4 fases da menstruação que as mulheres devem reconhecer a cada mês

As mulheres normalmente menstruam todos os meses. No entanto, a faixa do ciclo pode variar. Existem aquelas que menstruam regularmente a cada 21-35 dias, algumas o fazem mais cedo ou mais tarde. Ao longo do ciclo, muitos não sabem que existe um processo que ocorre gradualmente no útero. Na verdade, saber disso pode ajudá-lo a prever quando sua menstruação voltará no mês seguinte. Para vocês que desejam ter filhos, conhecer as etapas da fase menstrual também é muito útil para saber quando é a época mais fértil para começar a planejar uma gravidez.

Qual é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é um processo mensal caracterizado por uma série de mudanças no corpo e nos órgãos reprodutivos femininos. Nesse processo, duas coisas principais acontecem, a saber, menstruação ou gravidez.

A cada mês, os ovários liberam um óvulo durante um processo chamado ovulação. Ao mesmo tempo, as alterações hormonais ajudarão a preparar o útero como um local para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Se o óvulo for liberado e não fertilizado, o revestimento do útero que foi preparado para a gravidez se desprenderá. A liberação do revestimento uterino através da vagina é conhecida como menstruação.

Existem quatro fases no ciclo menstrual, a saber:

  • Fase menstrual
  • Fase folicular ou pré-ovulatória
  • Fase de ovulação
  • fase lútea

A duração de cada fase pode variar de uma mulher para outra. A duração da fase em uma pessoa também pode mudar com o tempo.

Hormônios que afetam os ciclos e fases menstruais

O ciclo menstrual é muito complexo e é controlado por muitos hormônios produzidos por várias glândulas do corpo.

Aqui estão os hormônios que desempenham um papel na regulação da fase menstrual:

Estrogênio

O estrogênio é responsável por regular o ciclo e desempenha um papel no crescimento do revestimento uterino. Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio cairão drasticamente e é aí que começa a menstruação.

No entanto, se o óvulo for fertilizado, o estrogênio atua com a progesterona para interromper a ovulação durante a gravidez.

Progesterona

Reportando a Hormone Health Network, a progesterona faz com que o revestimento do útero engrosse para prepará-lo para a gravidez.

Além disso, a progesterona também evita que os músculos uterinos se contraiam, o que pode impedir que o óvulo se fixe.

Durante a gravidez, a progesterona estimula o corpo a criar vasos sanguíneos no revestimento do útero. O objetivo é alimentar o feto que crescerá depois.

Se a mulher não estiver grávida, o corpo lúteo anexado (massa de folículos maduros) irá se decompor, diminuindo os níveis de progesterona no corpo.

Hormônio luteinizante (LH)

Esse hormônio ajuda a estimular os ovários a produzirem estrogênio.

Na fase menstrual, uma onda de hormônio luteinizante faz com que os ovários liberem um óvulo durante a ovulação.

Se ocorrer fertilização, o hormônio luteinizante estimulará o corpo lúteo a produzir progesterona para engrossar a parede uterina.

Hormônio folículo estimulante (FSH)

O FSH é um hormônio que auxilia no crescimento dos folículos nos ovários e na liberação de óvulos. Os folículos produzem estrogênio e progesterona nos ovários para manter o ciclo menstrual regular.

Quando uma mulher não tem esse hormônio suficiente, ela tende a ter mais dificuldade para engravidar.

Hormônio liberador de gonadotrofina (GnRh)

O hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) é um hormônio que controla e estimula a liberação de LH e FSH. Esse hormônio é liberado do hipotálamo no cérebro.

Fase menstrual que ocorre em cada ciclo

Partindo da cooperação entre os hormônios da fertilidade acima, a fase menstrual é dividida em quatro estágios. Aqui está o pedido:

1. Fase menstrual

A fase menstrual é o primeiro estágio do ciclo menstrual a cada mês. Esta fase começa quando o óvulo liberado pelo ovário no ciclo anterior não é fertilizado. Isso faz com que os níveis de estrogênio e progesterona caiam.

O revestimento uterino espessado que foi preparado para sustentar a gravidez não é mais necessário.

Finalmente, o revestimento do útero se desprende e sai na forma de sangue, o que é conhecido como menstruação. Além de sangue, a vagina também secreta muco e tecido uterino.

Nesta fase, você também experimentará vários sintomas que podem ser sentidos de forma diferente por cada pessoa, tais como:

  • dores de estômago
  • Os seios ficam tensos e doloridos
  • Inchado
  • Humor ou mudanças de humor
  • Sendo irritável
  • Dor de cabeça
  • Sentindo-se cansado e fraco
  • Dor nas costas

Em um ciclo, o período médio dura de 3-7 dias. No entanto, algumas mulheres também podem ter menstruação por mais de 7 dias.

2. Fase folicular (pré-ovulação)

A fase folicular ou pré-ovulatória começa no primeiro dia da menstruação. No primeiro dia da menstruação, é quando o hormônio folículo estimulante (FSH) começa a aumentar.

Essa condição começa quando o hipotálamo envia sinais para a glândula pituitária e libera uma substância química chamada hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).

Este hormônio leva a glândula pituitária a produzir níveis aumentados dos hormônios hormônio luteinizante (LH) e FSH. O FSH estimula os ovários a produzir 5-20 pequenos sacos chamados folículos.

Cada folículo contém um óvulo imaturo. No processo, apenas os ovos mais saudáveis ​​irão amadurecer. Enquanto os folículos restantes serão reabsorvidos pelo corpo.

Os folículos maduros desencadeiam um pico de estrogênio para engrossar o revestimento uterino. O revestimento uterino espessado é condicionado para criar um ambiente rico em nutrientes para o crescimento do embrião (futuro feto).

Esta fase dura cerca de 11-27 dias, dependendo do seu ciclo mensal. Mas geralmente as mulheres passam por uma fase folicular por 16 dias.

3. Fase de ovulação

O aumento dos níveis de estrogênio durante a fase folicular ou pré-ovulatória faz com que a glândula pituitária libere o hormônio luteinizante (LH). É nesta fase que se inicia o processo de ovulação. A ovulação geralmente ocorre no meio do ciclo, que é cerca de 2 semanas ou mais antes do início da menstruação.

A ovulação é o processo em que o ovário libera um óvulo maduro. Esse óvulo então desce pela trompa de Falópio até o útero para ser fertilizado pelo esperma. A expectativa de vida do óvulo é geralmente de apenas cerca de 24 horas para encontrar o esperma.

A fase de ovulação é a melhor chance única durante o ciclo menstrual para você ter uma chance de engravidar. Após 24 horas, o óvulo que não encontra o esperma morrerá.

Durante a ovulação, as mulheres geralmente apresentam corrimento vaginal espesso e pegajoso, claro como a clara do ovo. A temperatura corporal basal também aumentará.

A temperatura corporal basal é a temperatura mais baixa atingida durante o repouso ou durante o sono. A temperatura corporal normal está na faixa de 35,5 a 36º Celsius. No entanto, durante a ovulação, a temperatura sobe para 37 a 38º Celsius.

A temperatura basal é medida com um termômetro colocado na boca, vagina ou ânus. Se você está planejando engravidar, certifique-se de medir sua temperatura todos os dias, no mesmo local e horário, por 5 minutos.

A medição da temperatura basal é melhor realizada pela manhã, após sair da cama e antes de iniciar qualquer atividade.

4. Fase lútea

Quando o folículo libera seu óvulo, ele muda sua forma para o corpo lúteo. O corpo lúteo libera os hormônios progesterona e estrogênio. O aumento dos hormônios na quarta fase da menstruação serve para manter o revestimento uterino espesso e pronto para implantar um óvulo fertilizado.

Se for positivo para gravidez, o corpo produzirá gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este hormônio ajuda a manter o corpo lúteo e mantém o revestimento uterino espesso além da medida.

No entanto, se você não estiver grávida, o corpo lúteo encolherá e será absorvido pelo revestimento uterino. Então, os níveis de estrogênio e progesterona diminuirão lentamente, fazendo com que o revestimento uterino, eventualmente, se desprenda.

Se for positivo não está grávida, nesta fase você experimentará sintomas chamados de síndrome pré-menstrual (TPM). Os sintomas que geralmente aparecem são:

  • Inchado
  • Seios inchados e doloridos
  • O humor é fácil de mudar
  • Dor de cabeça
  • Ganho de peso
  • Apetece continuar a comer
  • Difícil dormir

A fase lútea geralmente dura de 11 a 17 dias. No entanto, a mulher média experimenta isso por 14 dias.