A sarna causa sintomas na forma de manchas vermelhas na pele que causam coceira, especialmente à noite. Todas as pessoas infectadas com sarna (sarna) devem ser tratadas imediatamente com medicamentos e tratamento médico porque essa condição pode se espalhar rapidamente.
Vários medicamentos para tratar a sarna
Uma infecção por ácaros da sarna (sarna) pode causar coceira incômoda. A coceira pode se tornar mais intensa, dificultando o sono. Especialmente se a pele com coceira continuar a ser arranhada. A pele com problemas corre até o risco de irritação.
Até agora, não existem medicamentos sem prescrição que tenham sido clinicamente comprovados para tratar a escabiose. Portanto, uma maneira eficaz de lidar com a sarna é consultar um dermatologista para obter uma receita de medicamentos que correspondam aos sintomas. Aqui está a lista.
Medicamento tópico para sarna
Os medicamentos tópicos na forma de pomadas e cremes são o tratamento inicial para a sarna ou sarna. Em geral, as pomadas atuam erradicando os ácaros da sarna que vivem na pele enquanto alivia a coceira.
Quase todos os medicamentos para sarna são aplicados à noite. O medicamento administrado deve conter um dos seguintes componentes.
1. Permetrina
A permetrina é um inseticida sintético que atua contra insetos microscópicos no corpo. Pomadas contendo 5% de permetrina são mais comumente prescritas por médicos para tratar a sarna.
Esta pomada é geralmente recomendada por médicos para ser aplicada uma vez por dia à noite durante 1-2 semanas. O uso da pomada não é priorizado apenas na pele acometida pelos sintomas da escabiose, mas também deve ser aplicado em todas as partes do corpo.
Para uma absorção ideal, tente evitar que a pomada que foi aplicada desapareça da superfície da pele por até 8 horas.
Este medicamento para sarna tem efeitos colaterais mínimos e não desencadeia uma reação alérgica após o uso. A pomada Permethin também é segura para mulheres grávidas e bebês com idade superior a dois meses.
2. Lindano
Este medicamento para sarna geralmente está disponível na forma de loção ou creme. Lindano é uma substância inseticida também conhecida pelo nome químico gama benzeno hexacloreto. A pomada de lindano atua atacando o sistema nervoso do ácaro parasita diretamente até que o ácaro morra.
De acordo com um estudo, A ação do lindano será mais eficaz após ser aplicado por pelo menos 6 horas na pele, e então o uso repetido uma vez na semana seguinte por até 14 horas. Em seguida, a pele manchada deve ser limpa imediatamente pela manhã.
Este medicamento não causa irritação na pele. No entanto, o lindano é perigoso para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como mulheres grávidas, bebês prematuros, pessoas infectadas com infecções, pessoas com obesidade e crianças.
3. Enxofre
O enxofre é o primeiro medicamento usado para tratar a sarna ou sarna. A sarna ou os medicamentos contra a sarna que contêm 5 a 10% de enxofre estão geralmente disponíveis na forma de pomada.
Ao contrário de outras pomadas de sarna, que são usadas apenas ocasionalmente, as pomadas contendo enxofre precisam ser aplicadas repetidamente. Aplique esta pomada para sarna em todas as partes do corpo após o banho por 2-3 dias seguidos.
Observe que você deve ter cuidado ao usar este medicamento. Isso porque essa pomada pode deixar manchas na roupa e tem um odor forte.
A pomada para sarna com enxofre só deve ser usada quando o paciente não tolera o uso de outros medicamentos tópicos. Esta pomada para sarna é altamente recomendada como uma opção alternativa para o tratamento da escabiose em crianças, bebês e mulheres grávidas.
Como se livrar da sarna para que a pele fique lisa novamente
4. Crotamiton
O medicamento, que contém até 10% de crotamiton, é usado como um medicamento alternativo se o medicamento anterior não funcionar. Normalmente, esse medicamento é vendido no mercado com o nome comercial Eurax.
Para o tratamento da sarna, este medicamento é seguro para uso em adultos. Por outro lado, para crianças, bebês e mulheres grávidas, como tratar a sarna com este medicamento não é eficaz o suficiente para superar os sintomas e, em vez disso, corre o risco de causar efeitos colaterais graves.
5. Pomada antibiótica
A coceira da sarna pode impedir que você se coçar, causando irritação na pele. A parte irritada da pele tende a ser suscetível a infecções por germes.
Se a sarna causou complicações na forma de outras doenças de pele devido à infecção bacteriana, você precisará de uma pomada antibiótica.
A pomada usada é a mupirocina, que também pode ser encontrada sob os nomes de Bactroban e Centany. Sua função é interromper o crescimento de espécies de bactérias Staphylococcus, estreptococos beta-hemolíticos ou Streptococcus pyogenes.
6. Pomada de corticosteróide
Uma pomada de corticosteroide pode ser prescrita por um médico se a coceira for intensa. Esta pomada é conhecida por ser eficaz na cura de inflamações. O médico irá prescrever uma pomada esteróide de menor potência, como a hidrocortisona.
Se esta dose for eficaz, você não precisa usar outras pomadas. Você também deve seguir as instruções de seu médico sobre como usar o medicamento para evitar os perigosos efeitos colaterais da pomada de corticosteróide, especialmente se usada por um longo tempo.
Nas primeiras semanas de tratamento, os sintomas geralmente pioram primeiro e, em seguida, melhoram gradualmente. No entanto, seguindo as regras de tratamento do médico, os sintomas da sarna podem desaparecer em alguns dias a 4 semanas.
Medicamento oral para sarna (bebida)
Se os medicamentos tópicos não tratarem a infecção da sarna em 4 a 6 semanas, podem ser necessários medicamentos orais. Os medicamentos orais geralmente são prescritos para sarna com crosta ou mais grave.
Os medicamentos orais geralmente demoram mais para eliminar a sarna.
1. Ivermectina
Os medicamentos orais contendo o antiparasitário ivermectina são geralmente administrados quando o paciente não apresenta qualquer alteração nos sintomas após receber o tratamento tópico inicial.
O uso do medicamento ivermecção pode ser combinado com pomada permetrina para eliminar de forma mais eficaz os sintomas da sarna.
Os comprimidos são geralmente tomados uma vez a cada duas semanas ou conforme orientação de um médico. Se os sintomas não melhorarem em duas semanas, o médico aumentará a dose.
O tratamento da sarna dessa forma é bastante seguro porque não tem efeitos colaterais significativos.
2. Anti-histamínicos
Depois que os ácaros que se escondem na pele desaparecem, a coceira geralmente persiste nas próximas semanas. Às vezes, essa coceira que piora pode dificultar o sono dos pacientes.
Para superar esse distúrbio, os médicos podem prescrever anti-histamínicos. Os anti-histamínicos são medicamentos anti-alérgicos que podem aliviar a coceira. Posteriormente, o médico prescreverá medicamentos anti-histamínicos, como a loradatina e a cetirizina, para que você se sinta mais confortável.
Remédio para sarna com ingredientes naturais
Além de medicamentos, também existem alguns ingredientes naturais que têm o potencial de aliviar sua condição.
Mesmo assim, se esses ingredientes funcionarem bem, lembre-se que seu uso não substitui o medicamento de um médico, mas apenas como coadjuvante no tratamento. Aqui está a lista.
Gel de aloe vera
Não apenas alivia os sintomas de queimaduras solares, o gel de aloe vera também pode reduzir a coceira causada pela sarna. Um estudo de 2009 publicado na pesquisa Phythotheraphy encontrou evidências de sua eficácia para a sarna.
A partir dos resultados do estudo, descobriu-se que o gel de aloe vera foi tão eficaz quanto o benzoato de benzila, que é comumente prescrito para tratar a sarna. Na verdade, estudos descobriram que não há efeitos colaterais quando uma pessoa é tratada com esse ingrediente.
Se você pretende experimentar, certifique-se de comprar gel de aloe vera puro sem quaisquer aditivos.
óleo de cravo
Pesquisa publicada na PLOS One mostra que o óleo de cravo é eficaz para matar a sarna. Este óleo tem propriedades antimicrobianas, anestésicas e antioxidantes que podem ajudar no processo natural de cicatrização da sarna.
No entanto, os testes efectuados ainda se limitam a amostras de sarna de animais, nomeadamente porcos e coelhos. Portanto, mais estudos em humanos são necessários para provar a eficácia do óleo de cravo.
Qualquer que seja o remédio natural que você escolher, você deve consultar primeiro o seu médico. Nem todos esses ingredientes são adequados para todas as peles, especialmente para quem tem alergia.
Vários tratamentos para manter a saúde da pele
O que fazer ao tratar a sarna
Além de usar drogas, você também tem que fazer outros tratamentos para manter a si mesmo e o ambiente limpos.
Às vezes, os ácaros ainda se agarram a itens que as pessoas infectadas usam com frequência, como roupas, roupa de cama ou cobertores.
Para corrigir isso, lave esses itens com água quente e detergente. Após a lavagem, deixe secar em temperatura alta ao sol por um longo tempo.
Além disso, os ácaros costumam se esconder em alguns móveis da casa, como tapetes, colchões ou sofás. Além disso, se o cômodo da casa for muito úmido e escuro, um lugar como este pode ser um lugar ideal para os ácaros se reproduzirem.
Portanto, limpe regularmente os móveis com um aspirador de pó e certifique-se de que a casa também tenha circulação de ar e luz solar suficientes.
Evite também o contato físico e use os mesmos itens para que a doença não se espalhe para outras pessoas.