Você já esteve na situação de ter que escolher uma entre várias opções e escolher imediatamente sem pensar? Pode ser, naquele momento, que você confie na intuição e nos sentimentos. Sim, a intuição é algo que pode surgir a qualquer hora e em qualquer lugar para lhe dar ideias relacionadas à tomada de decisões. Todos têm sua própria intuição, mas nem todos acreditam nela. Então, o que exatamente significa intuição? Confira a seguinte explicação, vamos!
O que é intuição?
Você pode ter pensado que a intuição tinha algo a ver com magia ou superstição. Na verdade, a intuição é uma forma de conhecimento que aparece em sua consciência sem uma consideração clara.
A intuição é um palpite formado a partir da mente subconsciente. Nesse momento, a mente subconsciente filtrará rapidamente o conhecimento e as experiências passadas em uma ideia ou ideias.
Então, a ideia ou ideia torna-se uma breve consideração ao tomar uma decisão sem fazer uma análise ou um longo processo de pensamento primeiro.
Nem todo mundo acredita em sua aparência, nem mesmo raramente a ignora. Na verdade, muitas vezes, essas ideias ou ideias repentinas ajudam você a tomar a decisão certa.
Questões relacionadas a isso têm sido debatidas com bastante frequência desde os tempos antigos, mas apenas recentemente os pesquisadores descobriram de onde vem a intuição e como ela se forma.
De onde realmente vem a intuição?
No cérebro, existem dois tipos de sistemas de pensamento, a saber, o sistema consciente e o sistema inconsciente (subconsciente). A parte do cérebro que regula o sistema consciente humano é o lado esquerdo do cérebro e funciona mais lentamente.
Bem, este sistema se torna o centro de sua análise, ajuda você a pensar racionalmente, trabalhar com base em fatos e experiências que aconteceram. Você sabe conscientemente tudo o que este sistema faz.
Enquanto isso, o cérebro direito regula o sistema subconsciente ou inconsciente. Como o nome indica, este sistema funciona sem o seu conhecimento e pode produzir uma resposta rápida.
Então, que tal essa ideia ou ideia? O sistema subconsciente é um sistema que regula a intuição. Na verdade, essa ideia também vem de informações ou experiências que você experimentou ou conheceu antes.
No entanto, a informação reside em seu subconsciente. Portanto, quando surge a intuição, é uma decisão que se forma a partir do seu subconsciente.
Dado como o subconsciente funciona, que é relativamente rápido, a intuição aparece sem que você tenha que pensar cuidadosamente e analisar todos os eventos que aconteceram, ou aparecem de repente do nada.
É certo confiar na intuição?
Claro que você pode acreditar nessa ideia ou ideia repentina. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que subestimam sua própria intuição. Na verdade, muitos estudos mostram que a intuição pode ajudar a tomar as decisões certas.
Bem, você pode aprimorar essa ideia ou ideia instantânea. Sim, a intuição é uma habilidade que ficará mais nítida se for constantemente aprimorada. De acordo com especialistas, essas ideias ou ideias mudarão para melhor com o tempo e dependendo da frequência com que você as usa.
Uma razão pela qual vale a pena considerar sua intuição é que ela freqüentemente "sabe" o que é melhor. Mesmo que você não consiga entender e analisar em um estado consciente.
Os especialistas até afirmam que o seu sistema subconsciente já sabe a resposta certa antes que o sistema consciente o faça.
Portanto, nunca subestime as idéias ou idéias que surgem quando você está entre escolhas difíceis. Às vezes, a intuição sabe o que escolher, em vez de uma análise que leva muito tempo.
Como aprimorar a intuição?
Basicamente, todo indivíduo nasce com essa ideia instantânea. No entanto, com o tempo, a intuição de uma pessoa pode se tornar mais aguçada do que a de outra. Bem, para tornar esta ideia instantânea mais nítida, você pode aprimorá-la.
De acordo com a página Assumindo o controle de sua saúde e bem-estar da Universidade de Minnesota, há duas maneiras de aprimorar sua intuição, a saber: intenção (intenção) e atenção (atenção).
1. Afie com intenção
Sem saber, talvez todo esse tempo, você sempre rejeita a ideia ou ideias instantâneas que surgem. Então, não é que você não tenha, mas você não quer usar.
Agora, se você quer que essa ideia ou ideias sejam aprimoradas, tente aceitar e acreditar em cada intuição que surgir. Comece com a intenção de continuar a melhorar a habilidade de usar a intuição.
Então, quando essa ideia surgir, tente ter uma atitude positiva em relação a ela. Tente confiar nessa intuição quando quiser tomar uma decisão.
Uma coisa que você precisa lembrar é que a intuição é um processo natural. Portanto, no início pode ser difícil reconhecer essa ideia ou ideias, mas quanto mais você a usa, mais familiarizado você se tornará com seu surgimento.
2. Afie com atenção
A intuição é uma ideia ou ideias que você pode ter ignorado. É isso que faz essa ideia parecer isolada em sua mente. Na verdade, se você puder estar ciente de seu surgimento, poderá usá-lo durante o processo de tomada de decisão.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar a reconhecer e incorporar essas intuições emergentes:
Escreva um diário especial
Escreva sempre que sentir uma intuição surgir, seja de um sonho, uma sensação ou um pensamento instantâneo. Isso ajudará você a perceber:
- Quando você costuma notar a presença dele.
- O grau de precisão ou quão precisa é sua ideia ou ideia instantânea.
- A importância da rapidez com que você responde a uma ideia ou ideias instantâneas que surgem.
Se você ainda está tendo problemas para iniciar este diário, tente anotar as coisas que aprende a cada dia. Em seguida, pergunte-se: que ideias ou ideias você teve naquele dia?
Escreva as respostas que vierem à sua mente, mesmo que pareçam absurdas. Depois de escrevê-lo com sucesso todos os dias durante um mês, tente reler o que escreveu no diário especial.
Aprendendo com a natureza
Outra maneira de aprimorar sua intuição é prestar mais atenção ao que está ao seu redor é aprender com a natureza. Normalmente, quando você está na natureza, pode se concentrar mais com uma sensação de calma.
Sim, o efeito de estar na natureza não é muito diferente de quando você está meditando. Isso pode ajudá-lo a acessar essas ideias, por exemplo:
- Pergunte a si mesmo sobre a solução para o problema que está enfrentando.
- Tente se concentrar na pergunta e depois esqueça-a por um momento.
- Dê um passeio no parque enquanto aprecia os arredores.
- Quando precisar de tempo para descansar, pare por um momento e, em seguida, pegue os objetos que estiverem por perto, como pedras, galhos, folhas ou o que quer que seja.
- Olhe para o objeto com atenção e pergunte à sua intuição: "Que informações ou ideias você pode obter do objeto para encontrar uma solução para o problema?"
Discuta com outras pessoas
Você não precisa estar sozinho, você pode construir essa ideia instantânea ou ideia com outras pessoas. Encontre um parceiro de conversa com quem você se sinta confortável para ter essa ideia instantânea.
Em seguida, tente algumas das seguintes atividades para ajudar a construir sua intuição e capacidade de discuti-las com outras pessoas, incluindo:
- Leia um livro ou assista ao mesmo filme sobre intuição e discuta o assunto.
- Compartilhe o que você escreve em seu diário especial.
- Compartilhe a inspiração relacionada à sua intuição.