O fígado é o maior órgão do sistema digestivo que tem muitas funções. Também conhecido como fígado, esse órgão não apenas auxilia o processo digestivo, mas também desempenha um papel no sistema circulatório e em vários outros mecanismos do corpo.
Ao contrário do estômago e dos intestinos, que fazem parte do trato digestivo, o fígado é um órgão acessório ou apêndice. No processo digestivo, o fígado também atua com outros sistemas, como a vesícula biliar, os nervos, os vasos linfáticos, os intestinos e muitos mais.
Aqui estão a estrutura, função e várias informações sobre o fígado em seu sistema digestivo.
A posição e estrutura do coração no corpo humano
O fígado está localizado na cavidade abdominal superior direita. Este órgão está logo abaixo do diafragma e ocupa a maior parte do espaço sob as costelas. Devido ao seu grande tamanho, o fígado também ocupa um pequeno espaço no abdome superior esquerdo.
Na parte inferior do fígado, existe um pequeno órgão verde que não é outro senão a vesícula biliar. Uma das funções do fígado é formar a bile. Esta bolsa reterá a bile antes de ser usada no processo digestivo.
Para entender a anatomia do fígado, você precisa primeiro conhecer suas partes. O fígado consiste em seções chamadas lobos, algum tecido conjuntivo e vias vasculares. Aqui estão os vários componentes que constituem o coração.
1. Lóbulo (fenda)
O fígado consiste em dois lobos principais. No entanto, você também pode observar os outros hemisférios se olhar a vista posterior deste órgão. Os lobos do fígado podem ser subdivididos em partes menores, mas aqui está o que você precisa saber.
- Lobo direito: o hemisfério direito do fígado é o maior, cerca de seis vezes o tamanho do lobo esquerdo.
- Lobo esquerdo: o hemisfério esquerdo do fígado, que é muito menor do que o lobo direito.
- Lobo de Caudatus: o hemisfério superior que é visível apenas por trás.
- Lobo quadrado: a metade inferior do fígado que só é visível por trás.
2. Separando o tecido conjuntivo (ligamentos)
O fígado é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo chamada cápsula de Glisson. O tecido conjuntivo do fígado também se desenvolve em vários tipos de ligamentos com a função de barreira entre um lobo e outro.
Aqui estão os vários tecidos conjuntivos encontrados no fígado.
- Ligamento falciforme. Esse tecido em forma de foice se fixa à parte frontal do fígado e separa naturalmente os lobos direito e esquerdo.
- Ligamento coronário. Esse tecido é preso de cima para baixo do fígado que delimita o diafragma para formar um triângulo.
- Ligamento triangular. Este tecido é dividido em ligamento direito, que divide o lobo direito do fígado, e ligamento esquerdo, que divide o lobo esquerdo do fígado.
- Menor omento. Esse tecido está preso à parte inferior do fígado que faz fronteira com o estômago e o intestino grosso.
3. Sistema vascular do coração
O fígado armazena cerca de 473 mL de sangue por vez. Esta quantidade é aproximadamente equivalente a 13% do suprimento de sangue em seu corpo. O sangue que flui para o fígado vem principalmente de duas fontes, a saber:
- sangue rico em oxigênio das artérias do fígado, e
- sangue rico em nutrientes das veias do fígado.
Quando examinado ao microscópio, você verá que as células do fígado constituem centenas de unidades minúsculas chamadas lóbulos. Todos os vasos que entram e saem do fígado estão conectados a esses lóbulos para interagir com as células do fígado.
As células do fígado produzem os principais ingredientes que constituem a bile. Uma das principais funções dos vasos do fígado é drenar a bile para a vesícula biliar. Além disso, a bile também é canalizada para o intestino para o processo digestivo.
4. Sistema nervoso do fígado
A função hepática é controlada por um sistema nervoso conhecido como plexo hepático. Esse sistema nervoso entra no fígado e se ramifica dentro dele pelas mesmas vias dos vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes.
A função do fígado no sistema digestivo humano
Lançando a página do Johns Hopkins Medicine, os cientistas descobriram pelo menos 500 funções importantes do fígado para o corpo. No entanto, as funções principais mais conhecidas desse órgão são ajudar na digestão, quebrar os glóbulos vermelhos e desintoxicar.
Todo o sangue que sai do estômago e intestinos flui para o fígado. O fígado então processa o sangue que entra, quebrando-o, equilibrando os níveis de substâncias químicas nele e quebrando o conteúdo da droga que o sangue carrega do estômago.
Das centenas de funções hepáticas conhecidas, aqui estão algumas das mais comuns.
1. Produz bile
A bile é um fluido importante produzido pelas células do fígado. Sua composição principal é água, sais biliares, ácidos biliares, pigmentos biliares e bilirrubina. Além disso, há também um conteúdo de colesterol, fosfolipídios e eletrólitos minerais.
A função da bile no sistema digestivo é converter a gordura do intestino delgado em pequenos caroços que são mais fáceis de digerir. No entanto, antes de realizar sua função, a bile será armazenada primeiro na vesícula biliar.
Enquanto isso, os ingredientes básicos da bile que não são usados no processo digestivo serão convertidos em ácidos biliares pelas bactérias intestinais. Os ácidos biliares são então enviados de volta ao fígado para serem usados no próximo processo digestivo.
2. Processar os produtos químicos que você consome
Outra função importante do fígado é limpar o sangue de drogas, produtos químicos, álcool e várias substâncias potencialmente tóxicas. O fígado desempenha essa função convertendo produtos químicos em moléculas solúveis em água.
Além disso, o fígado também converte a amônia tóxica em uréia para ser excretada na urina. A capacidade do fígado de processar produtos químicos pode ser influenciada pela idade, sexo, saúde hepática e renal, bem como por fatores genéticos que você possui.
3. Remodelar células vermelhas velhas do sangue
As células vermelhas do sangue em seu corpo têm uma vida útil de cerca de 100-120. Depois disso, as velhas células vermelhas do sangue serão remodeladas nas células do fígado. Os glóbulos vermelhos que foram revisados se transformarão em biliverdina.
A biliverdina então se mistura com outras substâncias até se transformar em outra substância chamada bilirrubina. A bilirrubina é então passada para o sangue, filtrada pelos rins e excretada na urina. Esta substância é o que faz a urina parecer amarela.
4. Regular vários mecanismos no sangue
Além de quebrar os glóbulos vermelhos, o fígado também produz proteínas que ajudam a coagular o sangue e transportar oxigênio. Este órgão pode armazenar ferro, que é processado a partir da hemoglobina, uma proteína especial que liga o oxigênio aos glóbulos vermelhos.
5. Economize reservas de energia
Na digestão dos carboidratos, o fígado funciona para estabilizar os níveis de glicose (açúcar no sangue). Quando o açúcar no sangue está alto, por exemplo, após comer, o fígado filtrará o açúcar do sangue e o armazenará como uma reserva de energia na forma de glicogênio.
Quando os níveis de açúcar no sangue caem, o fígado quebra as reservas de energia existentes. O glicogênio armazenado é dividido em glicose e, em seguida, liberado de volta na corrente sanguínea. Se necessário, o fígado também libera algumas vitaminas e minerais.
Quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, seu corpo tira as reservas de energia da gordura. Mais uma vez, o fígado tem a função de converter a gordura em substitutos energéticos do açúcar.
6. Outras funções
Aqui estão várias outras funções do fígado para o seu corpo.
- Produz colesterol e proteínas especiais para transportar gordura por todo o corpo.
- Regula a quantidade de aminoácidos no sangue, que mais tarde se tornam os precursores das proteínas que constituem o corpo.
- Previne a infecção formando fatores imunológicos e removendo bactérias do sangue.
Assim que chegam ao fígado, as substâncias que entram no corpo são processadas, armazenadas, alteradas, purificadas e devolvidas ao sangue ou liberadas nos intestinos. As substâncias que chegam ao intestino serão utilizadas no processo digestivo.
Desta forma, o fígado pode purificar o álcool do sangue e evitar os subprodutos da degradação do medicamento. O sangue será então filtrado pelos rins e substâncias inúteis podem ser removidas do corpo através da urina.
Alimentos e bebidas que mantêm a função hepática
Você pode manter a função hepática seguindo uma dieta saudável para esse órgão. Isso ocorre porque os alimentos e bebidas saudáveis fornecem os nutrientes necessários para manter o desempenho ótimo do fígado.
Aqui estão os alimentos e bebidas que você precisa consumir.
1. Água
Cerca de 60% do seu peso corporal é água. Seu fígado também precisa de ingestão de água para funcionar corretamente. Se você não está recebendo água suficiente, o fígado geralmente é o primeiro órgão a ser mais afetado.
Quando o corpo tem falta de água, as toxinas se instalam em seu corpo. Em condições como essa, costumam aparecer características como uma cor de urina concentrada. Portanto, atenda às suas necessidades de líquidos bebendo pelo menos dois litros de água todos os dias.
2. Vegetais
Os vegetais que são bons para a função hepática incluem brócolis, repolho, couve-flor, bok choy e daikon. Esses vegetais contêm flavonóides, carotenóides e sulforafano. Essas substâncias naturais podem ajudar a função hepática, neutralizar produtos químicos, pesticidas e drogas.
Existem também outras folhas verdes, como couve, couve de Bruxelas e couve-flor, que são ricas em enxofre. Este produto químico é bem conhecido por suas habilidades desintoxicantes, assim como o faz o fígado humano.
3. Plantas marinhas
As plantas marinhas benéficas para a função hepática são conhecidas como algas. Os tipos de algas que você pode consumir incluem nori, kombu, wakame e muitos mais. Esta planta marinha ajuda o fígado a impedir que os metais sejam absorvidos pelo corpo.
4. Nozes e aveia
Alimentos ricos em fibras, como farinha de aveia, podem ajudar a reduzir a gordura corporal. Isso pode reduzir o risco de desenvolver doença hepática. As nozes, que são ricas em vitamina E, também podem proteger o fígado de doenças hepáticas gordurosas.
5. Frutas
Frutas, especialmente morangos, framboesas, e cranberries contém antocianinas e polifenóis que inibem o desenvolvimento de células cancerígenas do fígado. Além disso, também são ricos em antioxidantes e podem tratar acne e problemas de envelhecimento.
6. Alimentos fermentados
Alimentos fermentados como kimchi, picles e iogurte podem adicionar bactérias intestinais que ajudam na digestão. Os compostos químicos presentes nos alimentos fermentados também foram decompostos para serem facilmente digeridos por pessoas com doença hepática.
7. Gorduras saudáveis
A gordura fornece ao corpo reservas de energia para atividades, incluindo a função hepática. Mesmo assim, nem todos os tipos de gordura são bons para o corpo. Você ainda precisa limitar o consumo de gordura saturada ou gordura trans em alimentos processados.
Em contraste, as gorduras saudáveis encontradas em alimentos naturais, como azeite, abacate, grãos inteiros e peixes gordurosos, têm uma classificação melhor. Isso ocorre porque o tipo de gordura contida nesses ingredientes é a gordura insaturada.
8. Temperos
O consumo de especiarias é a forma mais barata de ter um coração saudável. Esses ingredientes ajudam na função hepática porque são ricos em substâncias naturais desintoxicantes, antiinflamatórias, antivirais e antibacterianas.
O fígado é importante não apenas para o sistema digestivo, mas também para muitos outros sistemas do corpo. A anatomia deste órgão é dividida em vários lobos separados por tecido conjuntivo. Em cada lóbulo, existem vasos sanguíneos e nervos.
As principais funções do fígado incluem a produção de bile, a remoção de substâncias tóxicas do corpo e a remodelação dos glóbulos vermelhos. Você pode manter um fígado saudável levando um estilo de vida saudável e comendo alimentos que são bons para esse órgão.