As injeções anticoncepcionais para homens podem não ser amplamente conhecidas, quando comparadas a outras opções anticoncepcionais, como preservativos e vasectomia. Na verdade, as opções de contraceptivos masculinos são muito poucas em comparação com os anticoncepcionais femininos, ou seja, não menos do que dez tipos de anticoncepcionais. No entanto, as injeções anticoncepcionais para homens são seguras e realmente eficazes na prevenção da gravidez? Confira a seguinte revisão.
Esta injeção anticoncepcional para homens é segura?
Um estudo publicado em Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism em 2016 testou com sucesso a eficácia e segurança do uso de anticoncepcionais injetáveis para homens.
Os resultados deste estudo indicam que o uso de anticoncepcionais injetáveis para homens é bastante eficaz em manter a produção de esperma no nível de um milhão por mililitro ou menos em 24 semanas para 274 participantes neste estudo. É administrado a cada 8 semanas.
Isso significa que a eficácia do uso de injeções anticoncepcionais na prevenção da gravidez pode chegar a 96 por cento se aplicado continuamente.
Agora, um método patenteado de contracepção na forma de injeções KB para homens chamado RISUG ou a abreviatura de Reversible Inhibition of Sperm Guidance foi patenteado.
As injeções anticoncepcionais para os homens são consideradas muito promissoras porque são eficazes para ajudar a prevenir a gravidez.
Este método anticoncepcional não contém hormônios, pode ser interrompido e pode ser eficaz por até 10 anos de uso.
RISUG foi patenteado em três países, nomeadamente Índia, China e América. Enquanto isso, um método anticoncepcional na forma de injeções de KB também está sendo lançado na América, chamado Vasalgel.
Esta injeção de KB é quase semelhante ao método de esterilização, ou seja, uma vasectomia. No entanto, um pouco diferente de uma vasectomia, essa injeção anticoncepcional não é permanente.
Portanto, este método anticoncepcional pode ser a escolha certa para você.
Mesmo assim, você deve consultar seu médico antes de decidir usar qualquer método anticoncepcional.
Como as injeções anticoncepcionais funcionam para os homens?
Embora ainda não tenha sido lançado na Indonésia, é uma boa ideia entender como essa injeção anticoncepcional funciona.
O objetivo é que, quando essa injeção anticoncepcional for finalmente lançada na Indonésia para evitar a gravidez do lado masculino, você já saiba como usá-la.
É claro que, antes de receber essa injeção de KB, você receberá primeiro um anestésico local.
Depois disso, esse método anticoncepcional usará um gel de polímero que é injetado nos dutos deferentes ou dois tubos que transportam os espermatozoides dos testículos para o pênis.
Este gel de polímero afetará o gel que adere à parede interna do ducto deferente.
Enquanto isso, o fluxo de esperma que entra pelos canais deferentes será destruído por este gel de polímero na cabeça e na cauda da célula espermática.
No entanto, se você deseja usar anticoncepcionais injetáveis como método anticoncepcional, realmente não precisa se preocupar.
A razão é que este anticoncepcional injetável pode ser descontinuado. Você só precisa pegar uma seringa cheia de água e bicarbonato de sódio para dissolver o gel de polímero até que ele saia do ducto deferente.
Além disso, o uso desta injeção anticoncepcional não causou certos efeitos colaterais.
Além das injeções de KB, existem outras opções anticoncepcionais para homens
Além da contracepção injetável, os homens realmente têm uma variedade de outros métodos contraceptivos masculinos.
Aqui estão alguns dos métodos anticoncepcionais mais comuns que você pode escolher para evitar a gravidez.
1. Preservativo
Um dos anticoncepcionais mais usados pelos homens são os preservativos. Você só precisa usá-lo durante a relação sexual com um parceiro.
Existem muitos tipos de preservativos que você pode escolher de acordo com suas necessidades, com base no tamanho, forma, textura e muito mais.
Além de ajudar você e seu parceiro a prevenir a gravidez, o uso de preservativo também ajuda a evitar a transmissão de doenças venéreas a partir da atividade sexual com seu parceiro.
Se você quiser usar preservativo, certifique-se de colocá-lo corretamente.
2. Contraceptivos hormonais
Na verdade, assim como acontece com as injeções de KB para homens, o uso de anticoncepcionais hormonais para homens ainda está em fase de teste.
No entanto, se bem-sucedida, a contracepção hormonal pode ser uma opção para os homens.
Os anticoncepcionais hormonais são planejados para usar o hormônio testosterona para reduzir o número de produção de esperma.
O princípio é que, quando o corpo tem uma quantidade excessiva de testosterona proveniente da contracepção hormonal, o cérebro reduz automaticamente a produção de testosterona no corpo, resultando na redução da produção de esperma.
Além disso, não se espera que este contraceptivo afete o desejo sexual, a capacidade de obter uma ereção ou de atingir o pico do orgasmo.
Acredita-se que este contraceptivo hormonal seja 95% eficaz na prevenção da gravidez. Mesmo assim, essa ferramenta pode ter alguns efeitos colaterais.
Portanto, se a qualquer momento você puder utilizá-lo, certifique-se de consultar primeiro o seu médico.
3. Pílulas anticoncepcionais para homens
Não só as pílulas anticoncepcionais para mulheres, aparentemente também existem pílulas anticoncepcionais para os homens. Uma das pílulas anticoncepcionais que também está sendo testada na Indonésia se chama Gendarussa.
As pílulas anticoncepcionais que não contêm esse hormônio atuam enfraquecendo a capacidade do espermatozóide de fertilizar um óvulo, destruindo uma enzima encontrada na cabeça do esperma.
Mesmo assim, a eficácia do uso da pílula de Gendarussa ainda é incerta.
4. Vasectomia
Outro método que você pode usar além das injeções anticoncepcionais para homens é a vasectomia. Um desses métodos de esterilização pode ser usado pelos homens como método contraceptivo apenas se eles não quiserem mais ter filhos.
Sim, este método é permanente para prevenir a gravidez em você e em seu parceiro. No entanto, esse método não faz com que os homens se tornem menos apaixonados por sexo.
Além disso, os homens ainda podem ter uma ereção, ejacular e atingir o pico do orgasmo. Só que os homens não podem mais ter filhos porque o sêmen que eles produzem não contém esperma.
Consulte um médico para a seleção da contracepção
Dos vários métodos anticoncepcionais disponíveis, os anticoncepcionais injetáveis para homens são um dos novos tipos de anticoncepcionais.
Claro, você ainda pode estar confuso sobre como usá-lo, é seguro para sua condição e várias outras questões.
Por esse motivo, a tomada de decisões sobre o método anticoncepcional certo para o seu estado de saúde não pode ser feita sozinha.
É mais sensato que esta decisão seja acompanhada por um médico. O médico o ajudará a verificar sua condição e a encontrar o melhor contraceptivo masculino para sua saúde.
Não se decida sobre o método anticoncepcional certo para você.
O uso de métodos anticoncepcionais, como os anticoncepcionais injetáveis para homens, deve ser realizado em consultório médico ou hospital, de modo que seu uso também deve ser feito sob a supervisão de um médico.