Causas de manchas claras aquosas com coceira nas mãos •

Manchas claras e aquosas que aparecem nas mãos são irritantes. Além da coceira desagradável, essa condição também pode tornar os dedos feios. Embora não seja perigoso, você não deve subestimar a aparência de manchas transparentes de água nas mãos que causam coceira. Porque essa condição pode ser um sinal de que você tem um problema médico mais sério.

Vamos lá, saiba mais sobre as causas do aparecimento de manchas claras e aquosas nas mãos e como lidar com elas na revisão a seguir.

Causas de manchas claras e aquosas nas mãos que coçam

Manchas claras aquosas com coceira são parte de uma doença chamada dermatite disidrótica (disidrose). Essa condição é bastante comum e pode ser experimentada por qualquer pessoa indiscriminadamente. No entanto, pessoas com menos de 40 anos tendem a experimentar essa condição com mais facilidade do que aqueles que entram nos idosos.

A dermatite disidrótica causa coceira de intensidade leve a grave. Algumas pessoas até reclamam de coceira acompanhada por uma sensação de queimação na pele. Isso dificulta o sono e a realização de atividades diárias.

Pontos claros e cheios de água podem se abrir e se espalhar para áreas próximas, como as costas da mão. Essa condição também pode causar feridas abertas na pele. A boa notícia é que essa condição geralmente não será transmitida a outras pessoas.

As causas do aparecimento da dermatite disidrótica variam de fatores genéticos a fatores ambientais, conforme abaixo.

  • Sob estresse.
  • Mudanças nas condições ambientais, como clima quente ou frio.
  • Tem alergia a certos metais, como níquel, ouro, prata e cobalto.
  • Tem uma infecção fúngica ou bacteriana na pele.
  • Sudorese excessiva das mãos ou pés.
  • Muito tempo na água.

Mesmo que não seja perigoso, não leve essa condição levianamente

Na verdade, existem muitas condições médicas que apresentam sintomas semelhantes aos da dermatite disidrótica. Por exemplo, pulgas d'água, alergias / irritantes a detergentes, herpes e muitos mais. Por isso, se os sintomas que você experimenta são muito perturbadores, você deve consultar imediatamente um especialista em pele e genitais (Sp. KK). O dermatologista genital fará um exame para determinar a causa do aparecimento de manchas claras e aquosas nas mãos, que causam coceira.

Além de examinar pessoalmente o estado da sua pele, o médico também pode recomendar vários outros testes. Por exemplo, exames de sangue, exames de urina e exames de imagem. Todos esses exames são apenas para ajudar os médicos a estabelecer um diagnóstico. Dessa forma, o médico pode determinar qual tratamento é mais adequado para sua condição.

Opções de tratamento para esta condição

Manchas aquosas claras nas mãos que causam coceira podem ser tratadas com medicamentos e também com remédios caseiros. Aqui estão as opções de tratamento que você pode fazer para aliviar a dermatite disidrótica.

Remédios caseiros

  • Evite o contato com qualquer coisa que possa irritar a pele, como sabonete, xampu e outros produtos químicos domésticos.
  • Sempre lave as mãos depois de comer, de usar o banheiro e de tocar em instalações públicas que possam conter muitos germes.
  • Use um hidratante regularmente, especialmente depois de lavar as mãos e tomar banho.
  • Use luvas ao fazer trabalhos que tenham potencial para piorar a resiliência, por exemplo, ao lavar pratos, lavar motos, lavar carros ou esfregar.
  • Certifique-se de não tomar banho por mais de 10 minutos e evite banhos quentes.
  • Não quebre o elástico, deixe secar sozinho.

Tratamento com medicamentos

  • Tome medicamentos anti-histamínicos para reduzir a coceira.
  • Usando uma pomada de esteróide de baixa dosagem, como a hidrocortisona, aplique uma camada fina na área que coça.

Vários medicamentos acima podem ser comprados em farmácias ou drogarias sem a necessidade de resgatar uma receita médica. No entanto, use o medicamento de acordo com as regras indicadas na embalagem. Não hesite em perguntar diretamente ao seu médico ou farmacêutico se não compreender as regras de utilização.

Se você fez os vários métodos acima e sua condição não melhora, consulte imediatamente um dermatologista e um ginecologista.