Um dos nutrientes que desempenham um papel importante na manutenção de um corpo saudável é a vitamina B12. Infelizmente, ao contrário de outras vitaminas que seu corpo pode produzir por conta própria, você deve obter vitamina B12 de sua dieta diária ou suplementos.
Essa vitamina, também conhecida como cobalamina, apóia a função normal das células nervosas, a produção de glóbulos vermelhos e a formação de DNA. Quais são os outros benefícios desta vitamina e como ela funciona? Veja a resposta na seguinte descrição.
Benefícios da vitamina B12 para a saúde
A vitamina B12 (cobalamina) é uma vitamina solúvel em água que pertence ao grupo do complexo B da vitamina. A cobalamina pode desempenhar sua função sozinha ou com outras vitaminas, como a vitamina B6 ou a vitamina B9.
Como outros tipos de vitaminas B, a principal função da vitamina B12 é ajudar a converter os carboidratos dos alimentos em energia. No entanto, essa vitamina também desempenha outro papel não menos importante.
Aqui estão alguns dos benefícios da cobalamina para o corpo que foram comprovados cientificamente.
1. Ajudar na formação de células sanguíneas e prevenir a anemia
Seu corpo precisa de vitamina B12 para formar glóbulos vermelhos saudáveis. Quando o corpo tem deficiência de cobalamina, os glóbulos vermelhos, que deveriam ser redondos e pequenos, tornam-se ovais e grandes.
Os glóbulos vermelhos de formato anormal não conseguem entrar na corrente sanguínea em números adequados. Como resultado, existe uma condição chamada anemia megaloblástica. Pacientes com anemia geralmente apresentam sintomas como letargia, pele pálida e sonolência.
2. Previna a osteoporose
Seus ossos estão constantemente passando por um ciclo de remodelação e remodelação. Se a taxa de decomposição for mais rápida do que a formação, o osso gradualmente perderá sua massa. Em outras palavras, os ossos se tornam frágeis à medida que sua densidade diminui.
De acordo com especialistas, o processo de remodelação óssea se torna mais rápido em pessoas com deficiência de vitamina B12. Portanto, você precisa atender às necessidades dessa vitamina para que os ossos não sejam facilmente quebradiços e prevenir a osteoporose.
3. Ajuda a aliviar os sintomas de depressão
A cobalamina ajuda a construir serotonina, uma substância química no cérebro que estabiliza as emoções e faz você se sentir feliz. É por isso que as pessoas com deficiência de cobalamina tendem a sofrer alterações de humor e são mais propensas à depressão.
De acordo com outros estudos, tomar medicamentos antidepressivos junto com suplementos vitamínicos também é mais eficaz no alívio dos sintomas de depressão do que o tratamento usando apenas antidepressivos.
4. Manter a saúde do coração
A cobalamina ajuda a proteger a saúde do coração, reduzindo os níveis de homocisteína. A homocisteína é na verdade um aminoácido importante. No entanto, em grandes quantidades, essas substâncias podem aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.
Alguns estudos também mencionam que a vitamina B12 pode ajudar a controlar o colesterol e a pressão alta. Além disso, acredita-se que a ingestão de cobalamina controle o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos.
5. Ajuda a reduzir o risco de degeneração macular
Além de aumentar o risco de doenças cardíacas, grandes quantidades de homocisteína também podem aumentar o risco de degeneração macular. Esta é uma deficiência visual associada ao envelhecimento e, portanto, é mais comum em pessoas mais velhas.
Um estudo com 5.000 mulheres mostrou que os suplementos de vitaminas B12, B6 e ácido fólico podem reduzir o risco desta doença. Todos os três ajudam a diminuir a quantidade de homocisteína para ser mais seguro e proteger os olhos de danos.
6. Reduza o risco de demência
A vitamina B12 não apenas apóia a função nervosa, mas também evita o encolhimento do cérebro devido à morte das células nervosas. Quanto mais saudáveis, numerosas e fortes forem as conexões entre as células nervosas do cérebro, menor será o risco de desenvolver perda de memória devido à demência.
Um estudo em The American Journal of Clinical Nutrition também mostrou que a falta de ingestão de vitamina B12 pode piorar a memória. Por outro lado, a ingestão adequada de cobalamina pode melhorar a capacidade de memória de uma pessoa.
7. Previna defeitos de nascença
A cobalamina é um nutriente importante durante a gravidez. A pesquisa mostra que o cérebro e o sistema nervoso do feto precisam de níveis adequados de vitamina B12 da mãe para se desenvolverem adequadamente.
Mulheres grávidas com níveis de vitamina B12 abaixo de 250 mg / dL têm três vezes mais probabilidade de dar à luz crianças com defeitos de nascença. Este risco aumenta cinco vezes quando os níveis maternos de cobalamina são inferiores a 150 mg / dL.
A falta de vitamina B12 no início da gravidez pode aumentar o risco de defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural. Além disso, a deficiência de cobalamina também pode levar ao nascimento prematuro ou aborto espontâneo.
8. Mantenha a pele, o cabelo e as unhas saudáveis
O corpo requer a ingestão adequada de cobalamina para formar várias células corporais, incluindo pele, cabelo e unhas. Foi demonstrado que a falta dessa vitamina causa hiperpigmentação da pele, descoloração das unhas e vitiligo.
A descoloração da pele, cabelo e unhas devido à deficiência de cobalamina é bastante rara. No entanto, se alguém sentir isso, a maneira mais eficaz de superá-lo é administrar suplementos de cobalamina até que os sintomas melhorem.
9. Aumente a energia
A cobalamina não fornece energia diretamente, mas essa vitamina é necessária no processo de formação de energia a partir dos carboidratos. Na verdade, uma das principais características da deficiência de cobalamina é que o corpo está cansado e sem energia.
Se você está recebendo vitamina B12 suficiente durante esse período, a ingestão de suplementos pode não causar efeitos especiais. No entanto, as pessoas com deficiência dessa vitamina provavelmente terão um aumento de energia após tomar o suplemento.
Como um complexo de vitamina B, a cobalamina desempenha um papel importante na formação de energia e manutenção das células nervosas. Além dos benefícios bem conhecidos, esses micronutrientes também são necessários para manter os ossos, o cabelo e o feto saudáveis.
A maioria das pessoas pode atender às suas necessidades de cobalamina comendo carne vermelha, ovos e laticínios. Se você tiver dificuldade em atender às necessidades dessa vitamina, consulte seu médico para determinar o tipo de suplemento de que você precisa.