Alguns casais preferem não usar preservativos durante as relações sexuais porque reduzem a satisfação sexual. Os preservativos são uma forma de contracepção e proteção mais fácil de obter a preços acessíveis.
Alguns casais sabem que os preservativos têm uma função importante. Mas também há casais que se recusam a usá-lo, alegando que não é agradável durante o sexo.
No entanto, é verdade que o uso de preservativos pode reduzir o prazer durante o sexo?
O efeito do uso de preservativos na satisfação sexual
Os preservativos são anticoncepcionais feitos de látex, usados para prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
Os preservativos são criados de forma a acomodar o sêmen durante a ejaculação e evitar que o sêmen entre na vagina.
Embora possa ser obtido em qualquer lugar, há casais que se recusam a usar preservativo durante as relações sexuais.
Um estudo da Emory University revelou que um terço dos homens perdeu a ereção depois de usar preservativo.
Os resultados deste estudo tendem a ser tendenciosos, pois esconde a importante mensagem de fazer sexo com segurança.
Quanto a outros estudos publicados na revista Arch Sex Behav descrever o efeito dos preservativos e a satisfação sexual.
Este estudo envolveu 115 participantes do sexo feminino e masculino que se dispuseram a preencher um questionário sobre satisfação sexual durante os 3 meses anteriores com o uso de preservativo.
Os resultados mostram que os homens preferem fazer sexo sem usar preservativo. As mulheres neste estudo também expressaram a mesma coisa.
No geral, o estudo descobriu que as pontuações dos homens em satisfação sexual diminuíram mais do que as mulheres.
Neste tópico, as mulheres experimentaram uma diminuição de 8% na satisfação sexual com o uso de preservativos, enquanto 30% diminuíram nos homens.
Por meio dessa pesquisa, é inegável que o uso de preservativos de látex pode reduzir a satisfação sexual, pois limita o toque direto (tátil) na pele.
Voltando à função do preservativo em si, os casais precisam perceber que o preservativo é uma medida preventiva da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis. Principalmente em casais com HIV.
Para que o sexo continue delicioso quando com proteção
Usar camisinha toda vez que você faz sexo também é uma forma de se acostumar a desfrutar do sexo usando camisinha.
A seleção adequada de preservativos é necessária para minimizar o desconforto.
Escolha um preservativo com o tamanho certo. Não use um preservativo com um tamanho muito grande, pois o preservativo pode se soltar quando usado.
Enquanto isso, os preservativos muito pequenos podem ser danificados com facilidade. Preservativos com o tamanho certo apoiam o seu trabalho funcionalmente.
A maioria dos preservativos é feita de látex. Se você tem alergia ao látex, tente escolher um preservativo com os seguintes ingredientes.
- Poliuretano: feito de plástico e como alternativa aos preservativos com um material mais fino que o látex
- Poliisopreno: tem quase a mesma textura do látex, mas é mais macio e flexível que o poliuretano
- Pele de cordeiro: feito de uma membrana encontrada no intestino das ovelhas, de textura macia. No entanto, este preservativo não é capaz de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis.
Evite também usar preservativo antes da ejaculação, porque ele pode permitir que o sêmen saia e flua para a vagina durante o sexo. Use um preservativo imediatamente antes de penetrar.
Há uma variedade de produtos de preservativos com cada recurso. Você precisa concordar com seu parceiro, que tipo de camisinha você quer usar.
Existem preservativos com materiais grossos e finos. Ambos têm a mesma função em impedir que o sêmen vaze para a vagina.
Embora existam estudos que mencionam que o uso de preservativos pode reduzir o prazer sexual do parceiro, escolher o preservativo certo pode ser uma solução.
Pelo menos a escolha de um preservativo adequado pode fazer com que o sexo seja confortável e apoiar os dois a atingirem o orgasmo.