A beterraba é uma planta que vem da família Amaranthaceae-Chenopodiaceae . Isso significa que a beterraba ainda é da mesma família dos rabanetes e outras raízes. Geralmente, as pessoas preferem usar a raiz de sabor doce como um remédio para a saúde. Porém, hoje em dia muitas pessoas consomem a polpa e as folhas da beterraba, por ela ter um conteúdo nutricional abundante e bons benefícios para a saúde. Para obter mais detalhes, consulte a seguinte explicação.
Teor de nutrientes na beterraba
Em 100 gramas de beterraba, você pode encontrar vários conteúdos nutricionais, como o seguinte:
- Água: 87,6 gramas
- Proteína: 1,6 gramas
- Gordura: 0,1 grama
- Carboidratos: 9,6 gramas
- Fibra: 2,6 gramas
- Cálcio: 27 miligramas (mg)
- Fósforo: 43 mg
- Ferro: 1,0 mg
- Sódio: 29 mg
- Potássio: 404,9 mg
- Cobre: 0,20 mg
- Zinco: 0,7 mg
- Caroteno total: 20 mcg
- Tiamina (Vitamina B1): 0,02 mg
- Riboflavina (Vitamina B2): 0,05 mg
- Niacina: 0,3 mg
- Vitamina C: 10 mg
Benefícios da beterraba para a saúde
A beterraba tem vários benefícios, por exemplo, como corante natural para alimentos e adoçante misto em alimentos e bebidas. No entanto, não só isso, a beterraba também traz muitos benefícios à saúde.
1. Controle a pressão arterial
A hipertensão é um fator de risco para muitas doenças graves, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame. Portanto, é necessário controlar a pressão arterial para que ela permaneça normal a fim de prevenir essas várias doenças.
Vários estudos demonstraram que a beterraba tem o benefício de reduzir significativamente a pressão arterial para um nível 4-10 mmHg menor dentro de algumas horas após consumi-la.
No entanto, você obterá mais desses benefícios quando as beterrabas ainda estiverem cruas. Você pode obter esse benefício por causa da alta concentração de nitrato na beterraba. A razão é que os nitratos são convertidos em óxido nítrico no corpo, que pode dilatar os vasos sanguíneos de modo que a pressão arterial diminui.
2. Aumente a resistência
A beterraba pode ser um alimento ideal para atletas devido ao seu abundante conteúdo nutricional, tornando a beterraba útil como alimento que aumenta a resistência. Um dos conteúdos da beterraba, nomeadamente o nitrato, tem propriedades para a boa forma do seu corpo.
O motivo é que comer beterraba é eficaz para aumentar a capacidade das mitocôndrias de cumprir suas funções de produzir energia a partir das células do corpo. Desta forma, seu desempenho físico aumentará. Na verdade, um estudo em 2011 também apóia essa afirmação.
Pesquisa realizada com nove ciclistas mostrou que consumir suco de beterraba antes do exercício pode melhorar o desempenho em até 2,8% em atletas que pedalaram 4 quilômetros (km) e 2,7% em atletas que percorreram 16,1 km.
Mas lembre-se, o momento certo para comer beterraba é de duas a três horas antes de se exercitar ou participar de competições esportivas.
3. Superando a inflamação
Outro benefício que você pode obter ao comer beterraba é superar a inflamação ou inflamação. A inflamação crônica geralmente está associada a várias doenças graves, incluindo obesidade, doenças cardíacas, distúrbios hepáticos e câncer.
A beterraba contém betalaínas, pigmentos com propriedades antiinflamatórias que podem ajudar seu corpo a lidar com várias inflamações. Um estudo de 2014 provou que o suco e o extrato de beterraba podem reduzir a inflamação renal.
Em seguida, outros estudos realizados em humanos mostraram que as betalaínas, que também são encontradas na beterraba, podem reduzir a dor e o desconforto devido à osteoartrite. Mesmo assim, os pesquisadores ainda precisam fazer mais pesquisas para provar a verdade.
4. Melhore a saúde digestiva
A beterraba é rica em fibras. Esta fruta contém cerca de 3,4 gramas de fibra em uma porção de xícara. O conteúdo de fibra na beterraba tem o benefício de ajudar os alimentos a se moverem pelo trato digestivo, tornando mais fácil defecar regularmente e evitando vários problemas digestivos.
Isso também é corroborado por um estudo publicado na revista Nutrients em 2013. O estudo afirma que consumir fibras regularmente evita que você tenha prisão de ventre ou dificuldade para evacuar, infecções intestinais e hemorróidas.
Além disso, a fibra também pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças, incluindo DRGE, refluxo ácido, câncer de cólon, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
5. Melhore a saúde do cérebro
O aumento da idade resulta em uma diminuição da função cerebral ou cognitiva e mental. Isso pode ocorrer devido à redução do fluxo sanguíneo e do oxigênio para o cérebro. Se você não lidar com isso imediatamente, é provável que desenvolva demência na velhice.
No entanto, você não precisa se preocupar, porque comer beterraba tem benefícios para melhorar a saúde e o funcionamento do cérebro. A razão é que a beterraba contém nitratos que podem melhorar a função cognitiva e mental dilatando os vasos sanguíneos. Dessa forma, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta novamente.
Além disso, um estudo mostrou que a beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo para partes do cérebro associadas às funções do pensamento, como a tomada de decisões e a memória de trabalho. Mesmo assim, os pesquisadores ainda precisam fazer mais pesquisas para garantir a veracidade de seus achados.
7 alimentos para melhorar sua memória
6. Previna o câncer
A beterraba é um tipo de fruta rica em antioxidantes, por isso pode ajudar a prevenir o câncer. Esta doença é classificada como fatal e mortal e geralmente aparece com sinais de crescimento celular descontrolado e ocorre de forma anormal.
Um estudo mostrou que o extrato de beterraba pode ajudar a reduzir o crescimento de células tumorais encontradas em animais. Enquanto isso, outro estudo em células humanas provou que o extrato de beterraba contendo pigmentos de betalaína pode reduzir o crescimento das células cancerosas da próstata e da mama.
No entanto, para prová-lo, os especialistas ainda precisam fazer mais pesquisas relacionadas aos benefícios dessa beterraba.
7. Perder peso
Se você está em um programa de dieta para perder peso, um dos alimentos que você deve consumir é a beterraba. O motivo é que a beterraba tem baixo teor calórico, por isso tem benefícios para a perda de peso.
Além disso, a beterraba é rica em fibras e proteínas. Ambos os nutrientes têm um papel importante para manter o peso corporal ideal. Dessa forma, será mais fácil atingir o peso desejado.
Além disso, o conteúdo de fibra na beterraba oferece benefícios na redução do apetite e em fazer você se sentir saciado mais rapidamente. Isso é especialmente útil se você deseja reduzir a ingestão diária de calorias para perder peso.
8. Superando o diabetes
Comer beterraba, que é rica em antioxidantes, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. Portanto, os especialistas suspeitam que a beterraba pode trazer benefícios para superar o diabetes.
Um estudo de 2019 provou que o antioxidante da beterraba, o ácido alfalipóico, pode superar os sintomas da neuropatia diabética. Mesmo assim, as doses testadas nos estudos ainda são muito maiores do que as doses encontradas na beterraba.
Portanto, os especialistas ainda precisam fazer mais pesquisas para determinar se comer beterraba pode mostrar resultados significativos na superação dessas condições.