Dentes rachados, quais são as causas e como superá-los?

Você já, ao mastigar, de repente sentiu uma dor nos dentes? Imediatamente a dor vai embora e você a ignora. Em caso afirmativo, para que você não tenha um dente rachado. A dor de dente rachado geralmente não dura muito, tende a ir e vir. Confira abaixo quais são as causas e como lidar com os dentes trincados!

Várias causas de dentes quebrados

Qualquer parte do dente pode estar rachada e não ser visível a olho nu. Na verdade, a causa exata da cárie dentária não foi determinada.

No entanto, acredita-se que vários fatores podem causar dentes rachados, tais como:

  • Mastigar alimentos duros como cubos de gelo, nozes ou doces.
  • Um acidente que acerta sua boca com força.
  • Hábito de ranger os dentes.
  • Aplique pressão excessiva, mas os dentes não são fortes o suficiente para segurar.
  • Ocorrência de doença gengival que torna os ossos porosos. Isso também pode ser a causa de dentes quebrados, pois eles podem sofrer fraturas radiculares.
  • Exposição à camada mais externa dos dentes (e-mail) devido a alimentos muito quentes e bebidas muito frias.
  • Perda de muitas partes da estrutura dentária devido ao uso de grandes obturações.

Embora possa não ser visível a olho nu, a condição de um dente rachado pode atingir a polpa, o tecido mole do dente que contém os nervos e os vasos sanguíneos do dente. A pressão firme sobre o dente, como quando você mastiga, abre a rachadura e irrita a polpa.

É por isso que seus dentes se tornam mais sensíveis a temperaturas extremas de alimentos ou bebidas. Então, quando você para de mastigar, a pressão sobre os dentes desaparece, mas é substituída pela dor de fechar a rachadura.

Tipos de causas de dentes rachados

Os dentes geralmente não racham apenas.

Lançado pela American Association of Endodontists, esse problema dentário também tem tipos que você precisa saber. As seguintes causas e tipos de fraturas dentárias, como:

1. Linhas de mania

Referido como linhas de mania porque é uma fissura super pequena no dente. No entanto, você precisa prestar atenção porque esse tipo de fratura dentária é indolor e não requer nenhum tratamento.

Essas rachaduras geralmente ocorrem no esmalte ou na camada externa do dente, que é relativamente forte.

2. Cúspide fraturada

Esse tipo e a causa da fratura do dente geralmente ocorrem na área do dente que foi obturado. Não há necessidade de se preocupar porque afirma-se que não afeta a polpa dentária.

A polpa é o centro mole do dente onde estão localizados os nervos, o tecido conjuntivo e os vasos sanguíneos. Então, esse tipo de dente rachado também não causa dor.

3. Esmagar até a linha da gengiva

Aparentemente, até os dentes podem rachar com linhas verticais longitudinais. Esse tipo de problema de fratura dentária também é temido por ser alongado e se estender até a linha da gengiva.

É por isso que você precisa de um tratamento odontológico, como extração.

4. Dentes divididos

A causa desse tipo de fratura dentária é quando a rachadura se move da superfície abaixo da linha da gengiva. Se a fratura for tão extensa, o que pode acontecer é que o dente não pode ser salvo.

5. Fratura de raiz vertical

Ao contrário dos tipos anteriores de fraturas dentárias, as rachaduras começam abaixo da linha da gengiva e sobem. Você também deve ter cuidado porque o dente pode infeccionar e exigir extração ou extração de dente.

6. Rachaduras devido a raízes inclinadas

Rachaduras na superfície dos dentes podem ser mais óbvias. No entanto, esse tipo de fratura ocorre abaixo da linha da gengiva e até mesmo sob a mandíbula.

Freqüentemente, a extração do dente é a única maneira de lidar com isso.

Dentes rachados muitas vezes são invisíveis a olho nu

Essas rachaduras que podem parecer apenas um fio de cabelo são difíceis de ver a olho nu. Se você se sentir desconfortável ao mastigar, certamente terá dificuldade em determinar qual parte do dente está causando a dor.

Portanto, é uma boa ideia verificar seus dentes imediatamente se sentir dor sempre que mastigar alimentos continuamente. As rachaduras podem ser mais óbvias, quando o médico realiza Varredura três dimensões de dentes fraturados.

Como tratar dentes rachados?

O tratamento para um dente rachado geralmente varia, dependendo do tamanho da rachadura e de onde ela ocorre. No entanto, você também pode tomar medidas para prevenir problemas de cárie dentária, como:

  • Evite mastigar alimentos muito duros.
  • Manter a higiene dental para que a resistência dos dentes seja mantida. Escove os dentes duas vezes ao dia e use fio dental.
  • Visite o dentista a cada 6 meses.
  • Use um protetor de dente se você tiver uma condição de esmerilhamento.
  • Quando você sentir uma rachadura repentina no dente, enxágue-o com água morna.
  • Compressas frias se as bochechas ficarem inchadas.
  • Tome analgésicos como o ibuprofeno.

Além disso, para superar o problema da irritante cárie dentária, é necessário realizar tratamentos que somente um médico pode fazer, como:

Vínculo

O médico usará resina plástica para preencher as lacunas do dente rachado. É provável que esse procedimento restaure a aparência e a função dos dentes como deveriam.

coroa dentária

Normalmente, o procedimento para tratar a causa da fratura dentária é a utilização de uma coroa dentária. As coroas dentárias são feitas de porcelana ou cerâmica especial para cobrir problemas com os dentes, fazendo com que pareçam dentes novos.

Se bem cuidada, a coroa durará por toda a vida.

Tratamento de canal radicular

Se a rachadura for muito extensa à polpa e até mesmo quebrar, o médico recomendará um tratamento de canal.

Este tratamento de canal radicular não apenas remove a polpa danificada, mas também evita que a infecção cause a rachadura do dente.

Extraindo dentes

A extração ou extração de um dente também pode ser usada como um tratamento que será realizado por um médico quando seu dente estiver rachado. Isso pode ser feito quando a estrutura do dente, os nervos e as raízes estão muito danificados.