A manutenção da saúde e higiene dos órgãos genitais deve ser feita sempre. Vocês gostam de verificar seus próprios órgãos genitais? Até agora, o que se encontra com frequência são informações sobre como examinar a vagina ou a mama para saber mais sobre o câncer e identificar sinais de doenças sexualmente transmissíveis. Na verdade, os homens também são aconselhados a autoexaminar os testículos. É necessário descobrir se o câncer testicular ou outros problemas testiculares estão presentes o mais cedo possível. Hmm, como você verifica seus testículos?
Passos para examinar os testículos você mesmo
Ao contrário do pênis, a maioria dos testículos masculinos tem o mesmo tamanho. Porém, é possível que alguém tenha um testículo maior que o outro. Também é possível se o testículo de um ficar mais baixo do que o do outro.
Os testículos devem ser macios, sem protuberâncias ou protuberâncias. Parece sólido, mas não duro. Ao segurá-lo, você pode sentir a veia mole atrás do testículo, geralmente chamada de epidídimo. Aqui estão algumas maneiras de verificar você mesmo a saúde dos testículos.
1. Sinta a forma ao verificar
Examine cada testículo em um momento diferente. Tente sentir como é a 'forma'. Isso significa que você deve se lembrar de sua forma ao segurá-lo, para saber exatamente se há uma diferença ao verificar novamente. Por que você deve examiná-los individualmente e separadamente de outras partes do pênis? A razão é para que você possa realmente distinguir a forma de cada testículo e reconhecer quaisquer sinais incomuns.
2. Verifique após o banho
Você pode verificar à noite, após um banho quente. Por que é que? Isso ocorre porque o escroto está relaxado e macio. Então você pode sentir isso bem. Tente segurar os testículos com um pouco mais de força, mas ainda relaxados. Imagine que você está segurando um filhote, nem muito solto, nem muito apertado.
3. Faça isso na frente do espelho
Isso permite que você veja e lembre-se com mais clareza, se houver um problema com os testículos. Quando você sente que algo não está certo, pode ver imediatamente como fica no vidro. Se houver algo não natural, você pode consultar um médico imediatamente.
4. Faça um movimento circular
Use os dedos ou polegares de ambas as mãos e, em seguida, faça um movimento circular em um testículo. Identifique se há um caroço ou inchaço semelhante a um grão de arroz incrustado em seu testículo. Se houver, lembre-se ou anote os detalhes do problema para monitorar as mudanças que ocorrem. Essas alterações podem incluir um caroço aumentado, uma sensação de formigamento ou mesmo um novo caroço. Também é importante lembrar o quão grande e claro é o caroço. Consulte imediatamente um médico para consulta.
5. Preste atenção a quaisquer sensações estranhas
Se sentir dor, coceira, sensação de peso ou formigamento, fique alerta e consulte um médico. Alguns homens têm alta sensibilidade nos testículos. Tanto a sensibilidade ao toque quanto à temperatura. Você pode reconhecer seu próprio corpo, se de fato a sensação for diferente do normal. Não hesite em consultar imediatamente um médico.
Também deve ser observado quando você sentir dor ao urinar, caminhar, dormir, até mesmo durante o sexo. O diagnóstico de um médico é necessário para o problema.
6. Verifique também o escroto
O escroto pode se parecer mais com a pele do resto do corpo, com menos rugas e pelos. Coloque a mão sobre o escroto e veja se há alguma sensação áspera, escamosa, descolorida, erupção cutânea, vermelhidão ou outra sensação incomum.
Quais são as características a serem observadas?
Ao fazer suas próprias verificações, fique atento. Aqui estão os sinais que você deve observar.
- A presença de inchaço ou caroços dentro e fora dos testículos
- Mudanças no tamanho do testículo
- Mudanças na forma dos testículos
- Mudanças na sensação nos testículos
Quais condições nos testículos devem ser observadas?
O câncer de testículo não é comum, mas não significa que seja impossível. Mas também existem algumas condições em que você deve permanecer vigilante, como:
- Cisto. Não é perigoso, mas é uma coleção anormal de fluido.
- Varizes. Não é impossível que as veias varicosas sejam encontradas no escroto. Cerca de 10 a 15 por cento dos homens passam por isso.
- Hematocele. Coágulos sanguíneos causados por trauma ou lesão nos testículos ou escroto.
- Infecção epididimal.