanto, antes de cozinhar a quinua, espalhe as sementes em uma bandeja para separar as pedras e resíduos restantes.

A quinua às vezes também é amarga porque contém uma camada de saponinas (um tipo de composto químico abundante nas plantas). Não se preocupe, você pode se livrar do gosto amargo lavando bem a quinua antes de cozinhá-la.

Apesar dessas deficiências, a quinoa é um ingrediente alimentar rico em conteúdo e benefícios. Portanto, experimente adicionar essas sementes à sua dieta diária para não perder seus benefícios.