Medula espinhal: sua anatomia, função e doença

Definição de medula espinhal

O que é medula espinhal?

medula espinhal (espinhalcordão), ou também chamada de medula espinhal, é um conjunto de fibras nervosas que percorrem a coluna vertebral, que se estende da parte inferior do cérebro até a parte inferior das costas. Esta coleção de tecido é de fato relativamente pequena, pesando apenas 35 gramas e um diâmetro de cerca de 1 cm.

Embora pequeno, esse órgão desempenha um papel vital no sistema nervoso humano. Junto com o cérebro, a medula espinhal administra o sistema nervoso central que coordena as atividades humanas diárias, como mover-se, sentir dor ou outras sensações (quente e frio, vibração, pontiaguda e opaca), para controlar várias funções do corpo, como a respiração, pressão arterial ou batimento cardíaco.

No funcionamento do sistema nervoso central, o cérebro é o centro de comando do corpo. Já a medula espinhal é o caminho das mensagens enviadas pelo cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro. Além disso, a medula espinhal também é um centro de coordenação de ações reflexas do corpo que não dependem do cérebro.