A depressão é um transtorno de humor. Se não for tratada, pode fazer com que uma pessoa se machuque e até tente o suicídio. Além disso, essa doença mental também pode levar uma pessoa a se comportar compulsivamente, o que pode levar ao vício. Então, como lidar com a depressão?
Como lidar com a depressão com cuidados médicos e medicamentos
A depressão faz com que a pessoa continue a se sentir triste e perca o interesse pelas coisas que antes gostava. Além disso, outros sintomas de depressão que podem ocorrer incluem ansiedade, afastamento da vida social, dores no corpo e distúrbios do sono.
Todos esses sintomas podem interferir na vida de quem sofre. Portanto, uma maneira poderosa de superar a depressão é seguir o tratamento médico. Isso inclui tomar medicamentos antidepressivos e fazer psicoterapia.
Como lidar com a depressão naturalmente
Além de contar com os cuidados de um médico, existem muitas atividades que podem ajudá-lo a suprimir os sintomas de depressão, incluindo:
1. Exercite-se regularmente
Pessoas com depressão tendem a relutar em ser ativas. Mesmo assim, você deve fortalecer a intenção de começar a se exercitar, como se exercitar. O objetivo, claro, é combater a depressão que você tem. A razão é que os exercícios proporcionam benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardíacas que podem ocorrer devido ao forte estresse.
O site Harvard Health Publishing também menciona os benefícios dos exercícios para pessoas com depressão, como melhorar a qualidade do sono, reduzir a pressão arterial e melhorar o humor.
Os exercícios de alta intensidade podem liberar endorfinas que o deixam mais feliz. Enquanto isso, exercícios regulares de baixa intensidade podem estimular a liberação de proteínas neurotróficas.
A presença dessa proteína faz com que as células nervosas cresçam e façam novas conexões para que a função cerebral aumente. Todos esses efeitos tornam os exercícios uma forma poderosa de lidar com a depressão.
Existem muitos tipos diferentes de exercícios para pessoas com depressão, incluindo dança, corrida, caminhada rápida, ioga ou ciclismo. Faça esta atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos todos os dias.
2. Aplicar uma dieta saudável e consumir alimentos nutritivos
A depressão também pode afetar o apetite do sofredor. Eles podem comer demais ou simplesmente não comer. Essa condição faz com que as pessoas com depressão experimentem perda ou ganho de peso descontrolado. É claro que isso terá um impacto na saúde geral do corpo.
Se você tem problemas alimentares devido à depressão, deve melhorar sua dieta como uma forma eficaz de lidar com esses sintomas. Continue comendo na hora certa e de acordo com as porções.
Você também precisa prestar atenção às escolhas alimentares saudáveis para pessoas com depressão. Aumente a ingestão de frutas, vegetais, grãos inteiros, peixes e laticínios com baixo teor de gordura.
Completo com alimentos probióticos que podem aliviar a depressão porque tornam a digestão mais saudável e melhoram o humor. Você também deve limitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar, bem como alimentos processados.
Além de manter uma dieta saudável, essa forma de lidar com a depressão também será mais eficaz se você parar de beber álcool. Por quê? Ao beber álcool em tempos de depressão, o estresse e os sentimentos de depressão não desaparecem. Essa ação pode realmente tornar a mente confusa e até mesmo aumentar o risco de alcoolismo, também conhecido como dependência de álcool.
3. Certifique-se de dormir o suficiente
Dormir ou acordar com frequência à noite é uma queixa comum experimentada por pessoas com depressão. No entanto, também existem aqueles que sentem mais sono devido à depressão. Se ambos forem deixados sem controle, a depressão pode piorar e levar a outros problemas de saúde, como obesidade e diabetes.
Bem, a maneira infalível de lidar com esses sintomas de depressão é fazer um cronograma para acordar e dormir e segui-lo regularmente. Você deve evitar dormir muito tarde e acordar tarde. Em vez disso, tente ir para a cama cedo e acordar cedo.
Antes de ir para a cama, acalme a mente fazendo exercícios respiratórios. Em seguida, defina a temperatura ambiente e a iluminação. Certifique-se de que a posição do travesseiro é confortável para você e que o cobertor está sempre limpo.
4. Encontre maneiras de lidar com problemas ou dificuldades
A próxima maneira de lidar com a depressão não é evitar coisas que você acha difíceis. Em vez disso, você tem que enfrentar a situação. Tente identificá-lo, mas não se concentre apenas no problema. Quando você souber o que o deixa triste ou desapontado, converse com as pessoas mais próximas a você.
Além de ajudá-lo a expressar seus pensamentos e emoções, conectar-se com seus entes queridos pode ajudar a aliviar o estresse e se distrair de pensamentos negativos. Você também obterá forças das pessoas de quem gosta para poder sair das algemas da depressão e de vários problemas enfrentados.
5. Faça atividades que você goste
Sentimentos de prazer e criatividade podem ser prejudicados pela depressão. Na verdade, sendo criativo, alguém pode expressar melhor as emoções e, claro, gerar emoções positivas que podem, no final das contas, fazer você feliz.
Você pode escolher entre uma variedade de atividades que treinam sua imaginação, como desenhar, pintar, costurar, dançar ou simplesmente rabiscar no papel.
Além de ser criativo, brincar com animais de estimação também é uma forma poderosa de ajudar a aliviar os sintomas de depressão. Estudo de 2016 publicado na revista BMC Psychiatry mostra que ter um animal de estimação pode dar a uma pessoa uma sensação de segurança, felicidade e superação da solidão.
Pode-se concluir que nas atividades lúdicas você também pode convidar animais de estimação, como cachorros, para praticar esportes juntos. Além disso, pode fornecer suporte, tanto emocional quanto social, o que tem um bom impacto na saúde mental.