Existem muitos tipos de dietas para perda de peso. Um deles é a dieta DEBM. Esta dieta afirma perder até 2 kg (kg) em apenas uma semana. Quer experimentar? Confira os seguintes fatos sobre a dieta DEBM!
Qual é a dieta DEBM?
A dieta DEBM é um programa de padrão alimentar que significa deliciosa dieta feliz e divertida. Essa dieta foi popularizada por Robert Hendrik Liembono. As regras de dieta que ele criou conseguiram fazer com que muitas pessoas perdessem peso drasticamente.
Robert, como é carinhosamente conhecido, não é médico, nutricionista ou profissional da área médica. Citando os resultados de uma entrevista com Tempo, Robert afirmou ter conseguido perder dezenas de quilos de peso após seguir a dieta DEBM.
Vários anos atrás, o peso de Robert havia saltado de 78 kg para 107 kg. Mas depois de seguir esse método de dieta, seu peso voltou a cair para 75 kg.
Munido do conhecimento sobre o surf no ciberespaço e de sua experiência pessoal, Robert se aventurou a compartilhar nas redes sociais suas dicas para perder peso.
Inesperadamente, o método de dieta que ele fez teve uma resposta positiva. Muitas pessoas afirmam ter sucesso em perder peso também em um curto espaço de tempo. Por causa de sua popularidade, os seguidores da dieta nas redes sociais têm mais de 500 milhões de pessoas.
Na verdade, o livro sobre essa dieta que Robert escreveu foi reimpresso 4 vezes.
Baixo em carboidratos, mas rico em proteínas e gorduras
Ao contrário de outros programas de dieta, o DEBM permite que você coma bem a qualquer momento, sem a necessidade de exercícios. Sim, este método de dieta não deixará o culpado sofrer de fome.
Quem faz dieta tem a liberdade de comer o quanto quiser de sua comida favorita. No entanto, é claro, este tipo de alimento consumido deve estar de acordo com O princípio da dieta DEBM é pobre em carboidratos, mas rica em proteínas e gordura.
O DEBM considera que a ingestão de carboidratos é a causa da obesidade. Isso ocorre porque os carboidratos são um dos nutrientes que contribuem com muitas calorias, especialmente se consumidos em excesso.
Quanto mais carboidratos você ingere, mais calorias entram no corpo. Se você é uma daquelas pessoas que não pratica muita atividade física, com o tempo o acúmulo de calorias no corpo pode causar ganho de peso.
É por isso que essa dieta enfatiza a redução da ingestão de carboidratos ao mínimo.
Para atender às necessidades de energia que não são obtidas a partir de carboidratos, pede-se aos que estão fazendo dieta que comam alimentos ricos em proteína animal pela manhã e à noite.
Curiosamente, esta dieta não o proíbe de comer alimentos ricos em gordura, para que possa comer alimentos fritos à vontade. Esta dieta também não proíbe o uso de sal e vetsina (mecin / MSG).
Em que essa dieta difere da dieta cetônica?
Quando vista a partir das regras, essa dieta à primeira vista é semelhante à dieta cetônica. Alguns métodos podem ser semelhantes, mas também existem muitos métodos que não são semelhantes à dieta ceto.
Na dieta cetônica, existem diretrizes ou padrões relativos à ingestão de gordura recomendada. Por exemplo, a dieta cetônica requer que os participantes consumam 75% de gordura, 20% de proteína e 5% de carboidratos.
Enquanto isso, a dieta DEBM não requer o consumo de muita gordura. O mais importante é a ingestão de proteína animal. Em essência, essa dieta enfatiza o princípio de redução da ingestão de carboidratos, em vez de proteínas e gorduras.
As regras de alimentação na dieta DEBM
Como já explicado, a chave para a dieta DEBM é reduzir a ingestão de carboidratos e açúcar. Portanto, o tabu dessa dieta é alimentos que contenham alto teor de carboidratos e açúcar.
A ingestão de açúcar inclui açúcar puro e açúcar em outras formas, como mel, molho de soja ou contido em frutas e vegetais. Em geral, a seguir estão algumas restrições dietéticas para a dieta DEBM.
- Arroz, massa, cereais, macarrão, pão e outros alimentos ricos em amido.
- Adoçantes como açúcar, mel e xarope bordo.
- Bebidas açucaradas ou açucaradas, como refrigerantes, chá doce, leite com chocolate ou suco.
- Legumes com alto teor de amido, como batata, batata doce e abóbora.
- Frutas com alto teor de carboidratos, como banana, mamão, melão e melancia.
Existem vários tipos de alimentos que são recomendados quando se segue a dieta DEBM, nomeadamente os seguintes.
- Ovo.
- Todos os tipos de peixes, especialmente peixes com alto teor de gordura, como salmão e atum.
- Carne e aves.
- Leite e seus derivados, como iogurte, queijo, creme e manteiga.
- Vegetais que não contêm alto teor de amido, como cenoura, couve-flor, grão de bico, brócolis e outros vegetais verdes.
- Frutas com alto teor de gordura, como abacates.
Relatórios do guia de dieta DEBM, abaixo estão as regras alimentares que você deve seguir ao se submeter à dieta DEBM.
Café da manhã
O café da manhã é uma das coisas que deve ser feito durante a dieta DEBM. A comida consumida deve ser muito pobre em carboidratos ou nenhum.
Portanto, alimentos ricos em proteínas e fibras são recomendados para ajudar a manter a fome sob controle por mais tempo. Alguns alimentos para escolher são ovos, abacate, leite proteico, carne, amêndoas, queijo, cenoura, feijão, iogurte, tomate e cogumelos.
Almoçar
No almoço, é recomendável substituir o arroz por vegetais como feijão, cenoura ou vegetais verdes. Se você está começando esta dieta, faça-a gradualmente, consumindo apenas meia porção de arroz.
Comece o seu almoço com proteína animal, como um ovo cozido, queijo ou leite proteico. Isso é feito para que o apetite permaneça sob controle.
Os alimentos podem ser cozinhados fritando ou com óleo e pode-se usar sal, mas ainda sem açúcar.
Jantar
Ainda assim, é aconselhável jantar. O horário máximo é das 18h00 com tolerância até as 18h30. O tipo de menu é igual ao do almoço, substituindo o arroz por vegetais como o feijão e a cenoura.
Se você comer depois das 18h30, todos os alimentos que podem ser consumidos devem ser aqueles sem carboidratos, como abacate, queijo, carne, peixe ou ovos.
Há algum efeito colateral que ocorre ao fazer essa dieta?
Embora seja tida como uma dieta poderosa para perda de peso, uma dieta com baixo teor de carboidratos e alta gordura pode causar efeitos colaterais.
A razão é que seu corpo recebe menos ingestão de carboidratos do que gordura e proteína. Como resultado, seu corpo apresentará automaticamente uma série de condições, como:
- dor de cabeça,
- enjoado,
- letárgico, letárgico e impotente,
- constipação (constipação),
- inchado,
- cãibra muscular,
- insônia (dificuldade para dormir), até
- mal hálito.
Além disso, os carboidratos ajudam a manter a quantidade de proteína ou massa muscular no corpo. Quando a ingestão de carboidratos é baixa, o corpo toma automaticamente a proteína como fonte de energia. Com o tempo, essa condição faz com que o tecido muscular encolha até se romper.
Além disso, uma dieta pobre em carboidratos pode fazer com que o número de bactérias boas nos intestinos diminua. Isso é baseado em um estudo publicado na revista Microbiologia Aplicada e Ambiental.
Neste estudo, verificou-se que a redução de bactérias necessária ao intestino afetará a produção de ácidos graxos de cadeia curta e compostos antioxidantes no intestino. Na verdade, esses dois compostos são necessários para manter a saúde intestinal.
Deve continuar se exercitando para ser seguro e eficaz
Se feita continuamente, sem um estilo de vida saudável e equilibrado, essa dieta pode ser prejudicial ao seu corpo.
Em vez disso, você deve priorizar uma alimentação saudável com nutrição balanceada e ainda ser acompanhada por uma rotina de exercícios adequada. Se você deseja iniciar a dieta DEBM, é recomendável primeiro consultar um médico ou nutricionista de confiança.