Opções alimentares para quem sofre de osteoartrite -

A osteoartrite é um tipo bastante comum de artrite. Essa inflamação causa uma variedade de sintomas perturbadores que geralmente requerem medicação para tratá-la. No entanto, os medicamentos para osteoartrite por si só não são suficientes para tratar esta doença. Pessoas com osteoartrite também precisam equilibrá-la com certos alimentos para ajudar a superá-la.

Quanto à implementação dessa dieta, as pessoas com osteoartrite precisam estar atentas aos alimentos que são bons para comer e aos que devem ser evitados. Confira este artigo para saber mais sobre esses alimentos.

Lista de alimentos recomendados para pessoas com osteoartrite

Não foi comprovado que os alimentos curam a osteoartrite. No entanto, certos alimentos podem reduzir a inflamação, fortalecer os ossos, estimular o sistema imunológico e manter o peso, o que pode ajudar a controlar a osteoartrite e seus sintomas.

A seguir está uma lista de alimentos que têm essa função, portanto, são frequentemente recomendados para consumo por pessoas com osteoartrite:

1. Salmão

O salmão contém ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor nas articulações, bem como encurtar a duração da rigidez articular matinal, que é comumente experimentada por pessoas com osteoartrite. Você pode comer salmão duas vezes por semana para obter esses benefícios.

Além do salmão, outros tipos de peixe também contêm ácidos graxos ômega-3, portanto, podem ser outras opções para você, como atum, cavala e arenque.

2. Mirtilos

Bagas, incluindo mirtilos, são um dos alimentos recomendados para pessoas com osteoartrite. Um estudo publicado na revista Nutrients em 2019 afirmou que o consumo diário de mirtilos pode ajudar a reduzir a dor, rigidez e dificuldade com as atividades, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas com osteoartrite do joelho.

Diz-se que esse tipo de fruta contém compostos antioxidantes que protegem o corpo da inflamação e dos radicais livres, que podem danificar células e órgãos.

3. laranja

Uma variedade de frutas cítricas, incluindo laranjas, toranjas ou limas, são ricas em vitamina C, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e manter as articulações saudáveis ​​em pessoas com osteoartrite. Você pode obter esses benefícios consumindo frutas cítricas frescas ou fazendo um suco para ser consumido todas as manhãs.

4. Vegetais verdes

As folhas verdes, incluindo brócolis, espinafre, alface, repolho, couve e outros, contêm vitamina K, que desempenha um papel na formação de ossos e cartilagem. Além disso, o brócolis também contém compostos de sulforafano que podem ajudar a prevenir e retardar a progressão da osteoartrite.

Portanto, vegetais verdes podem ser uma boa escolha alimentar para pessoas com osteoartrite. Para obter esses benefícios, você pode comer esses vegetais verdes todos os dias.

5. Chá verde

Não apenas para pessoas com artrite reumatóide (AR), o chá verde também pode ser uma boa bebida consumida por pacientes com osteoartrite. Isso ocorre porque esse tipo de bebida contém polifenóis, compostos antioxidantes que reduzem a inflamação e os danos nas articulações.

6. Alho

O alho e vários outros tipos de cebola, como cebola e alho-poró, podem ser um dos alimentos recomendados para pessoas com osteoartrite. Estudos mostram que pessoas que comem regularmente esses alimentos têm menos sinais e sintomas de osteoartrite.

Isso pode acontecer porque o composto dissulfeto de dialila presente no alho pode limitar as enzimas destruidoras da cartilagem nas células humanas.

Além dos mencionados acima, vários outros alimentos também são bons para pessoas com osteoartrite. Esses alimentos são:

  • Leite desnatado e laticínios
  • Azeite
  • Cereais e pães e grãos inteiros
  • Lagosta
  • Nozes
  • Grãos

Lista de restrições alimentares para pessoas com osteoartrite

Além de comer os alimentos recomendados, você também precisa evitar alimentos que podem realmente agravar a inflamação nas articulações. Alguns alimentos que devem ser evitados por pessoas com osteoartrite, a saber:

1. Alimentos ou bebidas açucaradas

Alimentos com alto teor de açúcar, como bolos, chocolate, refrigerantes ou mesmo sucos de frutas com adição de açúcar, devem ser evitados em pessoas com osteoartrite. O motivo é que o açúcar pode desencadear a liberação de citocinas, que são pequenas proteínas que carregam sinais inflamatórios no corpo.

Como resultado, a inflamação nas articulações vai piorar. Para obter um sabor doce nos alimentos, você pode substituir o conteúdo de açúcar por adoçantes naturais, como o mel.

Além disso, também é necessário verificar o rótulo do alimento embalado que você vai comprar. Evite alimentos embalados com alto teor de açúcar, que podem ter vários nomes e terminar com a sílaba indonésia “ose” ou “osa”, como frutose ou sacarose.

2. Alimentos ricos em sal

Embora delicioso na língua, esse alimento contém muito sódio, por isso se torna um tabu alimentar para pessoas com osteoartrite. Níveis elevados de sódio fazem com que as células do corpo retenham água. Como resultado, o inchaço nas articulações vai piorar e o risco de lesões nas articulações aumentará.

Para aplicar uma dieta de sal aos alimentos, use especiarias. Adicione mais alho, páprica, pimenta ou um pouco de lima ou limão ao seu cozimento.

3. Alimentos ricos em gordura saturada

Batatas fritas, donuts, hambúrgueres e comida comida sem qualidade Outros são ricos em gordura saturada. Os compostos químicos resultantes da fritura dos alimentos podem aumentar o colesterol no corpo, agravando a inflamação.

Esses alimentos também tendem a fazer com que você ganhe peso, o que aumentará a pressão sobre as já problemáticas articulações dos joelhos. além do mais comida sem qualidade, alguns alimentos ricos em gordura saturada, nomeadamente carne vermelha e produtos lácteos gordurosos.

4. Alimentos que contêm ácidos graxos ômega 6

Todos os nutrientes nutrirão o corpo se os níveis forem equilibrados. Um deles são os ácidos graxos ômega 6, que desempenham um papel na formação das células e previnem a inflamação. Se os níveis forem excessivos, em vez de prevenir a inflamação, esses ácidos graxos pioram a inflamação.

Esses ácidos graxos são geralmente encontrados em diversos tipos de óleos, como milho, cártamo, girassol, soja e óleos vegetais e produtos alimentícios feitos a partir desses óleos.

Além dos alimentos acima, existem vários outros alimentos que precisam ser tabu para pessoas com osteoartrite, a saber:

  • Alimentos que contêm gorduras trans, como alimentos fritos, salgadinhos processados, alimentos congelados e manteiga.
  • Carboidratos refinados, como pão ou biscoitos de farinha branca, arroz branco, batatas instantâneas e cereais de carboidratos refinados.
  • Os alimentos contêm MSG.
  • Álcool.