7 reações de autodefesa quando você está em uma situação negativa

Na vida, todos encontrarão vários problemas. Começando com problemas bastante triviais, como lidar com engarrafamentos, até grandes problemas, como passar por um fracasso, divórcio ou perder um ente querido. As dificuldades que você enfrenta podem oprimir sua mente ou se sentir ameaçado.

Assim como seu corpo reage para se proteger quando você está em perigo, sua alma também possui um sistema especial para se defender diante de uma situação perigosa. Inconscientemente, você construirá imediatamente mecanismos de autodefesa para que sua vida não seja perturbada por ameaças ou perigos externos.

Cada um tem sua própria maneira de se proteger. Existem aqueles que descarregam suas emoções nas pessoas mais próximas, mas também existem aqueles que realmente se ocupam com o trabalho para que possam esquecer suas preocupações. Então, qual método você costuma usar quando está estressado ou tendo problemas? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.

Mecanismos de autodefesa do ponto de vista psicológico

O mecanismo de autodefesa foi desenvolvido pela primeira vez por um pai e um filho austríacos cujos nomes são bastante perfumados no reino da psicologia. Essas duas pessoas são Sigmund Freud e Anna Freud. Segundo esse pai e filho, quando você se depara com uma situação difícil ou desconfortável, sua mente precisa de uma certa forma de escapar das emoções que surgem. Isso acontece porque os humanos sempre evitam instintivamente sentimentos negativos, como tristeza, raiva, decepção, vergonha e medo. Além disso, você também não deve liberar emoções negativas na sociedade e no ambiente social.

É nessa hora que sua mente formará um mecanismo de autodefesa. Os mecanismos de autodefesa funcionam para dissipar sentimentos desagradáveis ​​ou fazer com que eventos e experiências desagradáveis ​​sejam melhores. Sua mente ativará este modo de autodefesa automaticamente, que está além de sua consciência e controle.

No entanto, essas emoções não desaparecem completamente de sua mente. Você só pode suprimi-lo ou substituí-lo. Portanto, o mecanismo de autodefesa não é uma forma de resolver problemas, mas simplesmente a reação natural da alma aos problemas.

Diferentes tipos de reações psicológicas para autodefesa

Desde que o mecanismo de autodefesa foi desenvolvido por Sigmund Freud e sua filha, muitos outros especialistas contribuíram com teorias para complementar os vários tipos de autodefesa. Aqui estão sete dos mecanismos de autodefesa mais amplamente encontrados e estudados.

1. Negação ( negação )

A pessoa que está em negação sabe que o que está fazendo é errado ou prejudicial, mas usa várias desculpas para torná-lo aceitável. Por exemplo, o problema do vício do fumo. Em vez de admitir e mudar o hábito, ele negou o problema ao pensar: "Ah, só fumo quando estou sob muito estresse".

2. Repressão

Quando uma pessoa sente que determinada situação ou conflito está fora de seu controle, ela opta por esquecê-lo ou simplesmente não admiti-lo. Um exemplo de repressão é quando você perde alguém muito próximo a você. Em vez de aceitar a realidade e se sentir solitário, você presume que a pessoa ainda está viva. Outro exemplo é uma mãe que está grávida fora do casamento. Ela optou por entregar seu filho para outra pessoa adotar e não queria admitir que tinha dado à luz e tido filhos.

3. Regressão

Este mecanismo é caracterizado pelo retrocesso do estado psicológico de uma pessoa aos dias de sua infância. Quando você fica nervoso com medo de ser repreendido por seu chefe, pode até chorar como uma criança. Ou, se você não ama, não quer sair do quarto para ir para a faculdade ou trabalhar. Você só quer se enroscar o dia todo na cama abraçando sua boneca favorita.

4. Projeção

Para se defender de sentimentos, pensamentos ou emoções que você acha difícil de aceitar, você projeta esses sentimentos nas outras pessoas. Por exemplo, você não gosta do seu colega de trabalho, embora tenha que trabalhar com ele todos os dias. Então, você realmente sente que é o seu parceiro que não gosta de você, e não o contrário. Como outro exemplo, você não tem certeza sobre o seu amante, mas tem medo de deixá-lo. Para isso, você projeta essa dúvida no seu melhor amigo, acusando-o de não apoiar o seu relacionamento com o seu amante.

5. Racionalização

Tentar racionalizar um pensamento, palavra ou ação que você sabe que está errado é uma forma de mecanismo de autodefesa. A título de ilustração, você sempre chega atrasado ao escritório e acaba sendo repreendido por seu chefe. Para evitar culpa ou vergonha, você raciocina que sua casa fica longe do escritório e está sempre presa no trânsito. Na verdade, você pode sair mais cedo do que o normal para não se atrasar, mas sempre acorda tarde.

6. Sublimação

A sublimação ocorre quando você descarrega emoções negativas em coisas positivas. Por exemplo, você acabou de ter uma grande briga com seu parceiro. Para liberar a raiva e o ressentimento, você busca atividades úteis, como cortar a grama. Mesmo que a impressão seja positiva, você está na verdade apenas sedento de expressar o desejo de destruir ou destruir algo. Esse tipo de mecanismo de autodefesa é bastante comum na sociedade.

7. Desvio ( deslocamento )

Em contraste com a sublimação, onde você está procurando uma saída para emoções positivas, a diversão na verdade o faz procurar objetos que podem se tornar alvos para suas emoções negativas. Por exemplo, quando você não consegue cumprir as metas de trabalho. Você também voltará para casa com a decepção e se tornará violento batendo portas, gritando com parentes ou dirigindo de forma imprudente. Essa forma de mecanismo de autodefesa também é comumente experimentada pelas pessoas.

LEIA TAMBÉM:

  • Usando hipnoterapia para curar trauma psicológico
  • "Ops .. Escorregou!" Compreendendo o trabalho do cérebro nos bastidores
  • Cuidado, o estresse devido ao trabalho pode encurtar a vida