9 sintomas de dor no fígado a serem observados |

O fígado ou as funções do fígado digerem os alimentos e purificam o corpo de substâncias tóxicas. Quando ocorre lesão hepática, os sinais certamente podem interferir na saúde. Então, quais são os sintomas da doença hepática?

Sintomas comuns de doença hepática

Geralmente, a doença hepática, especialmente em seus estágios iniciais, não apresenta sinais e sintomas óbvios. No entanto, é possível que a lesão hepática possa ser caracterizada por certas condições.

Aqui estão alguns sinais de doença hepática dos quais você precisa estar ciente. O motivo é que, quanto mais cedo os distúrbios da função hepática forem tratados, maior será a chance de cura que eles terão.

1. Icterícia

Um dos sintomas comuns de doença hepática é icterícia ou icterícia icterícia . A icterícia é uma doença em que as membranas dos olhos e da pele ficam amarelas. Isso ocorre quando os níveis do pigmento biliar (bilirrubina) aumentam dramaticamente no sangue.

Altos níveis de bilirrubina podem ser desencadeados por inflamação, problemas com as células do fígado e bloqueio dos dutos biliares. Além disso, a icterícia também pode ser causada pela degradação dos glóbulos vermelhos e tende a ocorrer em recém-nascidos.

É por isso que a icterícia costuma ser o primeiro sinal de doença hepática e, às vezes, o único sinal dessa doença.

2. Dor abdominal superior

Existem muitas doenças que podem desencadear dores na parte superior, uma das quais é a doença hepática. A dor abdominal superior é o sintoma mais comum experimentado por pacientes com doença hepática devido à localização do fígado ao redor da área.

Embora não desencadeie dor com muita frequência, existem vários tipos de doença hepática que são o cérebro por trás dessa dor abdominal, a saber:

  • abscesso, o pus que se acumula ao redor do fígado provoca dor,
  • hepatite e dor desencadeante na parte superior do abdômen,
  • hepatite alcoólica por consumir muito álcool danifica o fígado e causa dor, e
  • aumento do fígado devido ao câncer, que pode causar desconforto abdominal.

Se a dor de estômago for acompanhada de amarelecimento da pele e das membranas dos olhos, consulte imediatamente um médico para tratamento médico.

3. Fadiga

A fadiga é um sintoma comum freqüentemente experimentado por pacientes com doença hepática, especialmente hepatite, como resultado de vírus e consumo excessivo. No entanto, a sensação de cansaço não é um sinal da gravidade da doença hepática.

Isso ocorre porque os sintomas da doença hepática não são sentidos por todas as pessoas. Alguns pacientes com doença hepática podem se sentir muito cansados, enquanto outros podem não se sentir da mesma maneira.

Além disso, a fadiga pode estar associada a outros problemas de saúde, como anemia e dieta inadequada. Isso torna difícil para os médicos determinarem se a fadiga experimentada é devida a uma doença hepática ou a outros problemas de saúde.

As causas mais comuns de dor no estômago direito

4. barriga inchada

Alguns de vocês podem sentir que o estômago inchado ou distendido é causado por comer demais. Na verdade, a barriga inchada pode ser um sinal de doença hepática.

Isso ocorre porque o inchaço abdominal pode ser causado por ascite. Ascite é o acúmulo de líquido na cavidade abdominal devido ao vazamento de líquido do fígado e dos intestinos. Essa condição costuma ser um sintoma de doença hepática e pode causar estômago inchado.

Além disso, o abdômen inchado às vezes também causa dor e falta de ar. No entanto, lembre-se de que a condição também pode ser um sinal de outros problemas de saúde, por isso nem sempre pode ser causada por uma doença hepática.

5. A cor da urina fica escura

Se você perceber que a cor da urina está ficando escura ou marrom, é possível que isso seja um sintoma de doença hepática. Por que é que?

Mudanças na cor da urina para escuro freqüentemente ocorrem devido à presença de bilirrubina ou mioglobina na urina.

A bilirrubina é um composto que decompõe a hemoglobina e outros compostos. Geralmente, o fígado digere a bilirrubina e a envia ao ducto biliar. Dos ductos biliares, a bilirrubina entra no intestino delgado ou é armazenada na vesícula biliar.

Quando o fígado está inflamado, danificado ou os dutos biliares estão bloqueados, a bilirrubina não consegue sair do fígado. Como resultado, o nível de bilirrubina no sangue também aumenta e sai dos rins.

É por isso que as pessoas com hepatite ou cirrose costumam ser caracterizadas por urina de cor escura.

6. Hemorróidas ou pilhas

Outro sintoma de doença hepática que você precisa estar atento são as hemorróidas (hemorróidas). O motivo é que os pacientes com cirrose hepática correm o risco de desenvolver hemorróidas. Isso pode ocorrer porque a cirrose do fígado causa inchaço das veias do reto ou das veias varicosas.

Esses vasos sanguíneos inchados podem ocorrer sem constipação e podem desencadear sangramento, bem como outras complicações.

Além disso, o acúmulo de líquido no estômago ou ascite também pode aumentar o risco de hemorróidas. A razão é que o excesso de líquido no estômago que o faz inchar pode pressionar os vasos sanguíneos, o que pode resultar em interrupção do fluxo sanguíneo.

7. Cor pálida do intestino

Assim como a urina, a mudança na cor das fezes para tornarem-se claras também é causada pela bilirrubina. Quando o fígado libera bilirrubina nas fezes, elas geralmente são de cor marrom.

Se suas fezes forem cor de argila ou pálidas, você pode ter uma infecção hepática causada pela produção ou saída da bile. Além disso, as pessoas que apresentam icterícia também costumam ser caracterizadas por uma cor pálida das fezes.

Os sintomas de doença hepática podem ser causados ​​pelo acúmulo de substâncias químicas da bile no corpo. Além disso, existem várias outras causas relacionadas à doença hepática que podem alterar a cor das evacuações, tais como:

  • cirrose biliar primária,
  • hepatite alcoólica, e
  • hepatite viral.

8. Fácil hematoma

Para aqueles de vocês que frequentemente descobrem que sua pele está machucada, embora nunca caia, talvez seja necessário ter cuidado. Porque hematomas fáceis também podem ser um sinal de doença hepática devido ao consumo excessivo de álcool.

O abuso de álcool é um importante fator de risco para doenças hepáticas, como cirrose. À medida que a lesão hepática progride, o fígado pode parar de produzir proteínas que auxiliam no processo de coagulação do sangue.

A coagulação sanguínea prejudicada pode facilitar a formação de hematomas, o que também pode estar acompanhado de outras condições, como:

  • comichão na pele,
  • fadiga,
  • pés inchados, até
  • icterícia.

9. Outros sinais de lesão hepática

Além dos sintomas de doença hepática mencionados acima, existem várias condições que também podem ser um sinal de lesão hepática, como:

  • diminuição do apetite,
  • nausea e vomito,
  • pele pálida,
  • anemia,
  • facilmente confundido, até
  • diarréia.

Se você sentir um ou mais dos sintomas mencionados e não diminuir, consulte imediatamente um médico.

Quanto mais cedo você começar o tratamento, maiores serão as chances de cura. Também visa reduzir o risco de insuficiência hepática permanente, que pode exigir tratamento para toda a vida.