A maioria das pessoas só entende que a insônia é um distúrbio do sono. No entanto, essa explicação ainda não está correta. A insônia é um distúrbio do sono que o impede de ter um sono de boa qualidade. Bem, acontece que a insônia também consiste em vários tipos. Quais são os tipos de insônia? Verifique o seguinte.
Os tipos mais comuns de insônia
Normalmente, quando você tem insônia, tem dificuldade para adormecer à noite, costuma acordar no meio da noite ou não dorme o suficiente. Aqui estão alguns tipos de insônia que você precisa saber:
1. Insônia aguda
A insônia de curto prazo, também conhecida como insônia aguda, é uma condição em que você tem dificuldade para dormir por um curto período de tempo. Essa condição geralmente surge como resultado de uma situação estressante. Por exemplo, a perda de um ente querido, o veredicto de uma doença grave, mudanças nos relacionamentos ou no trabalho.
Esse distúrbio do sono geralmente dura até três meses. No entanto, a insônia aguda pode diminuir mais rapidamente e desaparecer, uma vez que você consiga resolver a causa do estresse. No entanto, quando você não consegue superar a condição, a insônia aguda pode se transformar em insônia crônica ou dificuldade para dormir a longo prazo.
Essa condição pode ocorrer em crianças e adultos. No entanto, esse tipo de insônia é mais comum em mulheres do que em homens. Quando uma mulher tem esse tipo de insônia, pode ser porque ela está grávida ou pela menopausa.
2. Insônia crônica
Se houver insônia aguda, é claro que também há insônia crônica. Esse tipo de insônia geralmente ocorre em longo prazo. Bem, você pode sentir esse tipo de insônia quando tem dificuldade em ter uma boa noite de sono mais de três dias por semana ou se ela persiste por mais de três meses.
Se você tem insônia crônica, pode ter problemas para dormir por muito tempo. Essa condição certamente interfere no conforto e na saúde. A razão, você se torna difícil dormir o suficiente.
As causas da insônia crônica podem ser variadas. Pode ser devido a situações estressantes, padrões de sono confusos, pesadelos frequentes, distúrbios mentais e várias doenças e problemas de saúde relacionados ao cérebro e aos nervos. Além disso, o uso de drogas e outros distúrbios do sono também podem ser a causa.
3. Insônia início do sono
Este tipo de insônia é geralmente caracterizado por sintomas de dificuldade em adormecer, mesmo que você esteja com sono e tente dormir. Normalmente, as pessoas que apresentam essa condição não conseguem dormir, embora tenham ficado na cama por 20-30 minutos. Mesmo que você feche os olhos e esteja pronto para dormir, ainda terá dificuldade para adormecer.
Como resultado, você continua deitado acordado por horas, olhando para o teto escuro da casa. Não é à toa que essa condição pode reduzir o tempo de sono e fazer com que você se sinta cansado e com sono no dia seguinte. Não só isso, essa condição também faz com que você muitas vezes acorde no meio da noite e não consiga voltar a dormir.
Esse tipo de insônia pode ocorrer devido a uma condição médica ou problema de saúde mental que você esteja enfrentando. Por exemplo, estresse severo, distúrbios de ansiedade e depressão.
4. Insônia em crianças
De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, existem dois tipos de insônia que costumam ocorrer em crianças. O primeiro tipo é início do sono insônia, que é a dificuldade para dormir porque a criança está acostumada a dormir no berço, com chupeta, ou na cama dos pais. Isso significa que, sem essas coisas, a criança não conseguirá dormir.
Além disso, quando as crianças não têm horas de sono fixas, o risco de sofrer de insônia também aumenta. Normalmente, as novas crianças dormirão se seus pais ou responsáveis as forçarem a ser mais suscetíveis a essa condição. Enquanto isso, as crianças que estão acostumadas a dormir em determinados horários raramente o têm.
Portanto, crie o hábito de as crianças terem horas de sono definidas. Isso significa que as crianças precisam dormir em determinados horários e acordar em determinados horários. Dessa forma, as crianças podem evitar esse tipo de insônia.
5. Insônia devido a certos medicamentos ou produtos químicos
Esse tipo de insônia ocorre devido à ingestão de estimulantes pelo consumo de certas drogas: cafeína, álcool e certos alimentos. Por exemplo, alimentos picantes podem fazer seu estômago e corpo ficarem quentes a ponto de terem problemas para dormir. Uma maneira de parar esse tipo de insônia é parar de usá-lo.
Isso significa que você precisa reduzir ou evitar completamente as substâncias que causam insônia. Por exemplo, você pode ter dificuldade para dormir porque está acostumado a beber álcool. Bem, este pode ser um bom momento para parar de consumir.
Isso também se aplica a outras substâncias que podem causar distúrbios do sono com este. Melhor parar para ter uma boa noite de sono. Além disso, ao interromper o uso dessas substâncias, você também mantém um corpo saudável como um todo.
6. Insônia devido a condições médicas
Também existe um tipo de insônia que ocorre devido a uma condição médica, como um transtorno mental. Aparentemente, problemas de saúde mental como depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade e TDAH também podem causar problemas de sono.
A gravidade desse tipo de insônia está diretamente relacionada à gravidade da condição ou distúrbio de saúde mental. No entanto, o tratamento dessas duas condições inter-relacionadas será separado, especialmente se o seu nível de insônia for grave.
Isso significa que você pode precisar de um tratamento especial para a insônia enquanto estiver sob medicação para um transtorno mental. Portanto, é importante informar o seu médico sobre os medicamentos que está tomando atualmente para evitar interações medicamentosas e outras coisas indesejáveis.
7. Insônia mista (insônia mista)
Embora esse tipo de insônia não seja um termo formal, essa condição descreve um tipo de insônia mista que ocorre como resultado de uma combinação de distúrbios início do sono, incapaz de manter a qualidade do sono, e muitas vezes acorda de manhã.
Bem, a explicação geral da insônia na verdade não é muito diferente desse tipo de insônia. Essa condição também pode ocorrer em pessoas com outros distúrbios do sono.
Enquanto isso, os sintomas desse tipo de insônia costumam mudar com o tempo. Como resultado, você pode ficar confuso sobre se tem este tipo de insônia ou outro.