O exercício é um método eficaz que você pode fazer para atingir a aptidão física. Um dos esportes que você pode praticar de forma fácil e barata é a ginástica. Não precisa de muitos equipamentos e pode ser feita em casa, a ginástica pode ser uma opção para você escolher. Existem vários tipos de exercícios que apresentam diversos benefícios e podem ser adaptados às suas necessidades.
Tipos de ginástica
O esporte ou esporte da ginástica foi competido pela primeira vez nas Olimpíadas modernas em 1896. Citado da página Olympic.org , a organização principal da ginástica mundial ou Fédération Internationale de Gymnastique (FIG) foi fundada em 1881. Isso a torna a mais antiga organização esportiva internacional do mundo.
Além dos vários tipos de ginástica que são praticados, existem também tipos de ginástica que você pode fazer na sua rotina diária e pode ser praticada facilmente para manter a forma física.
A seguir está uma explicação de vários tipos de exercícios, técnicas para fazer e seus benefícios.
1. Ginástica artística
A ginástica artística ou também conhecida como ginástica de solo é uma das formas de ginástica mais populares e amplamente praticadas. Este tipo de ginástica consiste principalmente na utilização de vários instrumentos de ginástica, bem como na utilização do solo para vários exercícios.
Na competição, este esporte se divide em ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Ambos podem ser feitos individualmente ou em equipes com diferentes números de ferramentas para meninos e meninas.
- Ginástica artística masculina: consiste em 6 ferramentas, ou seja, uma única cruz ( Barra horizontal ), barras paralelas ( barras paralelas ), cavalo de sela ( cavalo com alças ), pulseiras ( ainda toca ), mesa de salto ( salto ), e chão ( Exercícios no solo ).
- Ginástica artística feminina: consiste em 4 ferramentas, nomeadamente a barra transversal multinível ( barras desiguais ), trave de equilíbrio ( vigas de equilíbrio ), mesa de salto ( salto ), e chão ( Exercícios no solo ).
Embora as ferramentas e técnicas de ginástica utilizadas sejam diferentes, tanto a ginástica artística masculina quanto feminina enfatizam vários aspectos, como resistência, coordenação, força e bela coreografia.
2. Ginástica rítmica
A ginástica rítmica ou ginástica rítmica é a realização de vários movimentos ginásticos acompanhados por música, sem ou com vários apoios ginásticos. Os auxiliares de ginástica podem ser na forma de uma bola ( bola ), fita ( fita ), arco ( aros ), maça ( clube ), e string ( corda ).
Apenas atletas do sexo feminino competem na ginástica rítmica nas Olimpíadas. A ginástica rítmica pode ser realizada individualmente ou em equipe.
- As performances individuais são realizadas por meio de várias rotinas com 4-5 ajudas de ginástica.
- A equipe de atuação foi composta por 5 ginastas que se apresentaram duas vezes, sendo que todas as ginastas usaram maças e mais uma vez com 2 ginastas usando aros e 3 ginastas usando fitas.
Este esporte combina elementos de balé, acrobacia e o uso de ajudas de ginástica para mostrar agilidade, resistência e coordenação motora.
3. Ginástica de trampolim
A ginástica trampolim é um tipo de ginástica que utiliza um trampolim para ajudar a ginasta a pular até uma altura de cerca de 9 metros no ar. As partidas variam de saltos básicos a combinações de movimentos para ganhar o máximo de manobras e pontos possíveis.
O primeiro esporte de trampolim foi disputado nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, que contou com lutas individuais masculinas e femininas apenas. Em outros eventos, também há uma correspondência conhecida como trampolim sincronizado e dan mini trampolim duplo .
- Cama elástica individual. Jogos individuais em um trampolim.
- Trampolim sincronizado. Combate em equipe de 2 ginastas em 2 trampolins separados para realizar a mesma habilidade (sincronização) ao mesmo tempo.
- Mini-trampolim duplo. As partidas individuais em uma pequena cama elástica têm dois níveis, uma seção inclinada e outra plana. A ginasta corre e pula até o final do look, depois pula para o flat antes de descer para o tatame.
4. Poder caindo
Poder caindo ou caindo é o desenvolvimento do treinamento em trampolim combinado com velocidade e habilidade acrobática. As partidas podem ser jogadas individualmente ou em equipes.
Ao contrário dos trampolins comuns, poder caindo usando um pequeno trampolim disposto em uma trilha reta de 25 metros de comprimento. As ginastas farão duas séries, onde cada série demonstra oito habilidades.
Façam poder caindo adequadamente, as ginastas devem possuir força, equilíbrio corporal, coordenação e consciência espacial excepcionais.
5. Ginástica acrobática
A ginástica acrobática é um tipo de ginástica coletiva para homens e mulheres. Existem três tipos de movimentos acrobáticos: rotinas de equilíbrio - com foco na força, compostura e flexibilidade; rotinas dinâmicas - foco em arremessos, cambalhotas e recepções; rotinas combinadas - inclui equilíbrio e elementos dinâmicos.
Este tipo de ginástica apresenta semelhanças com a ginástica rítmica, nomeadamente utilizando a mesma arena e acompanhada por música. A diferença é que a ginástica acrobática não usa nenhuma ferramenta.
Este esporte é conhecido por sua capacidade de manobra e alto risco de lesões. A ginástica acrobática pode ser realizada por duas, três, até quatro pessoas em uma equipe com a composição:
- Par feminino (duas ginastas)
- Par masculino (dois ginastas masculinos)
- Pares mistos (ginasta masculina e ginasta feminina)
- Grupo feminino (três ginastas)
- Grupo masculino (quatro ginastas masculinos)
6. Aeróbica
O exercício aeróbico ou também conhecido como exercício aeróbio é um tipo de exercício que as pessoas comuns podem fazer sem a necessidade de habilidades especiais. Este exercício pode ser feito individualmente, em pares ou em grupos, sem o uso de equipamentos especiais.
Os movimentos dos exercícios aeróbicos geralmente enfatizam a força, a flexibilidade e a aptidão física. Como resultado, este exercício pode ser útil para ajudar a manter a resistência e a pressão arterial normal, para ajudar a perder peso.
Os vários benefícios dos exercícios para a saúde do corpo
Vários tipos de ginástica podem ser praticados por qualquer pessoa, incluindo crianças. Citado de Ginástica Victoria Alguns dos benefícios dos exercícios para a saúde do corpo são os seguintes.
- A prática regular de exercícios pode reduzir o risco de problemas de saúde, como asma, obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer.
- Alguns movimentos de ginástica podem aumentar a flexibilidade do corpo, por isso não é fácil se machucar.
- A ginástica é uma opção de estilo de vida saudável que tende a ser barata e fácil de fazer, onde também pode ser acompanhada por uma alimentação adequada e descanso.
- A ginástica pode melhorar a força muscular, o equilíbrio, os reflexos corporais e a concentração em adultos.
- Crianças e adolescentes que praticam ginástica podem melhorar a disciplina, aumentar o desenvolvimento de habilidades motoras e acelerar o aprendizado.
- Programas de exercícios podem melhorar a saúde mental e a qualidade do sono durante a gravidez, de acordo com estudos publicados Revista Taiwanesa de Obstetrícia e Ginecologia .
Para as pessoas comuns, fazer exercícios aeróbicos em casa por alguns minutos todos os dias é o suficiente para manter a forma corporal e evitar vários riscos de doenças.
No entanto, se você estiver interessado em tentar outros tipos de exercício, peça orientação e supervisão do instrutor para evitar o risco de lesões.