A proteína inclui nutrientes necessários para o metabolismo e a saúde corporal. Esses nutrientes podem ser obtidos a partir dos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Na verdade, qual é a função da proteína e quais são as fontes desse nutriente?
Qual é a função das proteínas?
A proteína é um nutriente com a função principal de reparar o tecido celular para que ele funcione adequadamente. Esses nutrientes são encontrados em todo o corpo, incluindo ossos, pele, músculos e cabelo. Pode-se dizer que cerca de 20% do corpo humano é feito de proteínas.
Uma das funções mais importantes da proteína é produzir enzimas e hormônios para ajudar a manter a função das células e órgãos do corpo.
As enzimas atuam impulsionando reações químicas e a hemoglobina, que transporta oxigênio para o sangue, enquanto os hormônios mantêm o corpo saudável e dificultam a doença.
Além disso, a proteína também tem a função de construir células e tecidos do corpo, estimular o sistema imunológico e reparar células danificadas do corpo.
As proteínas consistem em blocos de construção chamados aminoácidos. Existem cerca de 20 tipos de aminoácidos, 9 dos quais são essenciais, enquanto os 11 restantes são não essenciais. Os aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo sem a necessidade de ingestão de alimentos.
Infelizmente, os aminoácidos produzidos pelo corpo não são essenciais, então você deve obtê-los de outras fontes para obter os aminoácidos essenciais.
Os nove aminoácidos essenciais consistem em:
- histidina,
- isoleucina,
- leucina,
- lisina,
- metionina,
- fenilalanina,
- treonina,
- triptofano e
- valina.
Você pode obter todos esses tipos com o consumo de alimentos que contêm proteína animal e vegetal.
As necessidades diárias de ingestão de proteínas de cada pessoa são diferentes. Normalmente, a adequação de proteína para mulheres é de 56-69 gramas por dia, enquanto os homens precisam de 62-66 gramas por dia.
No entanto, esta regra pode ser reajustada de acordo com a sua idade. As necessidades das crianças geralmente são menores do que as dos adultos.
De quais alimentos esses nutrientes podem ser obtidos?
Abaixo estão vários tipos de alimentos que você pode consumir como fonte de proteína, que são divididos em dois tipos, ou seja, proteína animal e proteína vegetal.
Fonte de proteína animal
Os aminoácidos na proteína animal são aminoácidos essenciais completos. Sua estrutura é quase semelhante à dos aminoácidos do corpo. Enquanto isso, as fontes alimentares de proteína vegetal não têm aminoácidos essenciais tão completos quanto os aminoácidos de proteínas animais.
Por isso, o melhor valor de absorção de aminoácidos é aquele que vem de fontes de alimentos de origem animal. Que alimentos de origem animal são bons para você comer?
1. Ovos de galinha
Os ovos são uma fonte de alimentos de origem animal que contêm vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e antioxidantes. Um ovo de galinha contém 6 gramas de proteína e 78 calorias.
2. Frango magro e carne bovina
Peitos de frango são muito fáceis de cozinhar, desde que você os cozinhe bem. O teor de proteína em um peito de frango sem pele é 53 gramas, enquanto a carne bovina é de 22 gramas.
3. Queijo cottage
Este tipo de queijo é feito com leite de vaca e tende a ser muito pobre em gordura e calorias. Este queijo contém cálcio, fósforo, selênio, vitamina B2 e vitamina B12. Uma xícara de queijo cottage com 2% de gordura contém 27 gramas de proteína e 194 calorias.
4 iogurte e leite
Iogurte e leite são alimentos deliciosos, com textura macia e ricos em nutrientes. 170 gramas de iogurte contém 17 gramas de proteínas e 100 calorias. Já uma xícara de leite com 1 por cento de gordura contém 8 gramas de proteína.
5. Atum
O atum tem baixo teor de gordura e calorias, por isso é bom comer. Como outros peixes, o atum contém nutrientes ricos em ácidos graxos ômega-3. Em 1 onça de atum contém 30 gramas de proteínas e 157 calorias.
Fonte de proteína vegetal
Nada menos do que as fontes de alimento obtidas de animais, as fontes de proteína vegetal de plantas como soja, feijão e várias outras nozes também têm muitas funções.
As fontes de proteína vegetal têm a função de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, manter o peso e reduzir o risco de doenças cardíacas. De onde você pode obter esse nutriente?
1. Amêndoas
As amêndoas são um dos tipos mais populares de nozes porque contêm nutrientes importantes, incluindo fibras, vitamina E, manganês e magnésio. O conteúdo de proteína nas amêndoas é de 6 gramas por 1 onça.
2. Trigo
O trigo também é o alimento mais saudável porque contém muitas fibras boas, magnésio, manganês, vitamina B1 e vários outros nutrientes. O teor de proteína contido no trigo cru é de 13 gramas e 303 calorias.
3. Lentilhas
As lentilhas são uma fonte alimentar nutritiva com 18 gramas de proteínas por xícara, proporcionando uma ingestão de 230 calorias. Além disso, as lentilhas são uma boa fonte de fibras e minerais como ferro, fósforo, tiamina e folato.
4. Brócolis
O brócolis é um vegetal que contém 2,8 gramas de proteína em cada xícara. Além disso, o brócolis é rico em vitamina C e vitamina K, que podem reduzir o risco de câncer.
O que acontece quando o corpo carece de proteínas?
Conforme explicado acima, esse macronutriente tem muitos benefícios para o corpo. Se o corpo carece de proteínas, podem surgir vários problemas de saúde.
Você pode ficar doente com mais facilidade. Porque, quando você não ingere proteínas, a produção de glóbulos brancos diminui. Como resultado, o corpo se torna mais suscetível à infecção por germes e vírus que transmitem doenças.
Além disso, a falta dessa substância também fará com que a ferida demore mais para cicatrizar. Isso pode acontecer porque a proteína é necessária para curar células danificadas e construir novos tecidos e pele.
Além disso, a deficiência desse nutriente pode causar problemas de pele seca, unhas opacas e quebradiças, alterações na textura do cabelo e que caem com mais facilidade.
7 tipos de proteínas no corpo e cada função
Na verdade, algumas pessoas apresentam edema. O edema é o acúmulo de líquido nos tecidos e cavidades do corpo, causando inchaço.
Essa condição ocorre porque a proteína que deveria ajudar a regular e manter o equilíbrio de fluidos no corpo não está disponível. Esse inchaço geralmente ocorre no abdômen, mãos, tornozelos e pés.
Depois de saber como as proteínas importantes funcionam no corpo, você deve atender às suas necessidades diárias. Mas, novamente, o cumprimento da nutrição deve ser feito com moderação, sem ser excessivo.
O excesso de proteína também pode ser perigoso. Uma dieta rica em proteínas que contém muita carne vermelha e grandes quantidades de gordura saturada aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins, doenças cardíacas e câncer de cólon.
Portanto, consuma alimentos ricos em proteínas em quantidades que atendam às necessidades do seu corpo.