Você certamente sabe que a natação é uma atividade esportiva que traz muitos benefícios à saúde. Além disso, este exercício cardiovascular também é frequentemente usado como uma instalação recreativa adequada para todas as idades. Para isso é necessário conhecer os vários estilos de natação de forma a maximizar os seus benefícios. Quais são esses estilos?
Conheça os diferentes estilos de natação
A natação é uma atividade que pode ser praticada por vários grupos e idades. É claro que, além de ser divertido, a natação também apresenta baixo risco de lesões e traz muitos benefícios à saúde, tanto física quanto mental.
Se você deseja dominar as habilidades básicas de natação para iniciantes, pelo menos você precisa conhecer os tipos básicos de natação, que consistem no estilo livre ( rastreamento frontal / estilo livre ), nado peito ( nado peito ), estilo de volta ( nado costas ), e estilo borboleta ( curso de borboleta ).
Os vários estilos de natação abaixo foram organizados com base no nível de dificuldade. Portanto, você pode fazer isso gradualmente quando tiver dominado.
1. Natação em estilo livre (rastreamento frontal ou estilo livre)
Em termos do padrão de movimento realizado, a natação de estilo livre é conhecida como estilo livre ou rastreamento frontal é muito fácil para você aprender. Este tipo de estilo de natação permite-lhe deslizar rapidamente na água, sem se preocupar em perder o fôlego num instante.
A natação em estilo livre não é feita com a liberdade que você gostaria. Existem alguns passos básicos para praticar a natação estilo livre, conforme abaixo.
- Flutue com o estômago e o rosto voltados para a água e alongue-se o máximo que puder. Tente manter os olhos a 90 graus voltados para o fundo para que sua postura permaneça reta ao nadar.
- Mantenha as pernas retas e chute-as para cima e para baixo alternadamente. Chute seus pés rápida e continuamente.
- Comece com os braços esticados na frente da cabeça e prepare-se para remar alternadamente. Puxe um braço sob o corpo até a coxa e, em seguida, retire o braço da água até que esteja pronto para voltar para a água na frente de sua cabeça.
- Quando um braço está fora da água, o outro braço é colocado sob a água até a coxa. Faça o movimento continuamente até que seu corpo seja empurrado para a frente.
- Vire a cabeça para o lado para inspirar. Faça no lado do braço que está levantado. Tente manter uma orelha submersa na água enquanto vira a cabeça. Quando seus braços estiverem de volta na água, volte o rosto para a água e expire.
2. Natação nado peito (nado peito)
Nado peito ou nado peito é um tipo de estilo de natação recomendado para iniciantes. Este movimento de natação é semelhante ao dos sapos nadadores, por isso é frequentemente referido como estilo de sapo. A natação nado peito tende a ser relaxada e não gasta muita energia.
As etapas que você precisa seguir para treinar a natação nado peito são as seguintes.
- Flutue com a barriga e o rosto voltados para a água e, em seguida, estique-se enquanto estende os braços o máximo que puder.
- Endireite as pernas e estique os dedos dos pés. Dobre os joelhos lentamente para baixo e chute para fora. Depois disso, junte as pernas novamente e repita esse movimento até ficar homogêneo.
- Mantenha a cabeça na água e estique os braços. Faça um movimento de remo em semicírculo para fora, de modo que o corpo avance.
- Quando terminar de remar, coloque os braços sob o peito e estique os braços para trás, como se fosse água.
- Levante a cabeça para inspirar enquanto suas mãos começam a se unir. Então, conforme você rema para fora, volte a cabeça para a água para expirar.
3. Natação costas (nado costas)
Diferente de outros tipos de natação, nado costas ou natação nado costas Use suas costas como apoio. Os médicos recomendam como técnica de natação para pessoas com problemas nas costas, para fortalecer os músculos das costas.
Em geral, o nado costas é semelhante ao estilo livre. Em mais detalhes, você pode ver as etapas para natação nado costas abaixo.
- Flutua de costas, com as orelhas na água e os olhos voltados para cima. Em seguida, alongue o corpo o máximo possível.
- Estique as pernas e chute-as para cima e para baixo alternadamente. O joelho deve permanecer sob a água com os dedos dos pés fazendo pequenos respingos. Chute seus pés rápida e continuamente.
- Comece com os braços estendidos para os lados. Puxe os braços para fora da água primeiro com os polegares e, em seguida, endireite-os sobre os ombros.
- Em seguida, mergulhe a mão na água com o dedo mínimo primeiro. Empurre os braços sob a água até as coxas. Execute um movimento contínuo com um braço na água e o outro pronto para sair da coxa.
- Você pode respirar regularmente, se necessário, ou pelo menos uma vez durante o movimento de remo.
4. Natação estilo borboleta (curso de borboleta)
Estilo borboleta ou curso de borboleta pode ser considerado o tipo mais difícil de estilo de natação. A natação em borboletas é a maneira mais eficaz de perder peso porque consome mais calorias. Para praticar natação em borboletas, é recomendado que você pratique com um instrutor para acertar.
Aqui estão os passos da natação em estilo borboleta que você precisa saber primeiro.
- Flutue com o estômago e o rosto voltados para a água e alongue-se o máximo que puder.
- Mova o corpo da cabeça aos pés, chicoteando, dobrando e endireitando os joelhos, como um golfinho nadando. Certifique-se de manter os pés juntos.
- Coloque as duas mãos na água ao mesmo tempo, com os braços paralelos aos ombros. Em seguida, reme os braços até os quadris para criar um empurrão. Puxe os braços acima da superfície da água e você estará pronto para começar de novo.
- Para inspirar, empurre o queixo em direção à superfície da água até o final do impulso. Conforme seus braços voltam para a água, volte o rosto para a água e expire.
Benefícios da natação para a saúde
A natação tem várias vantagens em relação a outros tipos de exercício, como por exemplo: pode ser praticada por qualquer pessoa, pode fortalecer todos os músculos do corpo e o risco de lesões é mínimo.
Aqui estão os benefícios de nadar com vários estilos que você pratica para sua saúde.
- Proporciona um treino completo do corpo, pois quase todos os músculos estão ativamente engajados durante a natação.
- Reduz alguns dos efeitos do estresse e deixa o corpo mais relaxado.
- Melhora a coordenação, equilíbrio, flexibilidade e postura.
- Ajuda a manter e perder peso, queimando mais calorias do que qualquer outro exercício.
- Forneça terapia que tenha um impacto positivo em algumas lesões e condições, como pés torcidos.
- Ajuda a prevenir vários riscos de doenças, como doenças cardíacas, pulmonares, derrames e diabetes tipo 2.
- Permite fazer exercícios sem suar, graças ao efeito de resfriamento contínuo da água.
Coisas a considerar antes de nadar
A natação é uma atividade fácil, tem muitos benefícios e pode ser praticada por qualquer pessoa. Antes de começar, você precisa ter equipamento de natação, como maiô ou shorts, óculos de natação, puxar bóias , Lifebuoy ( kickboard ), e pernas de sapo ( barbatanas ).
Citado da página Better Health Channel , algumas dicas que você precisa prestar atenção antes de nadar são as seguintes.
- Certifique-se de que conhece as técnicas básicas de natação, se estiver apenas começando, supervisione o instrutor ou um amigo que já tenha experiência em natação.
- Escolha um ambiente de piscina seguro e confortável.
- Aplique creme protetor solar na pele do corpo e rosto ao nadar em uma piscina ao ar livre ( ao ar livre ).
- Aqueça e alongue os músculos e as articulações antes de entrar na água.
- Acostume-se com o corpo na água com uma pequena caminhada ao redor da piscina.
- Sempre forneça bastante líquido e beba regularmente.
Se você está começando a nadar, não exagere. Consulte um médico se você não faz exercícios há muito tempo.