Você já sentiu dor e rigidez no pescoço? Essa condição pode até aparecer à noite ou pela manhã, quando você acaba de acordar. Então, quais são as causas de um pescoço dolorido e rígido e como lidar com isso? Confira abaixo a explicação completa sobre a dor no pescoço que faz com que o pescoço fique rígido.
O que acontece quando você tem dor de garganta ou torcicolo?
O pescoço é uma estrutura muito flexível do sistema de movimento do corpo e é responsável por suportar o peso ou o peso da cabeça. Portanto, o pescoço também é muito suscetível a lesões ou problemas de saúde que causam dor ou rigidez e dor.
A dor no pescoço é uma queixa bastante comum e é sentida por muitos. Esta condição é caracterizada por desconforto sentido no pescoço ou ao redor dele. Normalmente, seu pescoço ficará rígido quando você tiver dor, tornando difícil para você olhar ou virar.
Condições de dor no pescoço indicam um problema com a estrutura do pescoço. Pode atacar os músculos, tendões, ligamentos e ossos da região do pescoço. Mesmo assim, o torcicolo é uma condição que tende a ser inofensiva e não causa complicações.
Dor no pescoço pode indicar que o pescoço pode ter sido usado em demasia. Essa dor no pescoço pode realmente curar ou melhorar por conta própria em 1 a 2 semanas, mas pode desaparecer completamente e não reaparecer após 8 a 12 semanas.
No entanto, é possível que a dor no pescoço que faz com que o pescoço fique rígido seja um sintoma de uma doença grave. Existem várias doenças graves que costumam estar associadas a essa condição.
Portanto, consulte imediatamente um médico se a dor no pescoço que você sente não melhorar ou realmente piorar.
Sinais e sintomas de dor no pescoço
Sinais e sintomas de dor no pescoço que aparecem dependendo da gravidade. Ou seja, os sintomas que aparecem podem variar e variar de indivíduo para indivíduo. Aqui estão os sintomas comuns de dor no pescoço que você pode ter experimentado:
- Dor que piora e é sentida na região da cabeça e pescoço e persiste por muito tempo.
- A dor atinge outras partes do corpo, como ombros, braços e nós dos dedos.
- Espasmos musculares ou músculos tensos.
- Dificuldade em mover a cabeça.
- Dói na cabeça.
- Distúrbios do sono.
- O pescoço fica fraco, rígido e às vezes dormente.
Existem sinais e sintomas que podem não estar listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico.
Várias causas possíveis de dor de garganta
Aqui estão algumas causas possíveis de um pescoço duro e dolorido:
1. Lesão leve no pescoço
Uma das causas da dor e rigidez no pescoço são os espasmos musculares. Normalmente, os espasmos musculares no pescoço ocorrem devido a uma pequena lesão desencadeada por várias coisas, que vão desde má postura até atividades físicas extenuantes.
A postura inadequada geralmente é praticada por quase todos ao realizar as atividades abaixo:
- Fazendo o movimento de inclinação da cabeça por muito tempo.
- Durma com a cabeça ou o pescoço na posição errada.
- Trabalhando no computador em uma posição dobrada.
- Assistir TV por muito tempo ou ler um livro.
- Jardinagem.
- Olhando para o telefone com a posição dobrada por muito tempo.
Essas condições podem fazer com que os músculos do pescoço sofram tensão, até mesmo potencial para entorses ou distensões. Além dos adultos, as crianças também podem ter distúrbios musculoesqueléticos que atacam o sistema muscular e o sistema esquelético da região do pescoço.
2. Lesão chicotada
Prejuízo chicotada é uma condição em que sua cabeça e pescoço balançam repentinamente para frente e para trás. Whiplash é outro termo usado para entorses de pescoço. Essa condição pode fazer com que os tecidos moles do pescoço e da coluna sejam puxados e danificados.
Geralmente, lesão chicotada ocorre quando uma pessoa se envolve em um acidente com veículo motorizado. No entanto, distúrbios neste sistema de movimento também podem ocorrer quando você dirige montanha russa e atividades que permitem que essa condição ocorra.
3. Artrite
A rigidez da nuca também pode ocorrer devido à artrite. Dois tipos de artrite, espondilose e osteoartrite, podem causar dor no pescoço e dificuldade de movimentação. Essa condição ocorre porque a cartilagem entre as vértebras começa a sofrer erosão.
Quando a cartilagem fica mais fina, seu corpo pode formar esporões ósseos que afetam o movimento das articulações e causam dor na região do pescoço e da cabeça devido à pressão nos nervos. Além dos dois tipos de artrite mencionados, a artrite reumatóide também pode ser uma das causas de dor e rigidez na região do pescoço.
4. Meningite
A meningite é a inflamação do fluido e das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Normalmente, esta doença é mais comumente conhecida como inflamação do revestimento do cérebro. A meningite geralmente é causada por uma infecção viral. No entanto, essa condição também pode ser causada por uma infecção bacteriana, parasitária ou fúngica.
A meningite também pode ser uma causa de dor de garganta em crianças. Um dos problemas de saúde que causa dor e rigidez do pescoço geralmente causa inchaço que desencadeia sintomas como dor de cabeça, febre e rigidez do pescoço.
5. Estresse
O estresse também é uma das causas de rigidez e dor no pescoço. Quando você está sob estresse, seus músculos ficam tensos. A rigidez do pescoço costuma ser o primeiro sinal de que você está se sentindo estressado.
6. Distúrbios degenerativos
Existem vários distúrbios degenerativos, nomeadamente distúrbios que ocorrem como resultado do processo de envelhecimento, que podem afetar as articulações, coluna, músculos e outras partes do pescoço e causar dor.
Essa condição pode ocorrer devido ao envelhecimento ou a outras condições de saúde. Além da artrite, algumas dessas doenças degenerativas são a inflamação dos nervos, degeneração do disco cervicale fraturas no pescoço.
7. Outras causas
Alguns outros problemas de saúde que podem causar torcicolo são:
- Fibromialgia.
- Estenose espinal.
- Osteoporose.
- Infecção.
- Tumor.
- câncer de coluna.
Tratamento e cuidados para dores no pescoço
Embora a dor no pescoço seja relativamente inofensiva e possa desaparecer por conta própria, muitas vezes você pode se sentir incomodado por essa condição. Portanto, tente os seguintes remédios e tratamentos:
1. Uso de analgésicos
Se a rigidez no pescoço for insuportável, tente tomar medicamentos que podem ajudar a aliviar ou aliviar a dor no pescoço. Os analgésicos, como o paracetamol, são um dos medicamentos mais eficazes para o tratamento da rigidez da nuca.
Então, também existem analgésicos musculares ou antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno, também podem ajudar a reduzir a dor. Porém, o uso desse medicamento certamente é melhor se prescrito por um médico.
Isso ocorre porque os AINEs podem interagir com outras drogas, como anticoagulantes (varfarina). Portanto, é melhor perguntar ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar esses medicamentos.
2. Fisioterapia
Se você realmente não gosta de usar drogas para tratar o pescoço torto e dolorido, existem várias terapias que podem ser feitas. No entanto, um tipo de terapia usado com mais frequência para tratar essa condição é a fisioterapia ou fisioterapia.
Esta terapia é útil para ajudá-lo a corrigir sua postura e ajudar seu pescoço a retornar à função normal. Essa terapia também pode ser feita para prevenir o reaparecimento da dor e rigidez no pescoço.
Além da fisioterapia, vários tipos de terapia que podem ser feitos são: Estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) e terapia tração e imobilização de curto prazo.
3. Operação
De acordo com a Clínica Mayo, a cirurgia também pode ser uma alternativa para pescoço duro e dolorido. Além disso, se o uso de drogas e terapia não for bem-sucedido. O médico irá aconselhá-lo a submeter-se a um procedimento cirúrgico ou cirurgia.
No entanto, esse procedimento raramente é realizado, devido à incidência muito baixa de rigidez severa do pescoço.
4. Comprimir água fria ou água morna
A maneira mais fácil de lidar com a rigidez do pescoço é aliviar a dor com uma compressa. Este método é muito adequado para ser realizado no segundo ou terceiro dia após a sensação de desconforto no pescoço.
Para compressas, você pode usar água fria ou morna. As temperaturas quentes e frias da compressa podem realmente relaxar os músculos tensos. Isso pode relaxar os músculos do pescoço tensos.
Comprima por 20 minutos, usando água quente ou fria. Não é recomendado comprimi-lo por mais de 20 minutos ou um dia porque pode causar problemas de pele.
5. Exercícios de alongamento
O alongamento pode ajudar com torcicolo. Existem vários movimentos de alongamento que você pode praticar, como:
Levante e abaixe sua cabeça
Este é o movimento mais básico para lidar com o torcicolo.
Você pode fazer isso sentado ou em pé. Comece na posição vertical voltado para a frente e siga estas etapas:
- Abaixe o queixo em direção ao peito e segure por 15-30 segundos. Mantenha os músculos relaxados e, em seguida, levante lentamente a cabeça.
- Levante o queixo de modo que a base da cabeça seja trazida para trás. Mantenha a posição por 10 segundos e, em seguida, volte à posição inicial.
- Repita os dois movimentos várias vezes. Faça isso regularmente todos os dias.
Cabeça inclinada
Este movimento de alongamento pode efetivamente flexionar os músculos do pescoço, portanto, é eficaz para superar a rigidez do pescoço.Para fazer isso, fique com os pés na largura dos ombros e os braços ao longo do corpo. Em seguida, siga estas etapas:
- Incline a cabeça para a direita como se fosse tocar o ombro com a orelha. Pare quando sentir os músculos do pescoço esticarem.
- Mantenha a posição por 5-10 segundos e, em seguida, volte à posição inicial.
- Repita o mesmo movimento para a esquerda. Faça até 10 repetições.
- Para aumentar a flexibilidade do pescoço, você também pode colocar as palmas das mãos na cabeça inclinada. Pressione suavemente com os dedos e pare se seu pescoço começar a doer.
6. Reduza o estresse e preste atenção à atividade física
O estresse pode sobrecarregar seus músculos. Isso pode fazer com que seu pescoço enrijeça. Bem, as maneiras de reduzir o estresse e lidar com o pescoço dolorido e rígido que você pode escolher incluem:
- Faça meditação recuperando o fôlego e acalmando sua mente.
- Reserve um tempo para praticar hobbies, como ouvir música, tricotar, pintar e outros.
- Tirar uma folga do trabalho nas férias.
Equilibre tudo isso com atividades físicas, como esportes. Atividades como ioga e natação podem ajudar a reduzir o estresse no cérebro, desde que sejam feitas da maneira correta.