Existem condições que fazem com que as mulheres grávidas se sintam desconfortáveis durante a gravidez, uma das quais é a dor abdominal. As mulheres grávidas sentirão uma dor incomum e diferente da dor normal de estômago. Existem várias causas de dor abdominal durante a gravidez que você precisa saber. A seguir, uma explicação completa sobre como lidar com a dor de estômago durante a gravidez.
A dor abdominal durante a gravidez é normal?
Citando a American Pregnancy, dor de estômago durante a gravidez é uma coisa normal. Esta condição está incluída no processo de mudanças corporais devido ao crescimento do feto no útero.
Como o útero continua a se expandir para abrir espaço para o feto, isso pode colocar pressão sobre os músculos, articulações e vasos sanguíneos. Isso pode causar desconforto ou dor no estômago.
É claro que a dor abdominal durante a gravidez não é algo com que se preocupar e não prejudica a saúde da mãe e do feto.
As mulheres grávidas costumam sentir dor na parte superior do abdômen, especialmente quando o útero está ficando maior. Além disso, as cólicas estomacais também são a queixa mais comum das mulheres grávidas.
No entanto, sob certas condições, existem várias causas de dor abdominal durante a gravidez que precisam ser vigiadas porque podem ser um sinal de um problema sério.
Causas leves de dor abdominal durante a gravidez
Dor de estômago durante a gravidez jovem ou velha pode ser causada por condições leves e graves. Aqui estão algumas causas de dor abdominal leve durante a gravidez:
1. Gás estomacal
O gás que se acumula no estômago durante a gravidez pode fazer com que as mulheres grávidas se sintam desconfortáveis e tenham dor de estômago.
Os gases estomacais geralmente são causados por níveis elevados do hormônio progesterona, que pode fazer com que os músculos do trato digestivo descansem.
Quanto mais esse hormônio é liberado pelo corpo, mais lento o trato digestivo funcionará. Isso faz com que os alimentos fiquem no intestino grosso por mais tempo e causa gases.
Além disso, a gravidez cada vez maior também pode causar gases no estômago.
Por quê? Isso ocorre porque o útero em crescimento pode colocar pressão adicional sobre os órgãos, fazendo com que o sistema digestivo também funcione mais lentamente.
2. Constipação
A dor abdominal durante a gravidez também pode ser causada por problemas digestivos devido a alterações hormonais durante a gravidez. Além disso, as causas da constipação durante a gravidez são:
- Beber menos
- Coma menos alimentos fibrosos
- Menos ativo
- Os efeitos colaterais de pílulas de ferro ou pílulas para aumentar o sangue,
As condições acima podem causar prisão de ventre em mulheres grávidas. A constipação pode, então, fazer com que as mulheres grávidas se sintam enjoadas ou com cólicas estomacais.
3. Contrações de Braxton-Hicks
São falsas contrações comuns em mulheres grávidas, mas não se preocupe porque são diferentes daquelas quando você deseja dar à luz.
As contrações de Braxton-Hicks parecem um aperto nos músculos abdominais, de modo que o estômago fica mais tenso ou mais firme. Enquanto isso, as contrações quando você deseja dar à luz são mais fortes e mais dolorosas e duram mais.
Quando mulheres grávidas sentirem contrações de Braxton-Hicks, tente beber mais água. Isso pode ajudar a acalmá-lo.
4.Dor no ligamento abdominal (dor no ligamento redondo) durante a gravidez
É uma dor aguda e penetrante da parte inferior do abdômen até a virilha. Geralmente é sentido por apenas alguns segundos e vivenciado por mulheres grávidas no segundo trimestre da gravidez.
Existem dois ligamentos que vão do útero à virilha. A função desses ligamentos é apoiar o útero. À medida que o útero aumenta e se estica, os ligamentos também se esticam.
Essa condição faz com que as mulheres grávidas sintam dores agudas no abdômen, na pelve ou na virilha. Os movimentos corporais de mulheres grávidas, como mudar de posição, espirrar e tossir, podem fazer você se sentir dor no ligamento redondo .
Causas graves de dor abdominal durante a gravidez
Além das causas leves, existem alguns fatores graves que provocam dores de estômago durante a gravidez. Como:
1. Gravidez ectópica
Esta é uma gravidez que se desenvolve fora do útero e não pode progredir e requer tratamento médico.
Quando as mulheres grávidas têm uma gravidez ectópica, elas podem sentir uma dor insuportável no estômago. Você também pode ter sangramento intenso entre as semanas 6 a 10 de gravidez.
Consulte um médico imediatamente se sentir isso porque uma gravidez ectópica precisa de tratamento imediato.
2. Aborto espontâneo
O aborto espontâneo é comum porque o bebê não está se desenvolvendo adequadamente. No momento do aborto espontâneo, as mulheres grávidas apresentam dores abdominais e cólicas, sangramento e dor no meio do abdômen de vez em quando.
Alguns outros sinais de aborto são dores nas costas, contrações a cada 5-20 minutos e sangramento intenso.
Citando o NHS, o aborto pode ocorrer antes das 24 semanas de gestação.
3. Descolamento da placenta
Esta é uma condição em que a placenta se separa do útero antes do nascimento do bebê. Dor abdominal que dura muito tempo e é dolorosa pode ser um sintoma de descolamento prematuro ou descolamento prematuro da placenta.
Alguns outros sintomas de descolamento prematuro da placenta, nomeadamente ruptura do líquido amniótico acompanhada de sangue e dor nas costas.
4. Infecção do trato urinário
Esse problema pode ocorrer durante a gravidez e pode ser a causa de dores abdominais durante a gravidez.
Se você sentir dor ou dor na parte inferior do abdômen seguida de dor ao urinar, é possível que tenha uma infecção do trato urinário em mulheres grávidas.
Você deve consultar um médico imediatamente se sentir isso, porque se não for controlado, pode causar complicações.
5. Pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é caracterizada por dor abdominal durante a gravidez na parte superior (sob as costelas do lado direito).
Outros sinais de hipertensão na gravidez, náuseas, vômitos, visão turva, inchaço das mãos e rosto. Normalmente, esse problema ocorre após 20 semanas de gestação.
6. Nascimento prematuro
Se as mulheres grávidas sentirem dores abdominais incomuns quando a idade gestacional é inferior a 37 semanas, isso pode ser um sinal de que o bebê está prematuro.
Você precisa ir ao hospital imediatamente se sentir dores de estômago insuportáveis e persistentes.