Supositórios: Funções e como usar |

Existem várias vias de administração de drogas em seu corpo. Você pode ter que engolir direto ou receber uma injeção. Em certos casos que envolvem indigestão, pode ser necessário usar supositórios.

O que são supositórios?

Os supositórios são medicamentos sólidos na forma de um cone ou bala que são inseridos no corpo através do ânus / reto, uretra ou vagina. Uma vez dentro do corpo, o supositório se dissolve e libera suas propriedades medicinais.

O conteúdo da droga nos supositórios é coberto por uma camada de gelatina ou manteiga de cacau. O calor do seu corpo derreterá essa camada para que o medicamento possa escapar e atuar diretamente no local pretendido.

A via de administração do medicamento pelo reto, uretra e vagina não é tão confortável quanto as outras vias. No entanto, esse método realmente facilita o processo de absorção de drogas que você não consegue absorver adequadamente pelo estômago ou intestinos.

Por que o médico deu esse medicamento?

Existem muitos tipos diferentes de medicamentos administrados aos pacientes por meio de supositórios. Os médicos geralmente prescrevem para pacientes que apresentam as seguintes condições.

  • Incapaz de engolir medicamentos por qualquer motivo.
  • Vômito constantemente e incapaz de segurar comprimidos ou líquidos no estômago.
  • Tendo convulsões, então você não pode tomar medicamentos por via oral (pela boca).
  • Têm um bloqueio que bloqueia ou interrompe o movimento do medicamento no trato digestivo.

Os médicos também podem prescrever supositórios se o paciente não aguentar o gosto do medicamento, se o medicamento se decompor muito rapidamente nos intestinos ou se o medicamento puder se decompor no trato digestivo. Nesses casos, é necessária uma via mais eficaz de administração do medicamento.

Além disso, um estudo em Revista Internacional de Revisão e Pesquisa de Ciências Farmacêuticas mostrar outros benefícios. A administração retal também parece proporcionar um ambiente estável para a medicação que você precisa tomar.

Isso significa que a absorção da droga não será perturbada por outros fatores, como a presença de ácido estomacal, bloqueios no trato digestivo ou superfícies dos tecidos. Dessa forma, o medicamento que você está usando pode funcionar perfeitamente.

Vários tipos de supositórios

Com base na rota de entrada, esses medicamentos são divididos em três categorias a seguir.

1. Supositórios retais

Supositórios retais entram em seu corpo através do ânus ou reto. Este medicamento tem 2,5 centímetros de comprimento e ponta arredondada. Os médicos geralmente prescrevem para tratar distúrbios digestivos e condições médicas, como:

  • Prisão de ventre,
  • hemorróidas (hemorróidas),
  • enjoado,
  • enjôo,
  • coceira e dor,
  • apreensão,
  • reações alérgicas, também
  • problemas psiquiátricos, como esquizofrenia, transtornos de ansiedade e transtorno bipolar.

2. Supositórios vaginais

Supositórios vaginais são medicamentos sólidos de formato oval que são inseridos através da vagina. Esses medicamentos geralmente são equipados com ferramentas especiais que o ajudam a usá-los.

Os médicos podem prescrever este medicamento para pacientes que experimentam:

  • vagina seca,
  • infecção bacteriana vaginal, e
  • candidíase vaginal.

3. Supositório uretral

A uretra é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior. Os supositórios uretrais contêm um medicamento denominado alprostadil. A droga tem o tamanho de um grão de arroz e é indicada para homens com distúrbios eréteis raros.

Como usar supositórios

O uso de drogas pelo reto, vagina e uretra é basicamente muito fácil. Confira as etapas que você precisa seguir abaixo.

1. Retal

Se possível, esvazie o intestino grosso primeiro fazendo uma evacuação. Os medicamentos que entram pelo reto funcionam melhor quando o trato digestivo está limpo e vazio.

Depois disso, siga estas etapas.

  1. Lave as mãos com água morna e sabão.
  2. Desembrulhe o supositório. Em seguida, aplique um lubrificante à base de água na ponta ou mergulhe este medicamento em água.
  3. Encontre uma posição confortável. Você pode ficar em pé com uma perna apoiada em uma cadeira ou deitar de lado com uma perna dobrada em direção ao estômago.
  4. Abra as pernas lentamente. Insira cuidadosamente o medicamento no ânus e pressione-o cerca de 2,5 centímetros para dentro.
  5. Junte os pés novamente e espere 15 minutos para que o medicamento se dissolva.
  6. Lave as mãos novamente com água morna e sabão.

2. Vaginal

Aqui estão as etapas para usar supositórios vaginais.

  1. Lave as mãos com água morna e sabão.
  2. Desembrulhe o medicamento e coloque-o no aplicador.
  3. Encontre uma posição confortável. Você pode deitar-se com os joelhos dobrados em direção ao peito ou agachar-se.
  4. Insira suavemente o aplicador em sua vagina. Pressione o máximo possível sem causar desconforto ou dor na vagina.
  5. Pressione o êmbolo na ponta do aplicador para liberar o medicamento. Depois disso, remova lentamente o aplicador.
  6. Deite-se por cerca de 10 minutos até que o medicamento se dissolva.
  7. Lave as mãos novamente com água morna e sabão.

3. Uretral

Antes de usar supositórios uretrais, você deve primeiro esvaziar a bexiga urinando. Depois disso, execute as seguintes etapas.

  1. Lave as mãos com água morna e sabão.
  2. Abra a embalagem do medicamento e a tampa do aplicador.
  3. Estique totalmente o pênis para abrir a uretra e, em seguida, insira o aplicador no orifício na extremidade.
  4. Pressione o botão na ponta do aplicador e segure-o por 5 segundos.
  5. Mova o aplicador lentamente para garantir que o supositório entrou na uretra. Depois disso, retire o aplicador.
  6. Massageie seu pênis por 10-15 segundos para ajudar a absorver a droga.
  7. Lave as mãos novamente com água morna e sabão.

Este medicamento tem algum efeito colateral?

A administração de medicamentos pelo ânus / reto, vagina e uretra é muito segura. Algumas pessoas podem sentir irritação da pele ao redor do local da injeção. Se a irritação não melhorar ou piorar, consulte um médico imediatamente.

Às vezes, o medicamento do supositório pode vazar e vazar do ânus, vagina ou uretra. Seu corpo também pode não absorver o medicamento adequadamente. Você pode consultar um médico para encontrar a solução certa.

Para prevenir efeitos colaterais, evite movimentos vigorosos ou atividades extenuantes por pelo menos 60 minutos depois de tomar o medicamento. Não use vaselina como lubrificante, porque este produto realmente torna a droga insolúvel.

Sempre apare suas unhas antes de usar este remédio. Sempre que possível, use luvas de látex para manter o medicamento limpo. Peça ajuda à sua família ou cuidador se tiver problemas para usá-lo.

Guarde os supositórios na geladeira para evitar que derretam. Você também deve seguir as instruções de uso listadas na embalagem ou conforme orientação de um médico. Certifique-se de não perder uma dose do medicamento para que os benefícios permaneçam ótimos.