Qual é o seu tipo sanguíneo? A, B, O ou AB? Basicamente, todo mundo tem diferentes tipos de sangue. A diferença nos tipos desse grupo se baseia na presença ou ausência de antígenos nas hemácias e no plasma sanguíneo. Dado que o sangue tem um papel importante para o organismo, é necessário conhecer as características de cada tipo de sangue. Confira a análise completa dos tipos de sangue abaixo.
Quais são as características de um grupo sanguíneo?
O sangue no corpo geralmente contém os mesmos componentes básicos, a saber, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Os glóbulos vermelhos produzidos na medula espinhal desempenham um papel no transporte de oxigênio por todo o corpo. Para cada 600 glóbulos vermelhos no corpo, existem apenas 40 plaquetas e um glóbulo branco cuja função é proteger o corpo dos germes.
Na superfície das células vermelhas do sangue, existem proteínas que se ligam aos carboidratos. Essas ligações são usadas para determinar o tipo de sangue que você possui, chamadas de antígenos.
Os antígenos são agrupados em oito tipos básicos de sangue, a saber, A, B, AB e O, cada um dos quais pode ter variações positivas ou negativas (rhesus).
Seu tipo sanguíneo ou tipo sanguíneo é herdado de seus pais. O grupo sanguíneo mais comum é denominado sistema de grupo sanguíneo ABO.
A seguir estão as características dos grupos sanguíneos:
- A: tem apenas antígenos A nas células vermelhas do sangue (e anticorpos B no plasma)
- B: tem apenas antígenos B nas células vermelhas do sangue (e anticorpos A no plasma)
- AB: tem antígenos A e B nas células vermelhas do sangue (mas nem anticorpos A nem B no plasma)
- O: não tem antígenos A e B nas células vermelhas do sangue (mas tem anticorpos A e B no plasma)
Qual a importância de saber seu tipo de sangue?
Saber o seu tipo sanguíneo é muito importante, especialmente se você for fazer uma transfusão ou doar sangue. A razão é que os pacientes que recebem sangue com grupos incompatíveis costumam ter reações perigosas.
Se o tipo sanguíneo A dá sangue a um paciente com tipo sanguíneo B, o corpo dispara uma resposta imunológica para destruir substâncias estranhas que são consideradas incompatíveis com o corpo.
Geralmente, as pessoas com sangue tipo O negativo podem doar sangue para todos os tipos de sangue, porque esse tipo de sangue não possui anticorpos que possam desencadear uma reação. É por isso que o grupo O é freqüentemente referido como o doador universal. No entanto, as pessoas com tipo sanguíneo O só podem receber transfusões de pessoas com tipo sanguíneo O.
Enquanto isso, o grupo AB é frequentemente referido como o receptor universal porque as pessoas com esse tipo de sangue podem receber transfusões de sangue dos grupos A, B, AB ou O. No entanto, esse tipo de sangue só pode doar sangue para pessoas com o mesmo tipo de sangue. .
Embora o sangue do tipo O seja referido como o doador universal e o sangue do tipo AB como o receptor universal, a doação e a transfusão de sangue ainda são recomendadas para o mesmo tipo de sangue. Pessoas com sangue do tipo O podem ser doadores de qualquer tipo de sangue apenas em uma emergência, assim como o sangue do tipo AB, que pode aceitar um doador de qualquer tipo de sangue apenas em caso de emergência.
Além dos antígenos A e B, há também um terceiro antígeno chamado fator Rh (rhesus), que pode ser presente (+) ou ausente (-). Você pode estar mais familiarizado com rhesus positivo ou negativo.
Você também precisa saber qual rhesus você tem antes de uma transfusão ou doador. O fator Rh não está relacionado à sua saúde geral. Essa diferença ocorre devido a fatores genéticos. Mesmo assim, isso também é importante considerar quando você deseja uma transfusão de sangue.
Como o tipo de sangue dos pais afeta o tipo de sangue da criança?
Assim como a cor dos olhos e o tipo de cabelo, o tipo sanguíneo também é herdado geneticamente dos pais. Portanto, o tipo de sangue dos pais também determinará o tipo de sangue da criança.
No entanto, o tipo de sangue da criança nem sempre é exatamente o mesmo do pai. Porque várias combinações de tipos sanguíneos podem produzir diferentes tipos.
Se você está confuso, aqui estão os tipos de sangue que seu filho pode ter.
- Se você e o tipo de sangue do seu parceiro ambos AB, seu filho provavelmente terá um grupo UMA , B , ou AB .
- Se o seu tipo de sangue AB e casal B , seu filho provavelmente terá uma aula UMA , B , ou AB .
- Se o seu tipo de sangue AB e casal UMA , seu filho provavelmente terá uma aula UMA , B , ou AB .
- Se o seu sangue AB e casal O, seu filho provavelmente terá um grupo UMA ou B .
- Se você e o tipo de sangue do seu parceiro de nada B , seu filho provavelmente terá uma aula O ou B .
- Se o seu tipo de sangue UMA e casal B , seu filho provavelmente terá uma aula O , UMA , B , ou AB .
- Se você e o tipo de sangue do seu parceiro de nada, seu filho provavelmente terá um grupo O ou UMA .
- Se o seu tipo de sangue O e casal B , seu filho provavelmente terá uma aula O ou B .
- Se o seu tipo de sangue O e casal UMA , seu filho provavelmente terá uma aula O ou UMA .
- Se você e o tipo de sangue do seu parceiro juntos O, seu filho vai ter aula O .
Qual é o risco de doença de acordo com o tipo de sangue?
Conforme explicado acima, seu tipo sanguíneo é determinado pelas substâncias contidas no sangue. No entanto, você sabia que essas substâncias podem interagir com o sistema imunológico, o que pode afetar seu risco de desenvolver certas doenças no futuro?
Portanto, seja do tipo sanguíneo A, B, AB ou O, você pode ser mais suscetível ou até imune a certos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer ou outras doenças. Isso é baseado em vários novos estudos que descobriram a associação de uma série de doenças com certos tipos de sangue.
Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, conhecer os riscos potenciais desde o início realmente ajudará a prevenir vários tipos de doenças mais tarde.
Aqui estão alguns riscos de doenças com base no tipo de sangue.
Um tipo de sangue
Você que tem esse tipo de sangue tem um risco 20% maior de câncer de estômago do que pessoas com tipo de sangue B ou O. Este estudo é baseado em Gustaf Edgren MD, PHD, epidemiologista do Hospital Universitário Karolinska na Suécia.
Segundo ele, pessoas com sangue do tipo A e AB têm uma reação do sistema imunológico mais sensível às bactérias H. pylori, ou seja, bactérias que causam câncer de estômago.
Você pode reduzir o risco dessa doença limitando o consumo de carnes processadas ricas em nitratos, como salsichas, carne enlatada, nuggets e assim por diante. Além disso, as pessoas com esse tipo de sangue também apresentam um risco maior de doenças cardíacas em comparação com o grupo A.
Tipo sanguíneo B
Pessoas com sangue tipo B correm mais risco de desenvolver as seguintes doenças:
- Diabetes tipo 2
- Pressão alta (hipertensão)
- Doença cardíaca
Se você tem sangue tipo B, pode prevenir o risco de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e diabetes adotando um estilo de vida saudável. Comece a melhorar sua alimentação e aumentar a atividade física.
Tipo de sangue AB
De acordo com uma pesquisa de longo prazo conduzida por especialistas da Universidade de Vermont, pessoas com sangue tipo AB correm mais risco de deficiência cognitiva do que outras.
Praticar exercícios regularmente e comer muitos alimentos bons para o cérebro são as principais formas de evitá-lo.
Exercitar-se e praticar muita atividade física pode melhorar a circulação e trazer mais oxigênio para o cérebro. Além disso, faça atividades que mantenham seu cérebro motivado para continuar trabalhando e pensando, como aprender uma língua estrangeira, jogar palavras cruzadas e ler livros difíceis.
Tipo sanguíneo O
De acordo com os resultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, o sangue do tipo O tem risco 23% menor de doenças cardíacas do que outros tipos de sangue. Infelizmente, o proprietário deste tipo de sangue é mais sujeito a doenças gástricas causadas por bactérias H. pylori.
Para evitar esses riscos, sempre preste atenção à ingestão de alimentos. Não se esqueça, também equilibre isso com a aplicação de uma vida saudável em geral, como parar de fumar, limitar o consumo de álcool e controlar o peso.
A relação entre o tipo sanguíneo e o risco de doenças foi descoberta por vários estudos em várias partes do mundo. No entanto, a maioria dos estudos não conclui o que faz com que os tipos sanguíneos tenham um alto risco de desenvolver certas doenças.