Gosta de jogar o lixo com cuidado? Você está em risco de contrair esta doença

O hábito de jogar lixo não só pode colocar em risco a saúde ambiental, como o perigo de inundações. Na verdade, a saúde física humana também pode ser problemática devido ao lixo espalhado por toda parte. Quais são os perigos de jogar lixo para a saúde?

Os perigos de jogar lixo

Lixo ou resíduos, como restos de comida, plástico, cigarros e papel, devem ser descartados no lixo. Porque, senão, o lixo vai se acumulando tanto que apodrece e espalha um cheiro ruim. Pilhas de lixo podre também podem atrair moscas, o que terá um impacto negativo na saúde do corpo.

O lixo contém bactérias causadoras de doenças

O lixo que se acumula e é espalhado por toda parte, especialmente restos de comida, geralmente apodrece e se torna um terreno fértil ideal para germes. Se moscas, baratas ou ratos tocarem no lixo e acidentalmente tocarem também as mãos humanas, isso se torna uma forma de transmitir germes do lixo para outras pessoas. Imagine se uma mosca ou barata que simplesmente se empoleirou em uma pilha de lixo pousasse em sua comida. Obviamente, sua comida está contaminada com germes. Consumi-lo o tornará acometido de várias doenças

Aqui estão algumas doenças que ocorrem devido ao lixo:

  • Hepatite A

O vírus da hepatite A pode ser transmitido através do lixo. Este vírus causa disfunção hepática aguda. A propagação do vírus da hepatite A ocorre devido à contaminação de alimentos e água, que são consumidos por pessoas saudáveis.

  • Disenteria

A disenteria é uma inflamação do intestino que causa diarreia com sangue ou muco. A diarreia em si é caracterizada por evacuações frequentes, moles ou líquidas. Essa condição é causada por amebas e bactérias encontradas no lixo espalhado.

Bactérias causadoras de disenteria também podem ser transferidas para humanos após contato direto com bactérias nas fezes (por exemplo, por não lavar bem as mãos após defecar). Essas bactérias também podem ser transmitidas por meio de alimentos e bebidas contaminados ou nadando em águas poluídas. Esta doença é altamente contagiosa. Se não for tratada imediatamente, a disenteria pode causar desidratação grave com risco de vida.

  • Salmonelose

A Salmonelose é uma doença causada pela infecção pela bactéria Salmonella no estômago e intestinos. A maioria dos pacientes com infecções leves se recupera em 4-7 dias sem tratamento. A transmissão pode ocorrer quando as pessoas comem alimentos contaminados com bactérias (como comer no mesmo restaurante). Algumas pessoas com diarreia aguda são internadas no hospital para administração de soro intravenoso e antibióticos.

A maioria dos pacientes com Salmonelose vive em ambientes pobres e poluentes, e a maioria deles está perto de um ambiente cheio de lixo por toda parte. Portanto, a qualidade da higiene alimentar pode aumentar o risco de intoxicações alimentares e outras infecções. Além disso, você também corre um alto risco de contrair salmonelose se entrar em contato com uma pessoa infectada.

  • praga bubÔnica

Esta doença é causada por bactérias Yersina pestisia transmitido por ratos e outros roedores. Geralmente, a peste bubônica se espalha em áreas onde o ambiente é densamente povoado e certamente apresenta um baixo nível de higiene, ou seja, o lixo está espalhado por toda parte. As complicações da doença desses ratos podem levar à meningite e até à morte.

Observe que esta doença não é transmitida apenas por ratos. Animais como coelhos, cães, gatos com pulgas que foram infectados com a peste bubônica podem ser uma fonte de transmissão de doenças. A transmissão ocorre se você tiver contato direto ou for mordido pelo animal.

  • Dengue

A Febre Hemorrágica da Dengue (DHF) é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue transmitido por mosquitos Aedes aegypti. A febre hemorrágica da dengue costumava ser chamada de doença "quebra óssea" porque às vezes causa dores nas articulações e nos músculos, fazendo com que os ossos pareçam estalados.

Os mosquitos da dengue geralmente se reproduzem em poças de lixo que são jogadas descuidadamente. Portanto, é melhor que o lixo não seja descartado ao acaso, mas sim enterrado para evitar a formação de ninhos de mosquitos.

O lixo também pode envenenar a água do rio, que é usada como fonte de água limpa para uso diário

O hábito de jogar lixo pode fazer com que o lixo se acumule em rios ou riachos. Como resultado, o ecossistema será danificado. Os animais que lá vivem e a qualidade da água podem ser poluídos se houver acúmulo de lixo. Sem falar no fluxo do rio entupido devido ao lixo que está causando outros desastres.

Existem vários problemas de saúde que surgem quando alguém consome água de um rio poluída. Algumas dessas doenças incluem:

  • Cólera . Esta doença é causada por bactérias Vibrio cholerae quando você consome água ou alimentos contaminados com fezes de uma pessoa que tem essa doença. Você também pode pegar cólera se lavar os alimentos com água contaminada. Os sintomas incluem diarreia, vômitos, cólicas estomacais e dores de cabeça.
  • Amebíase , ou diarreia turística, é causada por amebas que vivem em águas poluídas. Essa ameba causa infecção do intestino grosso e do fígado. Os sintomas incluem diarreia com sangue e muco, que pode ser leve ou muito grave.

Evite jogar lixo nas seguintes dicas

Bem, agora você conhece os perigos do lixo para o meio ambiente e a saúde. De agora em diante, pare imediatamente com esse mau hábito e passe para uma forma mais segura de gerenciar resíduos.

A seguir estão algumas dicas simples que podem ajudar a reduzir a quantidade de lixo sem ter que jogá-lo sem cuidado:

  1. Evite desperdício . Quanto mais produtos domésticos você compra, mais lixo cria. Portanto, compre alimentos ou produtos domésticos suficientes e escolha produtos com embalagens mais simples.
  2. Reuso . Para reduzir a quantidade de lixo, você pode reutilizar itens que não são mais usados. Por exemplo, transformar latas usadas em vasos de plantas ou cofrinhos, ou transformar roupas velhas em trapos ou capachos.
  3. Reciclando . Use itens usados ​​que ainda podem ser usados ​​e recicle-os em novos itens que sejam econômicos e úteis. Por exemplo, transformar uma cesta ou sacola de uma coleção de embalagens de café, resíduos de jornais em papel reciclado e assim por diante.
  4. Fazer composto . Em vez de queimar lixo e causar poluição do ar, transforme restos de comida e folhas em composto para suas plantas.
  5. Descarte o lixo de maneira adequada . Em vez de correr para queimá-lo, jogue o lixo em um aterro sanitário. Na verdade, agora existem muitos locais que facilitam a reciclagem de plásticos domésticos em produtos domésticos mais úteis.