A gota pode inicialmente não causar sintomas até que o ataque agudo realmente ocorra. Gradualmente, os sintomas da gota podem se tornar mais debilitantes quando a doença já se arrasta há muito tempo (crônica). A maioria dos sintomas geralmente ocorre por algumas horas em 1-2 dias. Se não forem tratados, os ataques recorrentes podem às vezes prejudicar as atividades diárias. Então, como tratar ou reduzir os níveis excessivos de ácido úrico?
Várias maneiras de tratar e reduzir o ácido úrico
A gota não pode ser completamente curada. No entanto, você pode tratar os sintomas para que não interfiram em sua vida diária.
A chave para tratar o excesso de ácido úrico é mudar seu estilo de vida para ser mais saudável. Aqui estão várias maneiras de tratar a gota que você pode fazer em casa:
1. Monitore seus níveis de ácido úrico
Se você acabou de ser diagnosticado com gota, várias maneiras de tratar esta doença podem não ser eficazes se você não monitorar os níveis.
Para começar, você pode usar um kit de teste de ácido úrico adquirido na farmácia. A forma e o método de uso são quase iguais aos de um verificador de açúcar no sangue. No entanto, para obter resultados precisos, peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe ensinar como usar este dispositivo em casa.
Ao usar esta ferramenta, você pode continuar a monitorar seus níveis de ácido úrico. Os níveis normais de ácido úrico estão abaixo de 6 mg / dL para mulheres e abaixo de 7 mg / dL para homens.
2. Tome medicamentos para a gota com o médico
Tomar medicamentos é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o ácido úrico. Se um médico lhe receitou medicamentos para a gota, obedeça às regras do esquema de ingestão de bebidas e à dosagem de acordo com as instruções.
Alguns exemplos de medicamentos para baixar o ácido úrico comumente prescritos por médicos são o alopurinol e a colchicina. Normalmente, o médico também prescreve medicamentos antiinflamatórios, como celecoxibe, indometacina, meloxicam ou sulindaco, para aliviar a dor e o inchaço nas articulações.
3. Tome analgésicos
Assim que um ataque de gota surgir, você pode tomar imediatamente analgésicos sem receita (AINEs), como diclofenaco ou ibuprofeno, para tratar os sintomas.
Não tome aspirina como forma de tratar os ataques de gota. Embora ambos sejam analgésicos AINE, vários estudos relataram que esses medicamentos aumentam o risco de novos ataques no futuro; mesmo com doses leves.
4. Faça exercícios regulares
Durante o tratamento para a gota, é importante praticar exercícios físicos. Faça isso em uma intensidade moderada por pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana.
A gravidade dos sintomas da gota será mais controlável se você fizer exercícios regularmente. Os exercícios tornam as articulações fortes e bem treinadas, por isso podem prevenir a dor que costuma atacar as pessoas com gota.
No entanto, você não é aconselhado a fazer exercícios quando a gota é uma recaída. Isso pode realmente piorar os sintomas e durar mais. A inflamação nas articulações também pode piorar.
Mesmo assim, isso não significa que você não mova as articulações. Quando a articulação estiver inflamada, faça alongamentos suaves para evitar que fique mais rígida.
Depois que a inflamação diminuir, você poderá fazer o exercício gradual e lentamente. O exercício é recomendado para reconstruir a força e o movimento dos músculos ao redor das articulações.
5. Mantenha seu peso com a dieta certa
Assim como os exercícios, várias maneiras de tratar e reduzir o ácido úrico não serão eficazes se você não adotar uma dieta adequada.
A recorrência de ataques de gota é mais arriscada para pessoas com sobrepeso ou obesas. Os sintomas de gota também reaparecem se você está acostumado a comer alimentos desencadeantes, que são ricos em gordura e purinas.
Portanto, como forma de reduzir e tratar a gota, é necessário manter uma alimentação saudável para atingir o peso corporal ideal.
Aumente a ingestão de frutas e vegetais e carboidratos complexos, como grãos inteiros. Para a ingestão de proteínas, escolha carne magra, peixe, frango com uma porção de 2-3 peças por dia. Outras fontes de proteína que podem ser adicionadas à dieta são laticínios com baixo teor de gordura ou iogurte.
Além disso, cumpra também certas restrições dietéticas como forma de reduzir e prevenir o aumento dos picos de ácido úrico.
As porções que devem ser evitadas são alimentos e bebidas com alto teor de purinas frutos do mar, carne vermelha, alimentos doces, álcool e vísceras. Purinas são substâncias que o corpo decompõe e podem aumentar os níveis de ácido úrico.
6. Beba muita água
Recomendamos que você beba pelo menos oito copos de água por dia para atender às necessidades de fluidos do corpo. Beber mais água é uma forma eficaz de reduzir o ácido úrico, embora não diretamente.
No corpo, a água ajuda a transportar substâncias tóxicas e não utilizadas; incluindo excesso de ácido úrico. É por isso que alguns especialistas acreditam que beber água ajuda a agilizar o descarte do ácido úrico que se acumulou no corpo.
Além de água, comer frutas que contenham água também pode ser uma maneira de acelerar o gasto de ácido úrico do corpo.
7. Manter os níveis normais de insulina
Manter os níveis de insulina dentro dos limites normais pode ser outra maneira de tratar a gota. Isso é importante, mesmo se você não tiver diabetes.
O excesso de insulina no sangue pode desencadear o excesso de ácido úrico. Portanto, reserve um tempo para verificar o açúcar no sangue quando for ao médico para verificar sua gota.
8. Fique longe do estresse
O estresse diário não tem apenas um impacto no humor (humor), mas também na saúde do seu corpo por dentro.
Um dos efeitos do estresse é diminuir o sistema imunológico e aumentar o risco de inflamação. Ambos podem desencadear um aumento do ácido úrico no sangue, o que pode desencadear um ataque de sintomas.
Para que as várias maneiras de tratar a gota tenham sucesso, tente evitar que seu corpo e sua mente sejam facilmente estressados. Você pode fazer exercícios de meditação ou ioga que podem ajudar a prevenir o estresse enquanto flexiona as articulações nos movimentos,
Além disso, formas saudáveis, como dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente e comer alimentos nutritivos, podem evitar que o estresse venha enquanto reduz o ácido úrico para que não se repita.
9. Use medicamentos fitoterápicos, se necessário
Os medicamentos fitoterápicos não são uma forma recomendada de tratar a gota até que ela cure, mas para ajudar a reduzir seus níveis no sangue.
Alguns medicamentos tradicionais que você pode tentar consumir são brotowali, gengibre, cúrcuma, folhas de urtiga e meniran verde.
Mesmo assim, os medicamentos fitoterápicos para a gota não podem substituir completamente o papel e a função dos medicamentos anti-gota dos médicos. Este método natural só pode ajudar a melhorar a saúde corporal enquanto reduz os níveis de ácido úrico.