Você pode ter experimentado várias bolhas na pele. As bolhas com água ou pus costumam doer, especialmente se tocadas acidentalmente. Por causa disso, as bolhas na pele costumam deixar você desconfortável durante as atividades.
O que é uma bolha na pele?
A pele escaldada é uma condição de ferida que causa a formação de bolhas circulares cheias de fluido. Como já mencionado, o fluido nessas bolhas pode ser água ou pus. Às vezes, as bolhas também podem conter sangue.
Um tipo de ferimento aberto é causado pelo contato da pele com uma superfície quente, como um silenciador ou ferro de passar. As bolhas também podem ser causadas ao esfregar a pele contra uma superfície rígida e áspera, como esfregar o calcanhar com um sapato muito apertado.
Além disso, as causas do aparecimento de bolhas também incluem:
- irritação, pode ser de fricção na pele, produtos químicos e temperaturas muito quentes ou frias,
- reações alérgicas, por exemplo dermatite de contato quando a pele entra em contato com alérgenos de certos produtos químicos ou plantas,
- doenças infecciosas, incluindo impetigo, herpes, varicela ou vírus coxsackie,
- outras doenças de pele, como dermatite herpetiforme, penfigóide bolhoso e pênfigo vulgar, bem como
- certos medicamentos, como ácido nalidíxico ou furosemida, porque esses medicamentos podem causar uma reação na pele, como bolhas.
O aparecimento de bolhas causa desconforto durante as atividades, principalmente porque deixa a pele dolorida e com coceira.
Como tratar a pele com bolhas?
A maioria das bolhas cicatriza sozinha em uma a duas semanas, especialmente se forem pequenas. Não esmague as bolhas, apenas deixe que explodam sozinhas.
Em vez de remover as bolhas, o tratamento visa protegê-las da exposição a objetos ao seu redor e prevenir infecções nas feridas.
Para lidar com bolhas, você deve fazer as coisas abaixo.
- Use almofadas para proteger a pele ao redor da bolha contra bolhas. Corte as almofadas em formato de rosquinha com um orifício no centro e, em seguida, aplique-as na pele ao redor da bolha. Em seguida, cubra a ferida com um curativo frouxo.
- Mantenha a área da bolha limpa e coberta. Assim que a bolha estourar, limpe a área com água e sabão.
- Aplique vaselina para manter a pele úmida.
Quando a bolha murchar, não remova a camada de pele que envolveu a bolha. Isso ocorre porque essa camada protegerá a pele em carne viva durante o processo de cicatrização.
As bolhas podem precisar ser rompidas se forem grandes e interferirem com o movimento da área corporal afetada. Quebrar essas bolhas não deve ser descuidado, se você não tem certeza de fazer isso sozinho, é melhor pedir ajuda a um médico.
Outros ingredientes para ajudar a curar a pele com bolhas
Aparentemente, existem vários ingredientes que podem ajudar a curar a pele com bolhas. Aqui estão alguns ingredientes que você pode experimentar.
1. Gel de aloe vera
O gel de aloe vera tem sido amplamente utilizado como um dos tratamentos caseiros que podem tratar vários problemas de pele, inclusive para tratar bolhas.
Tudo isso graças às suas propriedades antiinflamatórias, que podem inibir a inflamação, de modo que se acredita que ele alivia a pele inchada, vermelha, ferida e queimada.
O efeito hidratante e que proporciona sensação de resfriamento logo após a aplicação na pele com bolhas também ajuda a acelerar o processo de cicatrização.
Você pode usar o gel de aloe vera que é retirado diretamente da planta ou que é um produto que contém aloe vera.
2. Use creme de vitamina E
A vitamina E é conhecida como uma vitamina para a pele graças às suas propriedades que são boas para a beleza e a saúde da pele. A vitamina E desempenha um bom papel na aceleração da cicatrização das células da pele feridas, evitando a formação de tecido cicatricial.
Se consumir alimentos e bebidas que contenham vitamina E não for suficiente, você pode usar um creme com vitamina E para restaurar a pele com bolhas.
3. Mergulhe em chá verde
Não é novidade se a planta do chá verde tem boas propriedades antiinflamatórias para acelerar o processo de cicatrização de feridas. Nesse caso, você pode usar saquinhos de chá verde, primeiro fervendo-os em água fervente.
Se necessário, adicione bicarbonato de sódio para fortalecer suas propriedades anti-sépticas. Deixe a decocção esfriar, molhe um pano em chá verde e aplique na pele com bolhas.
4. Aplique óleo de rícino
Óleo de castor (óleo de castor) é um óleo essencial que pode promover a cicatrização do tecido cutâneo lesionado. Inclusive como forma de tratar bolhas. Esfregue óleo de rícino na pele com bolhas antes de ir para a cama e observe o efeito no dia seguinte.
Se houver risco de irritação, misture óleo de rícino com solvente ou óleo veicular. Não se esqueça de experimentar primeiro em uma parte do corpo para descobrir o efeito em sua pele.
Previne pele escaldada
Na verdade, bolhas na pele não são um problema sério de pele. No entanto, o efeito que irrita a pele pode certamente interferir em suas atividades. Portanto, faça o seguinte.
- Use meias e sapatos limpos que caibam nos pés. Sapatos muito apertados podem causar atrito, o que pode causar bolhas.
- Mantenha os pés secos usando pó para reduzir a transpiração.
- Use roupas soltas que absorvem a umidade quando estiver fazendo atividades físicas extenuantes. Evite roupas de algodão, pois esse material pode causar atrito e irritação.
- Quando suas mãos acidentalmente tocarem em uma superfície muito quente, aplique imediatamente vaselina ou aloe vera para um efeito de resfriamento.
Se você ainda tiver dúvidas sobre bolhas, consulte um dermatologista.